A transformação digital é um fenômeno que atingiu todas as áreas em seus mais variados segmentos. Por isso, temos que falar também sobre os impactos da digitalização no B2B.
Para quem ainda não está familiarizado com o termo, o Business-to-business (B2B) é aquela relação mais formal, o passo antes de chegar no consumidor final. Afinal, é o comprador lidando com comprador, especialista lidando com especialista, tudo isso antes de chegar no consumidor final.
Por isso, é importante saber mais sobre como a transformação digital exerce sua influência sobre essas relações.
Quer saber mais sobre a digitalização no B2B e seus impactos nos negócios? Continue conosco neste artigo do Caderno Nacional e fique por dentro das últimas tendências do ecossistema corporativo, além de entender como isso pode influenciar diferentes tipos de empresas.
Entenda mais sobre transformação digital e sua importância para a digitalização no B2B
Antes de tudo, vale destacar que a transformação digital (ou migração digital, como muitos chamam) não é um fenômeno que está acontecendo somente no B2B. É algo que está revolucionando quase todos os setores de atuação do mercado de trabalho.
Podemos caracterizar como um fenômeno amplo que representa a digitalização e automação de diversas atividades. O objetivo dessa transformação é otimizar processos e aperfeiçoar cada vez mais atividades para conquistar melhores resultados no mercado.
Uma coisa importante de ser ressaltada aqui é que a transformação digital na digitalização no B2B não depende (e significa) somente da automação. Essa migração está muito mais associada, de forma geral, a gerar ações mais estratégicas e eficientes do que orna-las apenas robotizadas.
Vantagens da digitalização no B2B
Abraçar a migração digital em si já é uma vantagem. Afinal de contas, já reforçamos aqui no Caderno Nacional outras vezes que quem não acompanha as tendências acaba ficando para trás. Sendo assim, se atualizar é sinônimo de se manter competitivo.
Além disso, outros benefícios da transformação digital na digitalização no B2B incluem:
- Qualidade: com processos automatizados, feitos de maneira mais rápida, precisa e contínua, a qualidade dos produtos e dos processos é garantida;
- Agilidade: com robôs responsáveis pelos processos (que podem ser automatizados), não há pausas e nem horário útil. Dessa forma, o processo fica mais rápido e a produtividade aumenta;
- Redução de custos: o uso de recursos tecnológicas diminui bastante gastos com outras atividades e/ou equipamentos.
Quais processos podem se beneficiar da digitalização no B2B?
1. Escalação de vendas
A digitalização no B2B pode ser um grande diferencial competitivo, pois permite que as empresas alcancem novos mercados e expandam sua presença sem a necessidade de uma presença física local.
Ou seja, com um time comercial bem equipado e treinado com soluções digitais tem total capacidade de escalar vendas, de forma veloz e com alta qualidade de entrega.
2. Humanização dos processos
Parece até um pouco contraditório falar de humanização com digitalização, mas é isso mesmo. Afinal, quando falamos em humanização estamos falando também e principalmente de personalização.
E nisso, a coleta e tratamento de dados é de grande valia. Com as informações certas, os processos no B2B ficam cada vez mais humanizados e personalizados.
3. Omnicanalidade
Essa parte é um dos grandes benefícios da digitalização no B2B, é a variedade nas formas de se comunicar com o cliente. Seja por chat, e-mail, mensagens de aplicativo, SAC e assim por diante.
Será que o público do B2B demanda essa transformação digital?
Claro que sim!
Como já dissemos anteriormente, a transformação digital é benéfica e traz vantagens para todos os tipos de negócios nos mais diversos segmentos. Por isso, o público demanda sim essa digitalização no B2B.
O público do Business-to-business são clientes que estão representando uma empresa. Ou seja, estão lidando com o orçamento de uma organização, que estão pensando no planejamento estratégico e financeiro de um negócio.
Então é preciso se atentar a diversos fatores para fazer a comunicação, abordagem e negociação correta com a ajuda da digitalização no B2B. De acordo com um estudo da Leads2b, o perfil do cliente B2B consiste em:
- 46% dos profissionais que tomam decisões no B2B são jovens, têm entre 18 e 34 anos;
- Não decidem sozinhos. Ou seja, a decisão de compra envolve, em média, 6 pessoas (há equipes com mais, equipes com menos pessoas);
- 74% são bem informados. Normalmente já sabem bastante sobre o produto e/ou serviço antes de conversar com o vendedor;
- 76% são abertos a conversas nas mídias sociais. Evidenciando o papel importante que essas mídias possuem atualmente no mercado;
- 91% são dispostos a fazer indicações. Ou seja, é essencial vender bem o peixe e fazer um serviço, para garantir indicações para outros clientes.
Digitalizar, se adaptar e continuar evoluindo
Ao adotar a transformação digital, seja no B2B ou em outras áreas de negócios, é fundamental que as empresas analisem seus processos, identifiquem suas necessidades e elaborem um planejamento cuidadoso sobre o que será implementado.
Além disso, tem também a parte de treinamento e adaptação. E posteriormente a avaliação de resultados, para checar o que funciona, o que precisa de aprimoramento e o que precisa sair.
E assim como as inovações tecnológicas não param de surgir, evoluir e crescer, as empresas também devem seguir assim, sempre acompanhando as tendências.
Por isso, vale lembrar que a digitalização no B2B não é algo estático, uma ação isolada. É algo que precisa seguir em evolução, seguir acompanhando.
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