Só vantagens? Descubra as dificuldades do home office

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 20/06/2020. Atualizado em 20/06/2020

Tempo estimado de leitura:

Trabalhar de casa pode ser bom, mas se engana quem pensa que só há vantagens. Entenda as dificuldades do home office e saiba como lidar com elas.

Recentemente, muito tem se falado sobre as vantagens de trabalhar em casa. O trabalho remoto oferece, entre outras facilidades, mais flexibilidade de horário, conforto e redução de custos. Mas se engana quem pensa que trabalhar de casa significa ter somente vantagens. Neste texto, você vai conhecer algumas dificuldades do home office e entender como pesar os prós e contras na busca de um novo emprego.

 

Ambiente de trabalho com poucas trocas

Trabalhar de casa na maioria das vezes significa conviver muito pouco ou quase nada com colegas de trabalho, o que leva à diminuição de trocas, tanto profissionais quanto pessoais. No trabalho remoto, a resolução de dúvidas, a troca de ideias e os feedbacks ficam restritos a mensagens, e-mails e ligações, que nem sempre são tão completas e frutíferas quanto o encontro físico.

Procure entender a relevância da conversa presencial no momento de escolher entre um trabalho no modelo home office ou presencial

 

Possível sobrecarga de trabalho

O trabalho em modelo home office pode levar muitos profissionais a trabalharem mais tempo do que fariam indo fisicamente ao local de trabalho. Isso porque não há mudança entre o ambiente de trabalho e o ambiente de lazer, além de não haver um trajeto a ser feito para sair do trabalho. Por isso, é comum que o profissional ultrapasse seu período de trabalho.

Para evitar esse problema, procure estabelecer a disciplina nos seus horários: defina alarmes, evite responder a mensagens fora do horário definido e busque organizar suas demandas de trabalho para conseguir cumprir dentro do horário definido.

 

Incômodos domésticos

Uma das dificuldades do home office é a presença de incômodos domésticos durante o horário de trabalho. Falhas na internet, alguma dificuldade com filhos, uma lâmpada queimada, entre outros, são problemas que podem acontecer quando se trabalha em casa (especialmente se não há um cômodo exclusivo para trabalhar).

Considere a recorrência destes fatores e o grau de interferência deles no seu trabalho antes de considerar uma ocupação em modelo de home office.

 

Possível indefinição entre horários de trabalho e lazer

Outro fator importante ao se considerar o trabalho remoto é a dificuldade em definir horários específicos para o trabalho e reservar horários de lazer. A flexibilidade do home office pode permitir que seu trabalho seja feito a qualquer momento; por isso, é necessário manter a disciplina para separar os horários de trabalho e lazer. Isso garante não só momentos de descanso e diversão, mas também maior produtividade no trabalho.

 

Tendência ao isolamento social

O pouco contato social é uma das maiores dificuldades de trabalhar em casa. Para quem mora sozinho, o home office pode restringir o contato social somente aos finais de semana, em momentos de lazer. Mesmo para quem mora com outras pessoas, a interação é restrita.

Por isso, ao optar por trabalhar de casa, procure reservar momentos durante a semana ou aos finais de semana para encontrar familiares e amigos.

 

Fuja das dificuldades do home office

Este texto te ajudou a avaliar os prós e contras do home office? Se está em busca de uma vaga para trabalho presencial, o Caderno Nacional pode te ajudar! Aqui você encontra as melhores vagas para trabalhar presencialmente com qualidade. Encontre aqui sua vaga dos sonhos!

Quer ser um redator freelancer do CN?

Entre em contato conosco!