Entre muitas tendências e ações que surgiram ao longo dos últimos anos, uma delas tem grande importância para o mercado, que é a sustentabilidade corporativa.
Ao olhar para o âmbito econômico, social e ambiental, esse tópico (se trabalhado da forma correta), garante que as empresas tenham espaços que prezam pelo crescimento econômico, sempre levando em conta o social e o ambiental.
Quer entender melhor o conceito e os pilares da sustentabilidade corporativa? Acompanhe nosso artigo no Caderno Nacional e descubra como as tendências do ecossistema corporativo estão impactando as empresas e moldando o futuro dos negócios!
Entenda o conceito de sustentabilidade corporativa
Nos dicionários, o conceito de sustentabilidade é definido como: habilidade (no sentido de capacidade) de sustentar ou suportar uma ou mais condições exibidas por algo ou alguém.
Quando falamos em sustentabilidade corporativa (ou empresarial), estamos falando sobre a busca de equilíbrio entre: uso dos recursos naturais e preservação do meio ambiente, sem comprometer as futuras gerações.
Ou seja, a capacidade de uso consciente dos recursos naturais sem comprometer o bem-estar das próximas gerações. Podemos dizer que seu principal intuito é balancear o desenvolvimento econômico com a preservação ambiental.
Parece uma ideia um tanto quanto obvia, mas é sempre bom lembrar. É preciso preservar os recursos naturais do planeta, pois sem eles não há como se desenvolver economicamente. Aparentemente é uma matemática simples, mas que muitas empresas esquecem.
Por isso, é fundamental que as organizações priorizem e invistam na sustentabilidade corporativa. Além de contribuir positivamente para o meio ambiente, essa abordagem pode gerar benefícios significativos para a empresa, incluindo a atração e retenção de talentos que valorizam empregos com propósito e impacto social.
Pilares da sustentabilidade corporativa
É preciso entender e deixar claro que prezar pela sustentabilidade não é apenas fazer alguma ação no dia do meio ambiente, dizer que a empresa fez doação para alguma ONG e assim por diante.
A demanda por, de fato, pensar e agir com a sustentabilidade corporativa em mente vem do consumidor, dos colaboradores, do mercado e do planeta em si. Por isso, pensar na sustentabilidade é coisa séria.
Cada negócio deve ver a questão e agir de acordo com seus recursos, com a sua realidade, seus objetivos e com o que deseja deixar de legado para o mercado e qual a imagem quer passar para seus consumidores.
Com tudo isso em mente, ao pensar em sustentabilidade corporativa, as empresas precisam entender que ela age de acordo com três pilares: Econômico, social e ambiental. Veja mais sobre esses pilares a seguir.
Econômico
Esse pilar é um tanto quanto óbvio, já que as empresas nascem, crescem e se desenvolvem em torno de uma melhora econômica para sua gestão. Todo negócio que quer se manter operando deve almejar o lucro.
Por isso, na sustentabilidade corporativa, esse pilar econômico é o que lembra as empresas de sempre agregar valor ao produto e/ou serviço. E com isso conquistar um bom retorno financeiro (ou até mesmo de credibilidade) sobre o investimento.
Cada dia mais isso fica evidente no mercado. Todo produto e/ou serviço que uma empresa oferece, além de ir na dor do cliente, também deve conter um valor diferenciado, que contribui tanto para a experiência do consumidor quanto para que a empresa se mantenha competitiva.
Social
Já o pilar social da sustentabilidade corporativa, é aquele voltado diretamente para as políticas internas de uma empresa, voltado para o funcionamento do negócio. Isso porque, se uma empresa é VERDADEIRAMENTE engajada no social, isso já vai naturalmente transparecer para os consumidores da marca.
Para garantir a ação efetiva desse pilar social, a organização deve estar alinhada com a sua gestão de pessoas.
Um ambiente de trabalho saudável, um clima organizacional que valoriza a diversidade e respeita as diferenças, parcerias com empresas comprometidas com os direitos humanos e um espaço aberto para diálogo e debates sobre inclusão são fundamentais para consolidar esse pilar em uma empresa. Esses elementos trabalham juntos para criar uma cultura organizacional mais justa, acolhedora e sustentável.
Vale lembrar, mais uma vez, que ter um ambiente de trabalho que preza por esse pilar de sustentabilidade corporativa, faz muita diferença na hora de atrair e reter talentos que prezam por propósito e locais de trabalho diferenciados.
Ambiental
E é claro que não poderia faltar o pilar ambiental. Aqui ele é citado por último, mas de forma alguma é o menos importante, talvez seja até o mais.
Muitos acreditam que sustentabilidade corporativa funciona na base do: arranquei uma árvore, então planto outra. Mas não é bem assim. Com as Revoluções Industriais, muito dos recursos naturais já foram drenados, e isso em toda a parte do mundo.
Esse pilar ambiental visa a contribuição empresarial para ações eficientes e duradouras que possam, verdadeiramente, ajudar na preservação e/ou diminuir o impacto da degradação ambiental. Algumas dessas ações visam:
- Reduzir ao máximo a emissão de carbono;
- Promover e conscientizar sobre a reciclagem de resíduos produzidos;
- Incentivar o uso e armazenamento de documentos digitais.
Sustentabilidade é compromisso para ontem
Prezar pela sustentabilidade corporativa não é uma novidade, nem algo que deve ser deixado para depois. Há, inclusive, consultorias especializadas, workshops, cursos e diversas formas para as empresas terem acesso a como fazê-lo da melhor forma.
Pensar em sustentabilidade não é bom apenas para os negócios, mas para o social e para o meio ambiente. Se preocupar com o mundo ao redor é se preocupar com a longevidade do negócio e do mercado como um todo.
Por isso, as empresas que ainda não se empenham nessa questão, precisam começar logo. Enquanto não encontram o melhor caminho, a melhor estratégia para colocar em ação a sustentabilidade corporativa, é importante começar com algumas ações:
- Investimento em programas educativos;
- Sempre promover a inclusão;
- Redução do uso de papel e de recursos que podem ser substituídos pelo digital (no intuito de evitar o desperdício de recursos naturais e também evitar o descarte exagerado de lixo);
- Adoção de uma postura ética no mercado;
- Estar por dentro das novidades sustentáveis que podem ser interessantes para os negócios e, principalmente, para o bem-estar social e do meio ambiente.
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