Resiliência no trabalho é importante para saúde mental

Por Jéssica Dourado

Redatora na Caderno Nacional

Publicado em 03/12/2024. Atualizado em 03/12/2024

Tempo estimado de leitura:

Entenda neste artigo as características e benefícios para a saúde de quem possui resiliência no trabalho.

A resiliência no trabalho, ou em qualquer âmbito da vida, é uma característica admirável e também fundamental para manter a saúde, principalmente mental, em dia.

 

No entanto, muitas pessoas confundem ser uma pessoa resiliente com ser aquela pessoa que vai dando conta de tudo, sem conseguir colocar um limite. Ou seja, aquele profissional sobrecarregado.

 

Siga conosco neste artigo do Caderno Nacional e saiba mais sobre características e benefícios de ser uma pessoa resiliente. Além disso, confira nossos outros conteúdos e veja como as tendências do mercado podem impactar positivamente sua carreira profissional.

 

O que é resiliência no trabalho

 

Antes de saber mais sobre resiliência no trabalho, vamos entender um pouco mais sobre as características de uma pessoa resiliente.

 

Resiliência é a capacidade de um indivíduo, organização ou sistema de:

 

  • Resistir a adversidades, estresse ou mudanças;
  • Se recuperar rapidamente de crises, falhas ou desafios;
  • Adaptar-se a novas condições ou situações;
  • Superar obstáculos e aprender com experiências;
  • Manter a estabilidade e equilíbrio.

 

Resiliência no trabalho ou em qualquer situação envolve uma combinação de força interior, flexibilidade, otimismo, autoconfiança e habilidades de coping, permitindo que indivíduos e organizações não apenas sobrevivam, mas também cresçam e prosperem em face de desafios.

 

Vale explicar aqui que coping é o conjunto de estratégias, habilidades e mecanismos utilizados por indivíduos para lidar com situações de estresse, ansiedade, adversidade ou crise.

 

Tipos de Resiliência 

 

Emocional: capacidade de lidar com estresse e emoções negativas.
Física: capacidade de superar doenças ou lesões.
Psicológica: capacidade de lidar com traumas ou situações difíceis.
Organizacional: capacidade de uma empresa de superar crises.
Comunitária: capacidade de uma comunidade de se recuperar de desastres.

 

Ser resiliente no trabalho e na vida pode te ajudar a ir mais longe

 

Ter a capacidade de se adaptar sem somar prejuízos na sua vida pessoal e profissional, pode ser fator determinante para o seu sucesso.

 

Essa é uma qualidade essencial e até diríamos que fundamental para superar obstáculos e alcançar sucesso em diversas áreas da vida.

 

Ao desenvolver resiliência no trabalho, por exemplo, uma pessoa pode lidar melhor com desafios, adversidades e fracassos, sem perder a motivação ou a direção. Isso permite que ela:

 

  • Aprenda com erros e experiências difíceis;
  • Desenvolva habilidades de coping e gerenciamento de estresse;
  • Mantenha a autoconfiança e otimismo;
  • Estabeleça metas realistas e trabalhe para alcançá-las;
  • Desenvolva uma mentalidade de crescimento e superação;
  • Construa relacionamentos mais fortes e significativos;
  • Enfrente mudanças e incertezas com flexibilidade.
  • No entanto, ser resiliente não significa ser resistente a tudo que te acontece, vamos abordar um pouco mais sobre isso no próximo tópico.

 

Resiliência no trabalho não é sinônimo de aguentar exploração

 

Aqui entra a parte de resiliência e saúde mental. Não se sobrecarregue, tenha sempre muita atenção aos sinais.

 

Ser resiliente, ter uma capacidade de se adaptar, se ajustar e seguir em frente, não pode te colocar na posição de explorado.

 

E é muito importante destacar isso, porque muitas pessoas confundem as situações. Afinal, não é porque você consegue se adaptar e lidar com muitas coisas que você pode simplesmente lidar com tudo.

 

Veja a seguir as principais diferenças entre uma pessoa que possui resiliência no trabalho e uma que vive situação de sobrecarga:

 

Controle: Pessoas resilientes têm controle sobre seu trabalho e limites, enquanto pessoas exploradas sentem-se presas.
Motivação: Resilientes são motivados internamente, enquanto aqueles sobrecarregados são impulsionados pelo medo ou obrigação.
Cuidado pessoal: Quem possui resiliência no trabalho prioriza saúde e bem-estar, enquanto explorados ignoram sinais de esgotamento.
Comunicação: Resilientes comunicam necessidades e limites claramente, enquanto sobrecarregados têm dificuldade em expressar-se.
Resultados: Profissionais resilientes alcançam sucesso sustentável, enquanto trabalhadores que fazem muito mais do que diz no seu escopo correm risco de burnout.

 

Dicas para conquistar resiliência no trabalho

 

Para desenvolver uma mentalidade resiliente, é essencial seguir alguns passos. Veja a seguir quais são.

 

1 – Volte-se para dentro de você

 

O autoconhecimento permite entender seus pensamentos, emoções e comportamentos, reconhecendo pontos fortes e fracos. Desenvolva a autoaceitação sem julgamentos, perdoando-se pelas falhas. Foque no positivo, buscando soluções para problemas.

 

Tenha autoconfiança para desenvolver fé em suas habilidades, valorizando seu potencial. Por fim, tenha flexibilidade para adaptar-se às mudanças, mantendo uma mente aberta e receptiva.

 

2 – Desenvolva habilidade sociais

 

Aqui, para alcançar a resiliência no trabalho, é necessário que você comece a desenvolver certas características e atitudes, como:

 

  • Comunicação eficaz;
  • Determinação de limites (profissionais e pessoais);
  • Construção e manutenção de bons relacionamentos;
  • Bom trabalho em equipe;
  • Busca e aproveitamento de feedbacks.

 

3 – Fique sempre de olho na estratégia que funciona para você 

 

Nesse tópico é importante você se conhecer e poder realizar práticas que te ajudem a ter mais resiliência no trabalho e na vida. Para gerenciar o estresse, invista em práticas de relaxamento como meditação e yoga. Estabeleça metas realistas e priorize tarefas para otimizar seu tempo. Mantenha seu ambiente de trabalho organizado para reduzir a ansiedade.

 

Não esqueça de priorizar seu cuidado pessoal, cuidando da saúde física e mental. Por fim, invista em seu crescimento profissional, aprendendo novas habilidades e atualizando seus conhecimentos. Com essas estratégias, você alcançará mais equilíbrio e sucesso.

 

Conheça mais do Caderno Nacional

 

Gostou desse conteúdo? Aqui no Caderno Nacional você pode encontrar tudo que precisa para trilhar seu caminho profissional da melhor forma.

 

O Caderno Nacional venceu o Global Awards da Corporate LiveWire, na Inglaterra. A premiação foi na categoria Agência Recrutadora do Ano 2024/25.

 

Global Awards da instituição britânica Corporate LiveWire é uma premiação que celebra o sucesso e as conquistas de profissionais e empresas que se destacaram por serem orientados a resultados.

 

Para os clientes do Caderno Nacional, essa conquista representa uma expansão de horizontes. O serviço prestado que já é bom, com essa premiação, fica ainda melhor. Isso porque, além de contar com um portal reconhecido mundialmente, haverá potencial acesso a vagas em outros países e assim alavancar a carreira de quem sonha com uma vida em solo estrangeiro.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!