Nas últimas décadas, têm crescido as buscas de estrangeiros por oportunidades de emprego e nova vida na Irlanda, um país europeu conhecido por sua qualidade de vida. Profissionais das mais variadas áreas e em diferentes níveis de carreira procuram pelas vagas com mais chances de contratação - e o Caderno Nacional te conta as informações mais importantes sobre elas. Continue a leitura!
O mercado de trabalho na Irlanda
Um dos principais motivos para profissionais de todo o mundo desejarem ir para a Irlanda é a grande oferta de vagas. O país passa por um momento de escassez de mão de obra e, portanto, busca profissionais para trabalhos de todos os tipos. A situação é tão marcante que o próprio governo irlandês emite todos os anos uma lista das áreas com mais vagas abertas de emprego.
Mas o país, além de boa oferta de vagas, oferece também uma remuneração adequada para todos os serviços, o que culmina em mais qualidade de vida. A Irlanda é dona de um dos melhores salários mínimos de toda a Europa, com remuneração mensal mínima de 1.775 euros (aproximadamente R$ 9.293 na cotação vigente, de 1 para 5,24, no momento da publicação deste artigo).
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o mercado e as condições de vida e trabalho na Irlanda, vamos às profissões e áreas que mais contratam.
Profissões buscadas
De acordo com a Critical Skills Occupation List, o levantamento emitido pelo governo quanto às vagas de emprego abertas, as áreas de Saúde e Tecnologia andam em e são as que mais buscam profissionais qualificados.
O cenário é semelhante em outros países, como Canadá, Portugal e Estados Unidos, e novamente profissionais brasileiros podem se destacar — especialmente na área da saúde, na qual a formação brasileira é bastante reconhecida ao redor do mundo.
Além delas, outras áreas também demonstram, pela demanda de mercado, precisar de novos profissionais. As principais são:
- Programação e Desenvolvimento
- Marketing
- Engenharia
- Customer Success
- Construção Civil
Todas as áreas mencionadas acima oferecem boas oportunidades para estrangeiros de modo geral, incluindo brasileiros.
É importante ressaltar também que os setores do mercado irlandês que são apontados na Critical Skills Occupation List também recebem um incentivo (subsídio) do governo junto às empresas para que seja possível custear a ida dos profissionais ao país e também o visto de trabalho do qual o trabalhador precisará.
Alavanque sua carreira com o Caderno Nacional!
O Caderno Nacional é autoridade em empregabilidade e conteúdo sobre trabalho e vida profissional. Aqui você encontra não só vagas de emprego disponíveis em todo o país, mas também notícias e textos informativos sobre temas diversos relacionados ao assunto. Curtiu esse conteúdo? Deixe nos comentários se gostaria de trabalhar na Irlanda e em qual área gostaria de atuar!