Transformação digital: veja por que conhecer o termo agora

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 24/10/2022. Atualizado em 24/10/2022

Tempo estimado de leitura:

A vida em sociedade está cada vez mais digital. Entenda o que é a transformação digital e por que você deve estar por dentro do que ela promove.

Cultura digital, redes sociais, ferramentas, softwares: a vida em sociedade está cada vez mais digital. O Brasil, assim como a maioria dos demais países do mundo, tem se direcionado às tendências tecnológicas.

Essa onda, por sua vez, não está limitada apenas a contextos que já são tecnológicos, mas sim a basicamente qualquer espaço do país. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), 90% dos lares brasileiros já possuem acesso à internet no Brasil.

No mercado de trabalho, a tecnologia caminha a passos largos para aumentar a produtividade, estimular a criatividade e trazer mais resultados, tanto para as empresas e organizações quanto para os colaboradores e gestores como indivíduos. 

Neste artigo do Caderno Nacional trazemos o conceito de transformação digital, fenômeno explicado brevemente nos parágrafos anteriores, e mostramos por que é fundamental conhecer e dominar o termo nos dias atuais.

Transformação digital: entenda o conceito


A transformação digital é um movimento ou fenômeno que incorpora o uso da tecnologia digital dentro das propostas de solução para problemas tradicionais e aprimorar práticas e métodos já existentes.

Alguns dos âmbitos que compõem a transformação digital, e nos quais ela atua fortemente, são desempenho, eficácia, agilidade e produtividade. A ideia é que as mudanças decorrentes da transformação digital ajude a aumentar esses pontos com o auxílio da tecnologia.

Por que conhecer: conceito é aposta para o futuro do trabalho


Hoje, muitas empresas têm se voltado à transformação digital por inúmeros motivos, mas especialmente pelas facilidades tecnológicas e pela possibilidade de atrair e se conectar com mais clientes.

Essa virada para a transformação digital se dá pensando em maneiras de incluir ferramentas e metodologias tecnológicas em seu cotidiano, desenvolvendo técnicas específicas para a produtividade da empresa com o auxílio de tecnologia e acompanhando detalhadamente os resultados da corporação por meio do auxílio tecnológico.

Nesse contexto de transformação digital, quando pensamos no mercado de trabalho, é possível entender o tamanho do impacto do fenômeno para o cotidiano de colaboradores, gestores e grupos.

Para enfrentar este tipo de problema, é fundamental que empresas e organizações proponham mudanças relevantes, instruindo seus colaboradores, contratando profissionais capacitados para promover os ajustes tecnológicos e, claro, verificando sempre se as ações tecnológicas são compatíveis com a empresa, seus colaboradores e seu público-alvo.

Como implementar


A transformação digital, como o nome sugere, é um processo de mudança direcionado à tecnologia e, pela quantidade de ajustes e adaptações necessárias, não é feito do dia para a noite.

Para aderir à transformação digital, são necessários diferentes processos envolvendo ferramentas e metodologias, como pesquisar softwares úteis para o trabalho da empresa e/ou a produtividade dos colaboradores e buscar profissionais especialistas e qualificados na área para auxiliar a equipe no processo.

Ter um cronograma de etapas para a mudança, incluindo todos os ajustes que precisarão ser feitos, é um método organizado de executar o processo e que costuma trazer bons resultados.

Mantenha-se atualizado(a) com o Caderno Nacional!


Trazemos sempre artigos e notícias que apresentam temas atuais, movimentos do mercado de trabalho e reflexões sobre esse universo. Mantenha-se atualizado com o Caderno Nacional! Navegando pelo nosso portal você também encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país. Acesse e saiba mais!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!