Óptico - O que faz, salário, formação

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 20/12/2021. Atualizado em 20/12/2021

Tempo estimado de leitura:

Responsável pelos objetos usados para auxiliar a visão, o ótico é um profissional fundamental no ramo do comércio. Saiba mais neste artigo do CN!

Você sabia que aproximadamente 16% dos brasileiros têm algum problema de visão? Segundo o IBGE, cerca de 35 milhões de pessoas no país apresentam alguma condição que dificulta a visão. Por esse motivo, tem se tornado cada vez mais comum encontrar pessoas que usam óculos de grau, lentes de contato e outros utensílios para auxiliar a visão.

 

Você sabe quem é o profissional responsável por desenvolver esses objetos tão importantes para o nosso bem-estar? É o óptico, tema deste artigo do Caderno Nacional!</>

 

O que faz um óptico?

O óptico, em linhas gerais, é o profissional responsável por tarefas gerais dentro das óticas, lojas especializadas na venda de produtos oculares, como armações de óculos, lentes de grau, lentes de contato, colírios, óculos de sol, caixas protetoras, cordinhas, entre outros.

 

Fazem parte de seu cotidiano profissional, por exemplo, atividades como ler e compreender as prescrições ópticas feitas pelo oftalmologista (número de grau para óculos e lentes de contato, por exemplo), colocar lentes com grau nas armações, fabricar armações e outros produtos e comercializar os produtos conforme a necessidade dos clientes.

 

Quais as áreas de atuação de um óptico?

O óptico, com conhecimentos gerais em relação à visão humana, pode trabalhar em diversos setores da área. O profissional pode trabalhar diretamente nas óticas, responsabilizando-se por instruir os consumidores em relação ao grau de óculos, às opções mais indicadas de lentes de contato e colírios, entre outros.

 

O profissional também pode atuar internamente em fábricas e indústrias de produtos oculares, como em empresas de armações e fábricas de lentes de contato, realizando a produção destes itens.

 

Ainda, o profissional ainda pode atuar como auxiliar de oftalmologia, buscando a formação que permita a atuação mais direta na saúde ocular, como enfermagem, curso técnico em optometria e outros.

 

Como se tornar um óptico?

Para trabalhar como óptico, a formação mais comum é nos cursos técnicos em Óptica e Optometria. Profissionais da área também podem fazer cursos livres na área de saúde ocular. 

 

Quanto ganha um óptico?

De acordo com o Portal Salário, com base em dados do Novo CAGED, Empregador Web e eSocial, a média salarial de um óptico no Brasil é de R$ 1.730,81 para 43 horas semanais.

 

Oportunidades profissionais no Caderno Nacional!

Está em busca de vagas para trabalhar como óptico? Encontre no Caderno Nacional! Clique aqui para ver todas as vagas para óptico ou confira as oportunidades em destaque:

 

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!