Ser mais produtivo é um dos principais desejos de qualquer profissional, independentemente da área. Usar melhor o tempo não é uma tarefa fácil, principalmente com tantos afazeres no dia a dia e com tantas distrações diferentes.
No entanto, é possível aumentar a produtividade - seja no trabalho, seja na vida pessoal - colocando algumas dicas em prática e mantendo a atenção plena ao cotidiano. Ser mais produtivo(a) está na sua lista de desejos? Continue a leitura deste artigo e veja dicas valiosas sobre o assunto
1. Liste as tarefas e os compromissos do dia
A primeira dica para melhorar a produtividade é anotar os compromissos (isto é, atividades com hora marcada) e as tarefas (atividades que podem ser feitas em diferentes horários) que terá ao longo do dia. Essa listagem pode ser feita no dia anterior ou no início do dia, desde que esteja pronta antes do início do primeiro compromisso ou da primeira tarefa.
Saber o que precisa ser finalizado naquele dia ajuda a organizar todas as tarefas e compromissos dentro de um determinado período, elencando o que deve ser feito primeiramente, o que é prioridade, o que pode ser realocado, etc. Com essa organização, diminuem as chances de acabar esquecendo alguma tarefa ou de alongar a duração de uma atividade simplesmente por “ter mais tempo” para fazê-la.
2. Faça pausas durante o dia
Produtividade não é trabalhar mais ou por muito tempo, muito pelo contrário: ser produtivo significa fazer mais, isto é, render bem dentro de um tempo menor. Para isso, é fundamental fazer pausas. Pequenos descansos, usados para distrair e tirar o foco de uma única atividade, são fundamentais para que a mente “descanse” e consiga se manter concentrada e, consequentemente, produtiva.
3. Estabeleça uma rotina, mesmo que simples
Não é necessário fazer tudo exatamente igual todos os dias, mas ter uma rotina geral para seguir durante a semana pode te ajudar a ser mais produtivo. Diretrizes simples, como ter horários fixos para acordar, almoçar, praticar exercícios, estudar e dormir, ajuda o corpo e a mente a seguirem as atividades e os compromissos dentro dos horários estabelecidos, favorecendo a produtividade.
4. Comece fazendo as tarefas que tende a postergar
Sabe aquela atividade que é simples ou rápida, mas que por algum motivo você sempre acaba deixando para outra hora? Enviar um e-mail importante, fazer uma ligação, marcar ou cancelar um compromisso, começar um relatório…
Atividades que consideramos “chatas” costumam ser postergadas, deixando a sensação de que você continua sendo improdutivo mesmo que já tenha realizado outras tarefas. Por outro lado, ao finalizar logo uma atividade desagradável oferece alívio e estímulo para finalizar outras pendências.
5. Não negligencie seu bem-estar físico e mental
Por último, mas não menos importante, nunca negligencie o bem-estar do seu corpo e da sua mente: ambos são essenciais para a sua produtividade! Um corpo fisicamente cansado não consegue se manter ativo para realizar tarefas, da mesma forma que uma mente exausta ou sobrecarregada não consegue focar nas atividades necessárias. Ainda, o descaso com o corpo e a mente podem resultar em doenças de trabalho, como a síndrome de burnout.
Procure manter uma vida saudável, com alimentação equilibrada, sono de qualidade e prática de exercícios físicos, e busque cuidar da sua mente, com hobbies, tempo de qualidade com familiares e amigos, descanso e outras atividades, como terapia e meditação. Com isso, seu tempo de trabalho será mais saudável e certamente renderá mais!
Artigos e notícias sobre trabalho, carreira e mais
Quer ter acesso a notícias e artigos relacionados a trabalho, carreira, bem-estar no universo profissional, empreendedorismo e outros assuntos relacionados? Acompanhe o Caderno Nacional, que semanalmente traz textos relevantes sobre os temas. Na nossa plataforma, você ainda encontra vagas de emprego em todo o país!