Você conhece as vantagens do home office?

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 06/07/2020. Atualizado em 06/07/2020

Tempo estimado de leitura:

Algumas vantagens e como aplicá-las á sua realidade.

Em inúmeras áreas do mercado, o modelo de trabalho em casa já é uma realidade. Popularmente conhecido como home office (traduzido livremente como “escritório em casa”), o modelo tem sido cada vez mais adotado em profissões que não exigem a presença do colaborador na empresa ou instituição do trabalho. Neste texto, você vai conhecer algumas vantagens do home office e entender como aplicá-lo à sua realidade!

 

Flexibilidade

Este é o principal ponto levantado quando o assunto são as facilidades do home office. Trabalhar de casa permite ajustar os horários conforme a própria produtividade e os demais compromissos do dia a dia. Isso significa organizar seu tempo para realizar as tarefas quando se sente mais disposto e concentrado, além de poder adaptar o tempo para realizar tarefas cotidianas e imprevistos. Se você tem filhos, pode se dedicar ainda mais a eles; se não, pode adaptar o tempo para cuidados com a casa, ir ao banco, consulta médica, entre outros.

 

Redução de gastos

O trabalho em casa pode ser bastante econômico. A redução dos custos de deslocamento até o trabalho são reduzidos a zero, tanto para quem depende de transporte público quanto para quem usa o próprio veículo. Os gastos de alimentação durante o dia (lanches e almoço, por exemplo) também costumam diminuir. Além disso, o trabalho em casa também reduz a tentação de comprar sem necessidade em estabelecimentos comerciais próximos ao trabalho, lojas de doces, shoppings centers, entre outros.

 

Privacidade

O modelo de home office permite momentos de maior privacidade mesmo durante o expediente. Trabalhar de casa pode fazer com que o trabalho seja interrompido com menos frequência por colegas de trabalho e ainda dar mais liberdade ao colaborador, que produzirá melhor sem a sensação de que está sendo “vigiado” durante o período de trabalho.

 

Mais tempo livre

Com o trabalho em casa, não há gasto de tempo para se locomover ao local de trabalho. Em especial para quem vive em grandes cidades ou mora muito longe de onde trabalha, o tempo relativo ao transporte é valioso. Trabalhando em casa, o tempo que seria gasto fica livre para outras atividades, tanto profissionais quanto pessoais. É possível aproveitar esse tempo, por exemplo, para se exercitar, ler, passar mais tempo com a família, estudar ou se dedicar a projetos pessoais.

 

Conforto

Quem não adora a ideia de poder trabalhar sem precisar se arrumar? O home office permite que você execute o seu trabalho com o máximo de conforto e comodidade. É possível trabalhar usando roupas mais confortáveis, ouvindo uma música de sua preferência, debaixo do cobertor em dias frios ou deixando a televisão como som ambiente. No modelo de trabalho em casa, o essencial é a entrega do trabalho no prazo, abrindo possibilidade para uma rotina de trabalho mais leve, de acordo com as suas preferências.

 

Mais autonomia na alimentação

Por último, mas não menos importante, o trabalho em casa oferece mais autonomia na alimentação. Isso porque é possível cozinhar em casa, buscando uma alimentação melhor e mais equilibrada. Com o home office, você não fica submetido às opções de restaurantes próximos ao trabalho: é possível cozinhar em casa nos dias de mais tranquilidade e pedir comida via delivery quando o tempo estiver mais apertado ou quando der vontade de comer algo diferente.

 

Viva as vantagens do home office

Se você quer usufruir das vantagens do home office no seu dia a dia, o Caderno Nacional te ajuda! Aqui você tem acesso às melhores vagas para trabalhar de casa. Encontre a sua!

Quer ser um redator freelancer do CN?

Entre em contato conosco!