O Índice de Confiança da Robert Half teve sua 17ª edição publicada recentemente. A pesquisa mapeia diversas temáticas relativas ao mercado de trabalho, pontuando satisfação profissional, tendências e outros assuntos da área. De acordo com a última edição da pesquisa, a confiança no mercado tem se mostrado mais forte do que nos últimos meses, com 49% dos profissionais satisfeitos com a sua profissão.
A pesquisa mede o dado em pontos: enquanto em agosto, a pontuação de confiança no mercado em agosto de 2021 foi de 34,3, em comparação aos 30,7 registrados em maio de 2021. Os dados indicam uma retomada de otimismo, embora a situação do trabalho ainda tenha muito a melhorar.
Sobre os dados
Segundo a pesquisa, 49% dos profissionais entrevistados estão satisfeitos em seu emprego atual; os que estão parcialmente satisfeitos compõem 36% dos entrevistados; e, por fim, os que se revelam insatisfeitos são apenas 16% dos participantes.
Os principais motivos para a satisfação são:
- Bom relacionamento com o gestor direto
- Salário adequado
- Trabalhar com o que gosta
- Bom clima organizacional.
Por outro lado, os insatisfeitos também listam seu motivos para a inquietação profissional:
- 53% estão descontentes com seu salário atual
- 51% consideram que têm poucas oportunidades de crescimento
- 31% pontuam a falta de reconhecimento
- 24% destacam a incompatibilidade de valores e o relacionamento ruim com o superior direto.
Contratação e seus desafios
Por outro lado, os contratantes também pontuam as dificuldades na contratação profissional. Segundo o levantamento, 66% dos profissionais de recrutamento acreditam estar muito difícil ou difícil admitir profissionais com qualificação compatível ao esperado. O número cresceu cinco vezes em relação à sondagem anterior.
Deseja ter o seu currículum avaliado pelos nossos especialistas no Caderno Nacional, assine nossos planos e garanta o seu sucesso profissional.
A pesquisa destaca os motivos pontuados pelos recrutadores para encontrar seus candidatos: ausência de habilidades técnicas fundamentais para a vaga (49%), melhores talentos já empregados (43%), ausência de habilidades comportamentais para a função (38%) e pacote de remuneração pouco competitivo (38%).
Sobre a pesquisa
O ICRH (Índice de Confiança Robert Half) é utilizado como uma referência no mercado de trabalho, sendo um indicador que vai de 0 a 100. Os indicadores têm base móvel de 50 pontos. A edição mais recente é resultado da percepção de 1.161 profissionais entre 4 e 30 de agosto.
A divisão dos entrevistados é entre recrutadores, profissionais qualificados empregados e desempregados com idade acima de 25 anos e formação superior.
Encontre a satisfação profissional
Se você faz parte do grupo insatisfeito com a sua vida profissional, o CN pode te ajudar. Na nossa plataforma você encontra milhares de vagas disponíveis em todo o país e nas mais diversas áreas para alavancar sua carreira. Filtre pelo nosso campo de vagas e encontre as oportunidades mais promissoras do seu ramo profissional!