Fit cultural e retenção de talentos de diferentes gerações

Por Jéssica Dourado

Redatora na Caderno Nacional

Publicado em 21/03/2024. Atualizado em 21/03/2024

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Avaliar o fit cultural de um candidato é essencial para retenção de talentos e aumento de produtividade. Benefícios para a empresa e para colaborador.

 

Por mais que a tecnologia esteja cada dia mais avançada, refinada, versátil e com inúmeras utilidades, ainda são os seres humanos que compõem parte vital de uma empresa. Por isso, na hora de contratar e se candidatar a uma vaga, é importante prestar atenção na questão do fit cultural.


Cada individuo é um ser único, no entanto, há perfis profissionais semelhantes que podem se encaixar melhor (ou não) em diferentes tipos de negócio. Sendo assim, é essencial saber que tipo de colaborador faz mais sentido para compor o quadro de funcionários das empresas.


Quer entender melhor o conceito de fit cultural, sua importância e benefícios? Continue conosco neste artigo do Caderno Nacional e fique atualizado sobre as últimas tendências do mercado e seu impacto em diversas organizações.

 

O que é fit cultural? 


De acordo com especialistas, podemos definir esse conceito como a capacidade de uma pessoa de se adaptar a uma empresa. Ou seja, se o candidato se identifica, se encaixa e vai de acordo com os valores e propósitos de uma organização.


O fit cultural tem se tornado um dos critérios que recrutadores mais levam em conta na hora de contratar. Da mesma forma que candidatos levam em conta na hora de pesquisar sobre a empresa que oferece a vaga em questão.


Ou seja, é um tópico de extrema importância para ambos os lados. Sendo assim, se torna algo que merece atenção, dedicação e adequação. Tudo para que o ambiente de trabalho seja o melhor e mais produtivo possível.


Esse fit vem ganhando muita relevância e destaque uma vez que trabalhadores exigem mais de uma empresa do que um salário minimamente justo. Os candidatos querem qualidade de vida, benefícios flexíveis e um local de trabalho no qual se sintam bem, seguros e respeitados.


Ao terem isso, se sentem confortáveis e consequentemente produzem mais. Ou seja, apenas ganhos. No entanto, para saber qual o fit cultural mais adequado para as vagas, é preciso ter um clima organizacional estabelecido.

Importância do clima organizacional 

 

Conforme mencionado anteriormente, uma boa caracterização de fit cultural depende de um clima organizacional bem definido na empresa. Isso ocorre porque o clima organizacional determina o tipo de fit que é adequado e desejado para os candidatos.

 

Inclusive, clima organizacional foi um assunto que já foi abordado aqui no site do Caderno Nacional.

 

Podemos definir como uma percepção coletiva que os colaboradores possuem do seu local de trabalho. O clima organizacional deve ser focado na melhoria e manutenção da qualidade de ambiente de trabalho.


Como cada negócio é um negócio, é importante ressaltar que cada empresa tem seu próprio clima organizacional, e consequentemente tem seu fit cultural diferenciado.


Por isso, é tão importante definir o clima para posteriormente identificar qual o tipo de colaborador é o mais indicado para ocupar as vagas da organização. Ou seja, um não existe sem a definição do outro.

Benefícios de pensar e avaliar o fit cultural 


Uma vez que há um clima organizacional estabelecido, um perfil ideal para as vagas, já é possível (e essencial) que haja a avaliação do fit cultural.


Vale ressaltar mais uma vez que cada empresa possui seus valores, costumes, modo de trabalhar etc, então cada negócio vai ter a sua maneira de avaliar qual o melhor fit.


Além disso, também é possível que dentro da mesma empresa há diferentes fits entre equipes. Por isso, é essencial que tudo seja estabelecido o mais rápido e da forma mais adequada possível.


Assim sendo, com clima estabelecido, os benefícios de avaliar o fit cultural de candidatos incluem:

1. Contratações mais assertivas 


Com um ambiente de trabalho estabelecido e confortável para os trabalhadores, fica mais rápido e prático saber qual candidato ideal para ocupar a vaga e fazer parte do corpo de funcionários.

2. Aumento na taxa de retenção de funcionários 


Com colaboradores alinhados entre si, sua equipe e alinhados com a empresa, a taxa de turnover cai e consequentemente a de retenção aumenta. Afinal, o trabalhador se sente pertencente, produtivo e valorizado em uma empresa na qual se adequou ao fit cultural.

3. Melhoria no desempenho 


Uma coisa leva à outra. Com contratações assertivas, ocorre uma diminuição na taxa de turnover e um aumento na retenção de talentos, o que naturalmente resulta em equipes mais coesas, melhor desempenho e maior engajamento dos colaboradores.

 

4. Aumento de coesão de equipes 


A avaliação do fit cultural ajuda a identificar o candidato ideal para que as equipes sejam compostas por trabalhadores que vão somar e agregar para a área em questão e, consequentemente, para a empresa como um todo.

Se atentar para o perfil de diferentes gerações 


Assim como há diferentes negócios, diferentes empresas, equipes, áreas, há também diferentes tipos de profissionais (mesmo que tenham o mesmo ofício).


Além da diferenciação de cada segmento de atuação (exatas, comunicação, logística etc), há diferentes perfis de profissional e diferentes gerações. Algo que hoje em dia pesa muito na hora de se candidatar e de contratar.


É essencial que a avaliação do fit cultural leve em conta os perfis profissionais de diferentes gerações. Por que, por mais que os trabalhadores possam desempenhar a mesma função, potencialmente entregar os mesmos trabalhos, os fatores que os motivam e os fazem entregar resultados podem ser diferentes.


No entanto, vale destacar que aqui usamos a palavra diferente, e não melhor e nem pior. Aqui mesmo no site do Caderno Nacional, analisamos os comportamentos no mercado de trabalho em diferentes gerações.


Por isso, é importante para recrutadores saberem diferenciar e avaliar qual perfil é o mais indicado para as vagas disponíveis.


Profissionais mais experientes possuem exigências e necessidades diferentes de profissionais da geração z, por exemplo. Sendo assim, é necessário saber avaliar, atrair e reter a todos que podem fazer parte da empresa e entregar resultados satisfatórios e surpreendentes.

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