Dominar o conceito de clima organizacional e ter boas práticas para coloca-lo em ação é essencial para negócios que desejam atrair e reter bons talentos, principalmente os da geração z, que levam muito em conta coisas que vão além do salário.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo do Caderno Nacional e fique por dentro de todas as atualizações no mercado de trabalho e como podem impactar diversos tipos de negócios e trabalhadores.
Entenda o que é o clima organizacional de uma empresa
Esse conceito é focado na melhoria e manutenção da qualidade de ambiente de trabalho. E o objetivo dessa melhoria, o termômetro para indicar se está funcionando, é o nível de satisfação dos colaboradores.
Podemos caracterizar o clima organizacional como uma percepção coletiva que os funcionários possuem do seu local de trabalho.
Como cada negócio é diferente e possui diversos tipos de colaboradores, então é intuitivo saber que cada empresa tem um clima diferenciado. Isso porque, o ambiente tem que ser adequado para quem o frequenta.
Vale ressaltar que ter um bom clima organizacional, um eficiente, é benéfico para todos os lados. Tanto para os colaboradores, que se sentem mais motivados, engajados e valorizados, quanto para a empresa, que conta com funcionários dedicados.
Importância de promover um bom clima organizacional
Como ressaltamos no tópico anterior, com um ambiente favorável, a empresa pode contar com funcionários motivados e engajados. E isso, consequentemente, reflete nos resultados internos e externos do negócio.
Somado a tudo isso, temos alguns números que comprovam a eficácia de um bom clima organizacional. A Great Places to Work (GPTW) forneceu os seguintes dados sobre organizações que colocam em prática a melhora e promovem a manutenção do clima:
- Empresas ganharam uma soma de R$ 201 milhões com ideias de funcionários;
- A rotatividade cai, empresas contam o índice três vezes menor em comparação a média do mercado;
- Aumento do lucro em 7% comparado a grandes empresas do país;
- Aumento de confiança, credibilidade e engajamento profissional.
3 tipos de clima organizacional
1. Bom ou favorável
Esse é o melhor dos cenários, é aquele no qual o colaborador está satisfeito no ambiente de trabalho. E funcionários satisfeitos rendem mais, se engajam, entregam melhores resultados e ainda divulgam a boa reputação da empresa.
É o clima organizacional que toda empresa deve almejar. Um espaço onde os colaboradores se sentem valorizados e naturalmente “vestem” a camisa da empresa.
2. Médio ou neutro
Por mais que ainda não seja o clima organizacional ruim, esse é aquela que flerta com a insatisfação do colaborador no trabalho.
O funcionário não se incomoda a ponto de se sentir desmotivado, mas também não se sente impulsionado para entregar o seu melhor.
As empresas devem observar se estão nesse nível e trabalhar para melhorar cada vez mais. O clima médio não é o ideal, deve ser considerado como um período de transição. É importante que a gestão não se acomode nisso.
3. Ruim ou desfavorável
Esse é o clima organizacional a ser evitado a qualquer custo, mas que infelizmente é bastante comum em empresas do Brasil e do mundo.
Em um ambiente de trabalho ruim, além do trabalhador se sentir desmotivado e não entregar resultados, também acontece dele propagar a má reputação da empresa (o que prejudica muito a marca empresarial) e mais ainda.
Dependendo do quão ruim é a situação, é possível que colaboradores entrem com processos trabalhistas por conta de ambientes potencialmente tóxicos. Ou seja, nenhuma empresa deve ter esse clima.
O que define um bom clima organizacional?
Como citamos anteriormente, cada empresa precisa entender sua realidade para, aí sim, promover ações que favoreçam seu clima organizacional. Por isso, muitas vezes, o que funciona para um negócio pode ser que não seja tão efetivo para outro.
No entanto, mesmo com ações adequadas mais específicas, os pontos a serem observados são os mesmos. Veja a seguir alguns deles.
Condução da liderança e da gestão
Ter uma liderança que motiva, que é justa, que se dispõe e se mostra preocupada com seus colaboradores, é componente fundamental para um ambiente de trabalho mais leve e, consequentemente mais próspero.
Por isso, é essencial que a gestão de pessoas incentive a liderança a conduzir a rotina da empresa de uma forma leve, justa e de forma motivadora.
Políticas e práticas do RH
As ações do setor de recursos humanos possuem papel determinante no nível de satisfação de um colaborador, principalmente nos trabalhadores da geração z.
Práticas que envolvem valorização de diversidade, que incentivam o desenvolvimento profissional, avaliações de desempenho e feedbacks constantes, ajudam muito a melhorar o clima organizacional.
Isso porque, com boas práticas e políticas de RH, o funcionário percebe que a empresa não enxerga (e exige) apenas lucro, mas que se importa com a sociedade, com o bem estar social e com o que os funcionários estão fazendo.
Condições de trabalho
Seja no home office, no presencial ou no modelo híbrido, é de extrema importância que o colaborador tenha condições favoráveis de trabalho.
É aquele velho clichê: o trabalho é onde as pessoas gastam a maior parte do seu tempo e da sua disposição. Por isso, estar em um lugar onde o funcionário se sinta respeitado, valorizado e, principalmente, motivado, faz com que ele se dedique mais e não encare o lugar como um desgaste de vida.
Antes de tudo é importante conhecer a empresa e suas necessidades
Para que o clima organizacional melhore e os trabalhadores se sintam verdadeiramente motivados, é preciso que primeiro os gestores entendam as necessidades daquele ambiente.
De nada adianta implementar pacotes, promover ações, iniciar determinadas práticas, se as necessidades daqueles colaboradores e daquele negócio não estão sendo atendidas e olhadas com atenção.
Por isso, é essencial que os gestores (e também trabalhadores) acompanhem as tendências do mercado e de como elas podem ajudar a melhorar, não apenas o clima organizacional, mas toda a sua estrutura e forma de trabalhar.
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