Vaga de parceiro

Coordenador curso i arquitetura - Fortaleza / CE

Disponível para Assinantes
Salvar nos Favoritos
  • Compartilhe:

Detalhes da Vaga

  • Escolaridade Não Informado
  • Segmento Não Informado
  • Salário Não Informado
  • Área de AtuaçãoDiversos / Outros

O que você irá fazer

  • Título de mestre ou doutor em áreas relacionadas ao curso, como Planejamento Urbano, Projeto Arquitetônico, Sustentabilidade ou Ensino Superior.
  • Experiência consolidada em prática profissional e docência no ensino superior, preferencialmente com atuação em coordenação acadêmica ou liderança de equipes.
  • Habilidades de Gestão Acadêmica e Planejamento: Experiência em gestão de currículos, desenvolvimento de estratégias pedagógicas e alinhamento do curso às diretrizes do Ministério da Educação (MEC); Capacidade de gerenciar equipe docente, promovendo integração, formação contínua e acompanhamento de desempenho; Competência para gerir infraestrutura acadêmica, como laboratórios e ateliês, além de planejar investimentos em recursos necessários; Perfil de Liderança e Compromisso com a Inovação; Habilidade para liderar e inspirar alunos e professores, promovendo um ambiente colaborativo e inovador.
  • Visão estratégica para implementar projetos de extensão, pesquisa aplicada e parcerias com o mercado de arquitetura e urbanismo; Compromisso com as tendências do setor, como tecnologias emergentes (BIM, realidade virtual), urbanismo sustentável e impacto social, integrando essas temáticas ao curso.
  • Os principais desafios como Coordenador(a) de Arquitetura são: Alinhamento Curricular e Atualização Acadêmica: Garantir que o curso esteja alinhado às diretrizes do Ministério da Educação (MEC) e às demandas do mercado de trabalho, incluindo a integração de tecnologias emergentes, como modelagem BIM (Building Information Modeling) e sustentabilidade; Manter o currículo atualizado, equilibrando disciplinas técnicas, práticas projetuais e conhecimentos teóricos que atendam às expectativas do setor.
  • Gestão de Corpo Docente e Engajamento: Atrair e reter professores qualificados que combinem experiência acadêmica e prática profissional; Estimular a capacitação contínua dos docentes, promovendo treinamentos e workshops relacionados a novas ferramentas e tendências do campo; Garantir uma comunicação eficaz e promover um ambiente colaborativo entre os professores.
  • Infraestrutura e Recursos Tecnológicos: Gerir e expandir a infraestrutura de laboratórios, como ateliês de maquetes, impressoras 3D e softwares específicos, para oferecer uma formação prática de qualidade; Assegurar que os equipamentos e ferramentas estejam atualizados e em pleno funcionamento para atender às demandas pedagógicas.
  • Integração com o Mercado e Comunidade: Desenvolver parcerias com empresas, escritórios de arquitetura e órgãos públicos para fomentar estágios, projetos de extensão e pesquisa aplicada; Promover atividades de impacto social, como projetos de urbanismo comunitário e ações voltadas à melhoria da qualidade de vida nos espaços urbanos.
  • Engajamento e Sucesso do Aluno: Estimular o envolvimento dos alunos em competições acadêmicas, feiras e eventos do setor.
  • Trabalhar para reduzir índices de evasão, oferecendo suporte acadêmico, psicológico e orientações de carreira.
  • Mediar expectativas dos alunos com as exigências da formação acadêmica, promovendo um ambiente que valorize inovação e criatividade.
  • Sustentabilidade e Responsabilidade Social: Incentivar práticas pedagógicas que abordem questões como planejamento urbano inclusivo, impacto ambiental e soluções arquitetônicas sustentáveis.
  • Incorporar a discussão sobre desafios urbanos contemporâneos, como habitação, mobilidade e urbanização desordenada, nos projetos e atividades acadêmicas.
  • Desafios Regulatórios e Avaliações: Preparar o curso para processos de avaliação do MEC e instituições reguladoras, garantindo que a nota do curso reflita a qualidade ofertada.
  • Gerenciar a implementação de políticas institucionais e adaptar o curso às mudanças regulatórias.

Informações Adicionais

  • Quantidade de Vagas 1
  • Jornada Não Informado