Áreas com mais vagas no 1º semestre, confira o estudo

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 02/09/2021. Atualizado em 02/09/2021

Tempo estimado de leitura:

Confira os setores com maior crescimento e número de oportunidades e prepare-se para encontrar a vaga dos seus sonhos!

Desde o início da pandemia de Covid-19, em março de 2020, o mercado de trabalho foi afetado de diferentes formas. Com a alta taxa de transmissão e a necessidade de isolamento social, muitos setores foram paralisados ou tiveram suas atividades reduzidas ou adaptadas temporariamente. Contudo, com o avanço da vacinação e a redução das taxas de transmissão, alguns setores apontaram alta durante o 1º semestre de 2021. Confira os setores do mercado de trabalho com mais vagas neste ano!

 

Crescimento acima de 200%

De acordo com os especialistas, as empresas do ramo de açúcar e álcool foram as que mais apresentaram vagas e crescimento em comparação ao mesmo período do ano passado. O primeiro semestre de 2021 fechou com um aumento de 298%.

 

Crescimento acima de 100%

Diferentes setores apresentaram crescimento de mais de 100% durante os primeiros meses de 2021. Segundo o levantamento, as áreas e suas porcentagens de crescimento, em ordem decrescente, foram:

 

  • Empresas de materiais de construção, com 138%;
  • Concessionárias e empresas de autopeças, com 129%;
  • Mineradoras, com 127%;
  • Empresas de Contabilidade ou Auditoria, com 121%;
  • Empresas do ramo Têxtil ou de Couro, com 117%;
  • Setor de Administração ou Participação, com 103%; e,
  • Importadoras/Exportadoras, com 103%.

 

Crescimento acima de 90%

Diversas áreas do mercado também apresentaram crescimento acima de 90%. É o caso do setor de Bebidas (98%); de Móveis e Itens Decorativos (97%); Metalúrgica e Siderúrgica (94%); Comércio Atacadista (93%); Automação (91%); Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo (90%); e Corretagem de Imóveis (90%).

 

Setor de Comércio e Vendas

O setor ganhou destaque neste primeiro semestre de 2021 em comparação ao último semestre de 2020, com crescimento de 13% nas vagas de Comércio e Vendas. O cenário, apesar de favorável, ainda aponta um número de vagas 10% menor em relação ao primeiro semestre de 2020; nos três primeiros meses do ano passado a pandemia ainda não havia chegado ao Brasil; nos três seguintes, a oferta de vagas caiu gradativamente.

 

Tecnologia

O setor de Tecnologia e Informática foi destacado como o que mais contratou, com cerca de 107 mil vagas abertas. Uma das explicações para o alto número de oportunidades é a necessidade de adaptação ao ambiente digital por parte das empresas para implementar o trabalho remoto e evitar o contágio pela Covid-19 nos ambientes corporativos.

 

Veja o número de vagas em outros setores

Já outros setores disponibilizaram milhares de vagas no 1º semestre de 2021:

 

Encontre uma oportunidade no Caderno Nacional

O Caderno Nacional faz parte dos maiores portais de vagas e empregabilidade do país: são mais de 21 mil vagas em todo o Brasil! Encontre sua próxima oportunidade profissional na nossa plataforma!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!