Futuro do Auxiliar Administrativo: Setor Financeiro

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 13/10/2020. Atualizado em 13/10/2020

Tempo estimado de leitura:

O auxiliar administrativo pode ter um futuro promissor dentro do setor financeiro. Saiba mais sobre a carreira neste setor com este artigo!

O cargo de auxiliar administrativo, além de muito requisitado em empresas e outras instituições, pode ser promissor em relação ao futuro da carreira. Entre as áreas que oferecem mais oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional está o setor financeiro, área fundamental e promissora do mercado de trabalho.
Neste artigo, você vai descobrir mais sobre o futuro do auxiliar administrativo no setor financeiro e as oportunidades disponíveis para quem deseja seguir essa área!

 

Início de carreira: auxiliar administrativo

É comum que muitos profissionais que desejam traçar sua carreira no setor financeiro iniciem sua vida profissional como auxiliares administrativos.

Entre as principais funções estão trabalhos operacionais e organizacionais ligados às finanças da empresa ou instituição estão:

- emitir relatórios de contas em aberto; 

- lançar notas fiscais e cuidar de outros documentos;

- inserção de dados e organização de planilhas financeiras;

- auxílio à equipe de faturamento;

entre outros trabalhos.

Para iniciar a carreira como auxiliar administrativo e ter um bom desempenho nas funções relativas à área de finanças, é importante que o profissional possua, entre outras qualidades, habilidade com cálculos matemáticos e planilhas informatizadas.

 

Perfil do profissional com chances de crescimento no setor financeiro

Em um outro artigo do Caderno Nacional, explicamos as características esperadas do auxiliar administrativo. No caso específico dos auxiliares que desejam direcionar sua carreira à área financeira, algumas características pessoais e profissionais têm mais peso. Estão em destaque o senso de organização, a disciplina e o dinamismo.

O senso de organização é fundamental para que o profissional consiga realizar todas as suas tarefas que envolvem fluxos e processos financeiros dentro da empresa.


A disciplina, na mesma linha da organização, ajuda a manter uma boa rotina de motivação e execução das tarefas do profissional, que são primordiais para a empresa e exigem um bom desempenho.


E, por último, o dinamismo é outra característica muito valorizada para quem deseja trilhar uma carreira no setor financeiro partindo do cargo de auxiliar administrativo: por conta de uma rotina dinâmica, com frequente intercâmbio entre áreas, o perfil que consegue se adaptar e realizar suas atividades de forma rápida e já em busca de diferentes atribuições será muito bem visto pelo setor.


Além disso, características como capacidade de concentração, comunicação e gestão do tempo também são primordiais para que o profissional se destaque futuramente em cargos do setor financeiro.

 

Futuro: cargos financeiros possíveis para o auxiliar administrativo

Para os profissionais que iniciam carreira como auxiliares administrativos e desejam se desenvolver no setor financeiro, há alguns cargos fortes que podem ser alcançados ao longo da carreira. São eles:

Assistente administrativo financeiro:

um cargo acima do auxiliar, oferece suporte aos analistas da área com funções, por exemplo, como controle de receitas e despesas e gerenciamento das tarefas de rotina essenciais.


Analista financeiro:

profissional altamente valorizado que tem como função planejar, gerir e analisar os recursos financeiros da empresa ou instituição.


Analista de controladoria:

“porta de entrada e saída” das finanças de uma empresa, o analista de controladoria tem como função elaborar e analisar relatórios de acompanhamento orçamentário, comparar despesas e desenvolver normas e procedimentos para o controle orçamentário.


Coordenador financeiro:

como o nome indica, é o profissional responsável por coordenar o departamento de orçamentos; ele participa do processo de planejamento e decisão para as finanças de todo o departamento.


Gerente financeiro:

é responsável por fornecer demonstrações financeiras precisas ao dono da empresa e às outras áreas; possui uma relação forte com toda a área financeira de uma empresa ou instituição.

 

Está construindo sua carreira no setor financeiro?

Se você busca criar uma carreira sólida na área de finanças, o Caderno Nacional te ajuda! Oferecemos diversas vagas para cargos financeiros em todo o Brasil. Confira as oportunidades e desenvolva sua carreira!

Quer ser um redator freelancer do CN?

Entre em contato conosco!