Futuro do Auxiliar Administrativo: Recursos Humanos

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 27/10/2020. Atualizado em 27/10/2020

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A área de Recursos Humanos oferece grandes oportunidades para o auxiliar administrativo. Saiba mais sobre o futuro da profissão neste artigo!

O processo de cuidar de pessoas dentro de uma empresa é um dos mais importantes para qualquer instituição. De atividades operacionais, como preencher planilhas de benefícios, a funções estratégicas, como avaliar um candidato a um cargo importante, todo o processo de Recursos Humanos e Gestão de Pessoas é fundamental para a saúde de uma empresa. Para muitos profissionais do ramo, o início da carreira se deu com o cargo de auxiliar de Recursos Humanos. Deseja construir seu futuro neste setor? Confira este artigo preparado pelo Caderno Nacional!

Como é o início de carreira do auxiliar administrativo de RH?

Entre as principais descrições de vaga do país, é comum que o cargo de auxiliar administrativo inclua atividades operacionais de diferentes setores.

Dentro do direcionamento para o setor de Recursos Humanos, as funções são relativas aos processos gerais: recrutamento e seleção, processos legais, treinamento e capacitação, desenvolvimento de pessoas e demissão de colaboradores. Por isso, entre suas atribuições estão:

- Auxílio a processos seletivos (comunicando candidatos durante as etapas, por exemplo);

- Conferência de dados lançados em folha de pagamento e planilhas de benefícios;

- Auxílio na apuração do ponto eletrônico;

- Organização e arquivamento de documentos do setor;

- Auxílio na seleção de candidatos, com recepção e aplicação de testes.

Para iniciar carreira como auxiliar administrativo de Recursos Humanos, é importante ainda que o profissional apresente noções sobre os processos de contratação e pagamento de profissionais.


Confira o perfil ideal para crescer no setor de RH

Embora cada empresa possa dar preferência a determinado perfil para o cargo de auxiliar administrativo de recursos humanos, de acordo com suas necessidades, algumas habilidades são consideradas pontos-chave para uma boa atuação na área.

É fundamental que o profissional apresente:

- Ótima comunicação interpessoal, pois lidará diretamente com pessoas em diferentes situações;

- Compreensão global de processos, pois trabalhará em uma área profundamente ligada a todos os setores da empresa;

- Disciplina, já que lidará com processos legais e formais relacionados à empresa e seus funcionários, o que não permite atrasos e deslizes;

- Alta capacidade de concentração para lidar com demandas que exigem foco, como conferência de dados de pagamento.

Além disso, são bem avaliados também o domínio de ferramentas do Microsoft Office, como o Excel e o Word; o conhecimento de sistemas de gestão de pessoas e controle de ponto; e uma formação qualificada na área.


Futuro e carreira: cargos futuros para o auxiliar administrativo de RH

O setor de Recursos Humanos possui diferentes áreas de atuação, o que se reflete nas oportunidades de trabalho existentes para profissionais do ramo. Tanto em empresas privadas como em outras instituições, como ONGs e instituições público-privadas, as funções do setor apresentam hierarquia e possibilidade de crescimento profissional. Conheça os principais cargos dentro dos Recursos Humanos:

Assistente de departamento de pessoal:

Com funções semelhantes às do auxiliar administrativo, mas com atribuições um pouco mais complexas e detalhadas, o assistente de departamento pessoal é responsável por executar atividades como admissão e demissão, cálculo de férias e controle de ponto.

Analista de Recursos Humanos:

Entre outras, este profissional tem como funções analisar a área de Recursos Humanos, recrutando e selecionando novos colaboradores, levantando necessidades de treinamento e avaliando desempenho de pessoal. Pode desenvolver planos de carreiras e disseminar a cultura organizacional.

Gerente de Recursos Humanos:

Cargo mais alto dentro do setor, gerencia a área de RH, sendo responsável pelo planejamento e desenvolvimento de estratégias de recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, planos de cargos e salários, administração pessoal e relações trabalhistas e sindicais, de acordo com as exigências legais e políticas da empresa. Além disso, planeja ações de pesquisa de clima organizacional para medir a satisfação dos colaboradores e apoia os gestores e diretores na gestão das pessoas através de orientações e feedbacks.


Outras possibilidades para o auxiliar administrativo

Além da área de Recursos Humanos, o auxiliar administrativo pode direcionar sua carreira a outros setores ou até mesmo unir setores semelhantes. Leia mais sobre o perfil geral do cargo e outros setores possíveis:

 

 

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