Como usar dados para tomar decisões no RH data-driven

Por Jéssica Dourado

Redatora na Caderno Nacional

Publicado em 11/01/2024. Atualizado em 11/01/2024

Tempo estimado de leitura:

Temos a análise de dados que já tomou uma boa parte da área de RH, e agora temos o mais novo RH data-driven! Leia o artigo e saiba mais!

A análise de dados é uma tendência que se consolidou no mercado. Realizar os trabalhos a partir da coleta e tratamento de informações melhorou muito o resultado de diversos setores. Da mesma forma, o RH data-driven também chega revolucionando o segmento.


Ser uma empresa que trabalha com o tratamento de dados, assim como outras tecnologias, é um diferencial, mas em pouco tempo será necessidade para se manter competitivo no mercado.


O refinamento das inovações tecnológicas proporciona para o mercado mais do que a coleta de dados dos consumidores e usuários. Elas promovem também um tratamento de informações que podem ser de grande valia para melhorar o desempenho e rendimento da sua organização.


E todas essas atualizações também se aplicam a setores como, por exemplo, o de recursos humanos. Ainda mais por ser um setor que lida diretamente com gestão de pessoas. A tecnologia vem para auxiliar e revolucionar a forma de fazer RH.


Você está curioso para entender melhor como o RH data-driven pode revolucionar a gestão de recursos humanos? Quer descobrir sua importância estratégica e os benefícios que pode trazer para o segmento? Então acompanhe nosso artigo no Caderno Nacional e aprofunde seus conhecimentos sobre essa abordagem inovadora.

 

RH data-driven para além do setor de recursos humanos


Antes de passar para o uso especificamente no RH, vamos entender melhor o conceito do data-driven.


Basicamente, é uma cultura orientada por dados. Ou seja, um conceito mais estratégico que utiliza a coleta, análise e interpretação de dados para embasar e otimizar a tomada de decisões na gestão. Por isso, tão importante o RH data-driven.


De acordo com a metodologia, do tratamento de dados, informações uteis são extraídas. Informações essas que guiarão o planejamento estratégico do negócio, do setor ou da área. Seus resultados podem ser lucros e/ou a melhoria na produtividade de algum segmento.


Tanto no RH data-driven como em outros setores, ao usar a análise de dados, as decisões deixam de serem tomadas apenas pelo instinto e pela experiência. Elas começam a ser majoritariamente baseadas em fontes confiáveis de informação.

Mas tenha atenção!


Para ter uma fonte de informações sólida e com dados que farão sentido para o seu negócio, é preciso entender o seu segmento e saber suas dores.


Isso ocorre porque, embora o RH data-driven possa fornecer uma grande quantidade de dados, nem todos são relevantes. É fundamental compreender as necessidades específicas e os desafios enfrentados pela equipe e pela gestão para, então, determinar quais dados e informações são prioritários e merecem atenção.


Outra coisa importante para trabalhar com o data-driven é saber diferenciar dados e informações.


- Dados:
conhecimento bruto, ainda não tratados, são apenas números, volumes, nomes etc. Ainda não possuem valor atribuído;


- Informação:
são os dados tratados e analisados. Eles são filtrados para prover insights a gestão, ganham valor.

RH data-driven: qual sua utilidade?


A coleta e tratamento de dados são de extrema importância, mas como isso é útil no setor de recursos humanos? Veja a seguir.


Só pelo nome do setor já sabemos que o tratamento de dados é essencial para melhorar o segmento. Afinal, os dados são sobre pessoas, e o RH lida diretamente com a gestão de pessoas. Por isso, ter um RH data-driven é uma mão da roda para melhorar o desempenho.


Isso porque, um bom tratamento de dados pode ajudar o RH a conhecer de forma mais profunda o capital humano da empresa. Isso faz com que o setor entenda muitos aspectos de comportamento e consequentemente promova melhorias nos processos de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, clima organizacional, performance e na retenção de talentos.


Todas essas melhorias promovidas pelo RH data-driven trazem benefícios como:

Desenvolvimento de cultura


Com processos mais assertivos, otimizados para as reais necessidades de trabalhadores e empresa, é natural que a cultura sofra alterações. Tanto mudanças no que se refere a modernização, quanto na comportamental.


Com a abordagem do RH data-driven, que combina tecnologia e trabalho humano, é possível identificar onde cada um pode aplicar melhor suas habilidades. Essa sinergia contribui para motivar os colaboradores e criar um ambiente organizacional positivo, beneficiando tanto os funcionários quanto a empresa.

 

Melhoria na tomada de decisões


Esse é um benefício que já citamos anteriormente, mas vale ressaltar. Todo negócio, seja grande, pequeno, com processos internos, externos etc. Precisa lidar com a tomada de decisão baseada e direcionada a pessoas.


Por isso, o RH data-driven, ao tratar dados, auxilia muito na hora da gestão mapear pontos positivos, negativos e traçar um plano estratégico. Os números não mentem. No entanto, é preciso saber para quais números olhar e de qual ângulo.

Aumento da produtividade


Tudo isso é uma cadeia, uma tomada de decisão impacta na outra e as consequências são bem palpáveis. Sendo assim, ao otimizar processos, agilizar e melhorar a tomada de decisão, consequentemente a produtividade aumenta.


Isso porque, com o RH data-driven, os colaboradores já não perdem tempo com tentativa e erro e funções que podem ser facilmente realizadas por recursos tecnológicos. Com dados mapeados, estratégia traçada e uma cultura otimizada, a produtividade tende a aumentar.

Conheça mais do Caderno Nacional e como ele pode te ajudar nessa missão 

 

Gostou desse conteúdo? Aqui no Caderno Nacional você pode encontrar tudo que precisa para trilhar seu caminho profissional da melhor forma.

 

Conheça nossa plataforma e todos os cursos que podem agregar na trilha da sua carreira. Cursos nas mais diversas áreas, incluindo engenharia, saúde, gestão e assim por diante.

 

Além disso, a credibilidade do Caderno Nacional é internacional! Venceu o Global Awards da Corporate LiveWire, na Inglaterra. A premiação foi na categoria Agência Recrutadora do Ano 2024/25.

 

Global Awards da instituição britânica Corporate LiveWire é uma premiação que celebra o sucesso e as conquistas de profissionais e empresas que se destacaram por serem orientados a resultados.

 

Para os clientes do Caderno Nacional, essa conquista representa uma expansão de horizontes. O serviço prestado que já é bom, com essa premiação, fica ainda melhor. Isso porque, além de contar com um portal reconhecido mundialmente, haverá potencial acesso a vagas em outros países e assim alavancar a carreira de quem sonha com uma vida em solo estrangeiro.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!