Corretor de Imóveis - O que faz, salário, formação

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 16/08/2021. Atualizado em 16/08/2021

Tempo estimado de leitura:

Confira as principais informações sobre a profissão de Corretor de Imóveis! Remuneração, áreas para atuar, como se tornar e mais!

O setor imobiliário tem se mostrado expressivo nos últimos meses. Com aumento de 57,5% no volume de financiamentos imobiliários em 2020, o ramo segue em alta para 2021. De acordo com a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a estimativa de crescimento é de 34% para este ano. Esse e outros dados a respeito do mercado imobiliário indicam um cenário favorável para quem deseja trabalhar seguindo a carreira de corretor de imóveis.

 

O profissional, indispensável para fazer com que processos de compra, venda e locação de imóveis aconteça de forma prática e legalizada, tem grandes oportunidades de atuação, especialmente nas maiores cidades do país. 

 

O que faz um corretor de imóveis?

Um corretor imobiliário é responsável por fazer o intermédio em negociações de venda, compra e locação de um imóvel, seja residencial, seja comercial. É ele quem presta suporte a proprietários e locatários ou compradores, tirando dúvidas e providenciando o suporte necessário desde o primeiro contato com o imóvel até a finalização da negociação.

 

Ele também é responsável por avaliar imóveis, captar propriedades para disponibilizá-las no mercado ou administrar condomínios residenciais. Ainda, é seu papel cuidar das questões burocráticas e legais dos procedimentos, como as negociações entre partes, os documentos necessários e o acompanhamento de cada etapa do processo de transação.

 

Corretor Imobiliário - Belo Horizonte / MG

Consultor de Vendas - Curitiba / PR

 

 

Quais as áreas de atuação de um corretor de imóveis?

Com uma das rotinas mais dinâmicas dentro do setor, o corretor imobiliário costuma atuar no atendimento direto de clientes, mostrando os imóveis para os interessados em locá-los ou comprá-los, ajudando ambas as partes nas negociações e orientando ambos sobre documentação, pagamento e contratos.

 

Um corretor de imóveis pode se especializar em tipos específicos de propriedades, como casas e apartamentos residenciais, imóveis para comércio de rua, hotéis e pensões, lançamento de empreendimentos, pontos comerciais dentro de shoppings e galerias, propriedades rurais, entre outros. 

 

O profissional costuma atuar internamente em imobiliárias, representando a intermediação que a empresa faz entre o locador/comprador e o proprietário do imóvel. É possível, contudo, que ele atue de forma autônoma, prestando serviços.

 

Como se tornar um corretor de imóveis?

Para atuar como corretor de imóveis, embora alguns locais não exijam formação específica, o mais indicado é que o profissional tenha formação completa em um dos seguintes cursos:

 

  • Técnico de Transações Imobiliárias;
  • Tecnológico em Gestão Imobiliária ou Negócios Imobiliários;
  • Bacharelado em Ciências Imobiliárias.

 

Além disso, para atuar de forma legal no ramo, o profissional precisa obter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI).

 

Corretor Imobiliário - Porto Alegre / RS

Corretor de Imóveis Externo - Brasília / DF

Corretor / Captador de Imóveis - Bauru / SP

 

Quanto ganha um corretor imobiliário?

Corretores imobiliários de forma geral não possuem salário fixo, mas sim ganham uma comissão em cima das vendas ou locações que mediam.

 

Para venda, a taxa mais comum é de 6% do valor total do imóvel. Contudo, as porcentagens podem variar de acordo com o tipo de propriedade. A tabela do CRECI-SP indica as seguintes taxas:

 

  • Imóveis urbanos: 6 a 8%;
  • Imóveis industriais: 6 a 8%;
  • Imóveis rurais: 6 a 10%;
  • Venda judicial: 5%;
  • Venda de empreendimentos imobiliários: 4 a 6%.

 

Já em locações, os valores mudam conforme o acordo estabelecido: o corretor pode receber o valor integral do primeiro aluguel ou uma porcentagem mensal, que costuma ficar entre 5% e 10% da parcela de locação.

 

Encontre vagas para corretores de imóveis

Atue como corretor imobiliário e encontre ótimas oportunidades em todo o país! No Caderno Nacional você tem acesso às melhores vagas para corretores de imóveis.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!