Profissões do Futuro: Arquiteto de Segurança da Informação

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 12/04/2021. Atualizado em 12/04/2021

Tempo estimado de leitura:

Proteger dados digitais de uma empresa nunca foi tão importante. O arquiteto de segurança é fundamental neste processo. Saiba mais sobre a carreira!

As carreiras na área de Tecnologia têm ganhado cada vez mais destaque no mercado de trabalho. Com grandes perspectivas de crescimento e demanda alta nos mais diversos setores, os cargos de tech fazem parte das profissões promissoras para o futuro. Entre eles, a atuação como arquiteto de segurança da informação tem se mostrado fundamental para garantir a proteção dos dados de empresas e instituições. Saiba mais sobre a profissão e suas atribuições, oportunidades na área e remuneração média. 

 

O que é arquitetura da informação? 

O conceito de Arquitetura da Informação (AI) faz parte da área de Tecnologia e diz respeito à forma de organizar e estruturar sistemas complexos e detalhados de informações digitais. Essa forma de organização é utilizada para garantir o bom funcionamento dos dados e prevenir ataques criminosos aos dados digitais. 

 

A arquitetura da informação está presente, por exemplo, em sistemas de gerenciamento de conteúdo, bancos de dados, design de software e sistemas de biblioteca, sendo adaptada de acordo com as necessidades de cada sistema. Alguns dos pontos comuns que ela apresenta em todas as aplicações são o design estrutural de ambientes compartilhados, os métodos de organização de sites e a utilização de princípios da arquitetura e do design no espaço digital. 

 

A função e as atribuições do arquiteto de segurança da informação 

Dentro deste contexto, o profissional responsável por cuidar da arquitetura da informação de qualquer ambiente digital é, naturalmente, o arquiteto de segurança da informação.  Este profissional é um oficial de segurança digital e sua principal função é desenvolver estruturas complexas de segurança e garantir seu funcionamento em todas as esferas. 

 

Entre suas principais atribuições, estão: 

  • Auxílio na definição de arquiteturas de infraestrutura e softwares; 
  • Monitoramento, suporte e resposta a incidentes cibernéticos e de segurança da informação; 
  • Gerenciamento de ferramentas de detecção de ameaças; 
  • Auxílio na definição de estratégias de prevenção a vazamento de dados. 
     
     

Perfil profissional 

Para atuar como arquiteto de segurança da informação, a primeira característica do perfil profissional é a capacidade de pensar como cibercriminosos, de forma a antecipar as estratégias e formas de atuação e prevenir ataques. A compreensão dos caminhos traçados por hackers é importante para que o profissional não deixe nenhuma brecha nas estruturas de informação que ponha os dados em risco. 

 

A partir deste primeiro pré-requisito, outras habilidades técnicas e comportamentais também são essenciais para o trabalho na área. Inglês avançado, conhecimento em soluções e processos de segurança, além de domínio de provedores de serviço em cloud, são algumas das exigências técnicas. 

 

Já no âmbito comportamental, é fundamental que o arquiteto de segurança da informação tenha boa capacidade de concentração para as atividades cotidianas, boa comunicação para relatar possíveis programas e excelente raciocínio lógico. 

 

Para atuar na área é exigido o ensino superior completo. As graduações mais comuns são em Ciências da Computação, Sistemas da Informação, Engenharia da Computação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 

 

Remuneração 

Por ser relativamente recente, a profissão de arquiteto de segurança da informação tem remunerações variáveis em todo o país. O salário médio no Brasil gira em torno de R$7.000,00 mensais. A remuneração pode variar de acordo com a região do país, o tamanho da empresa ou instituição, o setor de atuação no mercado e o nível de experiência do profissional. 

 

Encontre as melhores vagas na área de Tecnologia 

O setor de Tecnologia é um dos que mais cresce atualmente. O Caderno Nacional reúne milhares de vagas em todo o país e concentra as melhores oportunidades para profissionais de Tecnologia. Navegue na nossa plataforma e encontre a vaga que sempre desejou para alavancar sua carreira.  

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!