Profissões do Futuro: CRM em Marketing

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 01/03/2021. Atualizado em 01/03/2021

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Estratégico para impulsionar o marketing e as vendas de uma empresa, o profissional de CRM é uma das profissões do futuro. Saiba mais neste artigo!

Nos mais diversos setores do mercado, as áreas de Marketing e Vendas estão diretamente relacionadas. O marketing, responsável por divulgar o produto ou serviço e levá-lo até o consumidor, faz com que a venda aconteça. A venda, por sua vez, mantém o negócio girando e permite que o marketing seja feito novamente. Para unir as duas áreas de forma eficiente e inovadora, o profissional de CRM em Marketing é fundamental. Saiba mais sobre as atribuições do cargo, perfil profissional, formação, experiência e remuneração desta que é uma das profissões promissoras para 2021! 

 

O que é CRM em Marketing e o que o profissional da área faz?

A sigla CRM vem da expressão em inglês Customer Relationship Management, traduzida livremente como “Gestão do Relacionamento com o Cliente”. Muito usado para empresas que possuem lojas ou plataformas online, o CRM é um processo que tem como função registrar e organizar os pontos de contato digitais que um consumidor tem com o negócio. 

Esse processo de gerenciamento dos pontos de contato inclui não apenas compras efetivamente, mas também cadastros no site, acessos em páginas específicas e outras formas de contato que vão além do processo final de compra. Todos os registros são fundamentais para entender as dores e dificuldades do cliente, permitindo o desenvolvimento de abordagens mais eficazes. 

Sabendo disso, o profissional de CRM é responsável por conduzir as estratégias de relacionamento e aquisição de novos clientes. Ele deve realizar estudos de concorrência e mercado, além de entender sobre o comportamento de clientes e saber como segmentar as bases de clientes para uma estratégia assertiva. 

 

O perfil do profissional de CRM

Para atuar com a gestão de relacionamento com o cliente, é importante que o profissional tenha um perfil analítico e estratégico e ofereça uma visão ampla sobre o produto ou serviço ofertado. 

São importantes para quem deseja trabalhar na área as seguintes soft skills:  

  • Iniciativa 
  • Foco 
  • Autonomia 
  • Organização 
  • Proatividade 

Bom raciocínio lógico também é fundamental, pois a área de atuação exige constantemente a identificação de padrões, rupturas e relações. 

A função exige conhecimento em análise de dados e noção do funcionamento de um e-commerce ou plataforma online, além do domínio da ferramenta usada para gerenciar todo o processo de CRM. De forma geral, é em uma ferramenta de CRM que estarão guardadas as informações do cliente e através dela que serão feitos alguns processos de aquisição e retenção de clientes. 

 

Formação e experiência profissional

O trabalho como profissional de CRM tem a exigência de ensino superior completo. Os cursos de graduação para atuar na área podem ser no segmento de Comunicação, como Marketing, Relações Públicas e Publicidade e Propaganda, ou em segmentos de Tecnologia, como Ciência da Computação, Engenharia ou Sistemas de Informação. 

A diferença entre as formações reflete no perfil do profissional, que poderá direcionar sua atuação mais à parte criativa, de desenvolvimento de campanhas e compreensão dos desejos do cliente, ou à parte de números e programação, de análise de dados e criação de sistemas. 

Já a experiência prévia para trabalhar na área pode ter sido em outras funções do Marketing Digital, como redes sociais, redação, design ou mídia. 

 

Remuneração de um profissional de CRM em Marketing

De acordo com portais de recrutamento e vagas, a remuneração de um analista de CRM em Marketing está entre as faixas de R$2.000,00 e R$4.000,00 mensais, conforme o tamanho e o segmento da empresa. 

Para estagiários, a estimativa é de R$1.000,00 a R$1.500,00 mensais e para profissionais seniores, com mais tempo de mercado, o salário pode chegar a R$6.000,00 mensais. 

 

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