Se, há algumas décadas, a internet era uma ferramenta em construção com um potencial imensurável, hoje o metaverso ocupa esse espaço, mostrando-se uma ferramenta repleta de possibilidades ainda não descobertas para o futuro. Essa nova camada de realidade, sobre a qual tem se falado muito nos últimos meses, promete novas conquistas relevantes, inclusive para a vida particular dos usuários.
Uma das grandes promessas do metaverso, e que em alguns lugares do mundo e para algumas pessoas já é realidade, são as oportunidades de trabalho dentro do espaço virtual. É possível trabalhar no metaverso? Como consigo uma oportunidade? Posso ganhar bem nesse cenário?
O Caderno Nacional está sempre ligado em tendências, novidades e impactos do mundo do trabalho, e foi atrás de entender o mercado de trabalho no metaverso e o que ele oferece para quem deseja trabalhar nesse contexto. Para entender esse momento da tecnologia e da sociedade, continue a leitura do artigo!
O que é o metaverso?
Em linhas gerais, o metaverso é uma espécie de nova camada de realidade, caracterizado pela junção do mundo real com o mundo virtual. Ele é constituído por um ambiente virtual totalmente imersivo, que reúne tecnologias diversas, como Realidade Virtual, Realidade Aumentada, hologramas, entre outras.
O grande objetivo do metaverso é que as pessoas efetivamente vivam a realidade dentro deste espaço, e não só observem os acontecimentos virtuais. Em teoria, as pessoas podem interagir com as outras, estudar, trabalhar, ter vida social (no metaverso já aconteceu até mesmo um casamento brasileiro). Cada pessoa tem seu avatar 3D, isto é, um boneco virtual customizado para representá-lo nessa nova realidade.
Como trabalhar no metaverso?
Nesse contexto, é possível também trabalhar no metaverso. Em um artigo publicado em 2021, Bill Gates afirmou que “dentro dos próximos dois ou três anos, prevejo que a maioria das reuniões virtuais deixarão de acontecer em imagens de câmeras em um grid 2D para o metaverso, um espaço 3D com avatares digitais".
Para que isso seja possível, no entanto, algumas mudanças relevantes são necessárias. Formações melhores em TI, capacitações para a execução do trabalho no metaverso e desenvolvimento de habilidades essenciais para a nova camada da realidade são algumas delas.
Inicialmente, para trabalhar no metaverso, é necessário não só demonstrar conhecimento da realidade e domínio do trabalho que será feito virtualmente, mas também buscar por empresas que estejam oferecendo oportunidades nesse contexto.
Grandes empresas como Microsoft, Apple, Disney, Nike, Itaú e Renner já afirmaram sua aproximação com a tecnologia e em breve devem permitir a atuação profissional no metaverso. Dessa forma, para buscar possibilidades de trabalho no metaverso, o caminho é se informar sobre a tecnologia e entender quais empresas já estão trazendo a tecnologia para seus cotidianos.
Oportunidades de trabalho no metaverso que pagam bem
Já existem profissionais qualificados atuando no metaverso e, segundo a Revista Exame, há cargos com salário acima de R$ 20 mil. Existem tanto oportunidades intrinsecamente ligadas à tecnologia quanto cargos de outras áreas, porém adaptados ao metaverso. Veja algumas abaixo os cargos em tecnologia:
- Gestor de Patrimônio e Imobiliário Digital
- Analista de Taxas de Transação Virtual
- Gerente de Segurança da Informação & Riscos
- Engenheiro de Tecnologia de Metaverso
- Desenvolvedores de Avatares
- Designers de vestuário para avatares
- Especialista em Segurança Cibernética
Já outros cargos presentes no metaverso, que em breve terão ainda mais demanda de bons profissionais, são:
- Professor
- Storyteller
- Designer
- Digital Manager
Acompanhe as tendências de mercado com o Caderno Nacional!
O Caderno Nacional é referência em empregabilidade, carreira e mercado. No nosso portal, você encontra notícias e textos informativos sobre assuntos variados relativos a trabalho, educação, carreira e temas relacionados. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!