Como organizar e monitorar o trabalho remoto

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 18/04/2022. Atualizado em 18/04/2022

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Neste artigo, confira as melhores estratégias para organizar e monitorar o trabalho remoto e, assim, garantir a produtividade e o bem-estar.

O trabalho remoto, que no Brasil se popularizou como “home office”, tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Presente em poucas empresas antes da pandemia de Covid-19, ele ganhou adeptos durante os períodos de isolamento social e, hoje, deve permanecer em muitas empresas. Com isso, um questionamento em alta é como organizar e monitorar o trabalho remoto.


Uma vez trabalhando a distância, muitos profissionais podem se ver perdidos em relação às demandas de trabalho. Por outro lado, gestores também podem sentir angústia e ansiedade por não conseguirem acompanhar de perto o trabalho de sua equipe. Dessa forma, estabelecer regras claras e criar estratégias para organizar o trabalho para todas as partes é fundamental.

Se você sente dificuldade em gerenciar seu próprio fluxo de trabalho ou o fluxo da sua equipe, esse artigo do Caderno Nacional é para você. Continue a leitura para conferir as dicas!

1. Plataformas de gerenciamento


A primeira dica para o monitoramento do trabalho remoto é a utilização de plataformas de gerenciamento e organização de demandas. Eles se popularizaram bastante com o home office imposto pela pandemia, uma vez que, nesse contexto, equipes inteiras precisaram trabalhar a distância e necessitavam de uma plataforma centralizada para as demandas diárias.

Entre as mais populares estão o Trello, o Asana, o Teams, o Operand e o ClickUp. Elas são usadas para criar tarefas, subir arquivos, criar linhas do tempo, entre outras atividades que ajudam a microgerenciar o trabalho.

2. Aplicativos de conversa e videoconferência


Além das plataformas que centralizam as tarefas que precisam ser entregues, seus prazos e os arquivos que ajudam na execução do trabalho, os aplicativos de conversa e videoconferência também são fundamentais para organizar e monitorar o trabalho remoto. Eles podem servir tanto para comunicações pontuais, com mensagens breves, quanto para reuniões virtuais, com comunicação síncrona.


Os aplicativos de conversa mais usados são o Slack, o Google Chat, o Teams, o Discord e, eventualmente, o WhatsApp. Já para videoconferência, ganham destaque o Google Meet, o Zoom, o Teams e o Skype.

3. Regras claras


Além das ferramentas de apoio para a organização do trabalho cotidiano, é fundamental também que haja definição de regras claras para gestores e colaboradores de modo geral. É primordial estabelecer os meios de comunicação principais, as diretrizes para o horário de trabalho, as exigências a respeito de reuniões e outras regras relevantes para o bom funcionamento e os bons resultados da empresa.


A definição de uma jornada de trabalho (das 09h às 18h, por exemplo) costuma ser estabelecida, embora agora tenha sido descontinuada no home office após as mudanças da MP do teletrabalho. Nesse caso, a empresa costuma incentivar que o trabalho não passe muito das oito horas diárias, mas não pode exigir que o funcionário esteja presente em uma jornada específica, com marcação de ponto.


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