Profissões do Futuro: oportunidades em Marketing Digital

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 08/03/2021. Atualizado em 08/03/2021

Tempo estimado de leitura:

Promissora e em constante crescimento, a área de Marketing Digital reúne oportunidades profissionais para diferentes perfis. Saiba mais neste artigo!

Uma das áreas mais promissoras para 2021, o Marketing Digital tem se tornado cada vez mais relevante para os bons resultados de empresas, instituições e até mesmo profissionais autônomos. Está diretamente ligado a outros setores, como vendas e tecnologia, e abarca um bom número de vagas e formas de atuação. Conheça mais sobre as oportunidades em Marketing Digital neste artigo! 

 

Por que a área de Marketing Digital está em alta?

São diversos os motivos que fazem com que o Marketing Digital reúna um alto número de oportunidades profissionais. Com o desenvolvimento da internet, o aumento na inclusão digital e a grande difusão das redes sociais, a presença digital se tornou indispensável para empresas e instituições. A internet se mostrou um novo campo para a realização de vendas, aquisição de novos clientes e relacionamento com consumidores fiéis. 

Todos estes pontos são trabalhados, em diferentes níveis, por profissionais do Marketing Digital. Eles têm funções diversas, que vão do desenvolvimento de campanhas e estratégias de comunicação à criação de identidade visual, textos e análise de dados. Com essa grande abrangência de cargos e interrelação com outras áreas, o Marketing tornou-se não só uma área importante para as empresas, mas também um campo de atuação muito promissor. 

 

Cargos e oportunidades profissionais

As possibilidades de atuação dentro de uma equipe de Marketing são diversas e incluem diferentes perfis profissionais. Dentro do nível operacional há possibilidade de atuar em cargos mais criativos e voltados às relações humanas, como atendimento, produção de conteúdo e experiência do usuário, ou cargos voltados a números e análise de dados. 

As oportunidades incluem tanto um profissional generalista - o analista de Marketing Digital - quanto profissionais direcionados para cada setor dentro da área. Entre os cargos direcionados, destacam-se:  

Já para os cargos de gestão e liderança, as oportunidades são:

 

Formação e experiência

Tanto a formação quanto a experiência exigidas para atuar com Marketing Digital dependem do cargo que o profissional pretende seguir. O ensino superior completo é frequentemente exigido, mesmo que não seja na área de Marketing ou Comunicação Social. 

A formação em Marketing ou Publicidade e Propaganda oferece base suficiente para a atuação em todos os cargos operacionais. No entanto, pode ser necessária uma especialização ou pós-graduação para direcionar a carreira. 

Outras formações possíveis para atuar no Marketing Digital são: Relações Públicas, Jornalismo, Administração e Design Gráfico. Profissionais com outros cursos de graduação também podem ser admitidos para atuar na área, porém podem necessitar de cursos livres, especializações e/ou pós-graduações também. 

Em relação à experiência, cargos operacionais de níveis juniores costumam exigir no mínimo um período de estágio ou outros tipos de experiências, como atuação em projetos sociais e pessoais, projetos de extensão em universidades ou intercâmbios. 

 

Remuneração

Por ser uma área vasta em possibilidades de atuação, a remuneração é bastante variável. Especialistas em Marketing Digital ganham, em média, R$5.000,00 mensais, podendo o salário ser maior ou menor de acordo com a região onde a empresa se localiza, seu segmento e seu porte. 

 

Encontre as melhores oportunidades em Marketing Digital no CN!

O Caderno Nacional reúne mais de 20 mil vagas em todo o país! Sua próxima oportunidade profissional pode estar aqui. Confira todas as vagas de Marketing Digital na nossa plataforma. 

 
 

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!