Profissões do Futuro: Especialista em Transformação Digital

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 05/04/2021. Atualizado em 05/04/2021

Tempo estimado de leitura:

Entre as profissões mais promissoras para o futuro está o Especialista em Transformação Digital. Saiba mais sobre o cargo no artigo!

A adaptação à cultura digital tem se mostrado cada vez mais importante,  que a tecnologia impacta áreas centrais na vida de todos os brasileiros. Consequentemente, o desenvolvimento da cultura digital interfere também no cotidiano e no planejamento futuro de empresas de todos os segmentos, dando origem à profissão de Especialista em Transformação Digital. O cargo é um dos mais promissores para o futuro e, por isso, o Caderno Nacional preparou um artigo sobre o tema. 

 

O que é transformação digital?

Em linhas gerais, o conceito de transformação digital diz respeito ao processo que empresas e instituições adotam para solucionar problemas e aprimorar práticas já existentes, sejam eles simples ou complexos. 

 

Algumas das questões que estão na mira da transformação digital são desempenho, eficácia, agilidade e produtividade. Para enfrentar este tipo de problema, é fundamental que haja mudanças estruturais nas organizações voltadas ao universo digital. 

 

Por que a transformação digital é uma aposta para o futuro?

A transformação cultural e digital são importantes para que a empresa possa aprimorar seus processos de funcionamento e alavancar seus resultados. O Especialista em Transformação Digital ajuda a melhorar os procedimentos internos, encontrar novos fluxos de receita e criar experiências mais personalizadas e atrativas para clientes e consumidores. 

 

O que faz um Especialista em Transformação Digital?

O profissional, geralmente membro da área de Recursos Humanos, é responsável pela transformação cultural de uma empresa. Seu foco está no universo digital, com objetivo principal de apontar os melhores caminhos para a Transformação Digital. Para isso, seu trabalho se divide entre as seguintes atribuições: 

 

  • Desenvolver estratégias para uma boa comunicação online; 
  • Integrar os diversos setores de uma empresa com o uso de ferramentas tecnológicas; 
  • Liderar a implementação de projetos de transformação digital; 
  • Unir-se à gerência de outras áreas para desenvolver estratégias digitais específicas para cada setor; 
  • Estabelecer e gerenciar metas para acompanhar o processo de transformação digital da organização. 

 

Perfil profissional para a área

Para atuar como especialista no setor, é importante que o profissional tenha domínio de tecnologias, ferramentas, metodologias e processos para promover as atualizações e os ajustes necessários. Boa comunicação, alta capacidade de adaptação, visão estratégica e ótimo raciocínio lógico também são fundamentais. 

 

A formação para atuação na área exige ensino superior completo e, dependendo do nível da vaga, de pós-graduação ou MBA. 

 

Remuneração

Um Especialista em Transformação Digital pode ter diferentes valores de remuneração mensal, de acordo com o tamanho e o segmento da empresa. De acordo com o Blog da Transformação Digital, a remuneração costuma variar entre R$4,5 mil e R$9,5 mil. 

 

Caderno Nacional: mais de 20 mil vagas em todo o país

Está em busca de alavancar seu futuro profissional? Encontre a vaga que sempre desejou no Caderno Nacional! Nossa plataforma possui mais de 20 mil vagas cadastradas em todo o país em todas as áreas de atuação. 

Quer ser um redator freelancer do CN?

Entre em contato conosco!