Fundamental para o bom funcionamento e a manutenção dos processos de empresas públicas e privadas de qualquer natureza, a profissão de secretária(o) faz parte do quadro de diversas organizações. A atuação de secretárias e secretários é o tema deste artigo do Caderno Nacional — conheça as atribuições, a formação necessária, o salário médio no país e as oportunidades disponíveis para trabalhar na área.
O que faz uma secretária?
Secretárias e secretários são profissionais imprescindíveis para garantir o funcionamento dos processos de uma empresa, assegurar o cumprimento de horários, atentar-se aos compromissos de profissionais de cargos altos, entre outras funções operacionais voltadas à qualidade da execução de tarefas e agendas.
Entre as principais atribuições de uma secretária estão:
- o agendamento e o cancelamento de eventos, reuniões, compromissos e viagens;
- o atendimento a clientes internos e externos, parceiros, patrocinadores e apoiadores;
- organização de documentos e cópias;
- o controle de correspondências, e-mails, mensagens e outras formas de comunicação;
- participação em reuniões e outros eventos para proporcionar diferentes formas de suporte, como a criação de pautas e a realização de atas.
Em busca de vagas para atuar como secretária? Confira abaixo as oportunidades disponíveis no Caderno Nacional:
Quais as áreas de atuação de uma secretária?
Uma vez que secretárias e secretários são primordiais em empresas de diferentes portes e naturezas, um profissional da área conta com diversas áreas de atuação possíveis.
Uma secretária ou secretário pode atuar em empresas públicas e privadas, auxiliando profissionais de cargos altos, como presidentes, diretores, gerentes e coordenadores; e como autônomos, atendendo de forma particular profissionais de outras áreas.
Além disso, por terem atribuições operacionais que são necessárias em quaisquer áreas do mercado, secretários podem atuar em organizações de diferentes setores, como Educação, Indústria, Tecnologia, entre outras.
Como se tornar uma secretária?
Para atuar como secretária, é exigida a formação completa em segundo grau. Pode ser solicitada a formação completa em nível superior ou técnico nos cursos de Administração ou Secretariado Executivo em instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).
No entanto, profissionais com outras formação também podem exercer a profissão, dependendo da área de graduação do profissional. Se você está em busca de vagas para secretária pelo país, confira no CN:
Qual o salário de uma secretária?
De acordo com portais de vagas, o salário médio de uma secretária no Brasil é de R$ 1.382,72. O valor pode ser maior ou menor conforme a área de atuação e o tempo de experiência do profissional.
Caderno Nacional: seu futuro profissional está aqui!
O Caderno Nacional é uma plataforma de vagas com mais de 21 mil oportunidades espalhadas por todo o Brasil. Encontre sua próxima oportunidade e alavanque sua carreira com o CN! Confira as vagas para secretária.