Em alta nos últimos anos, o mercado pet do Brasil está entre os maiores do mundo, ficando atrás somente dos Estados Unidos e da China. De acordo com uma projeção realizada pelo Instituto Pet Brasil, o Brasil fechou 2020 com 13,5% a mais de faturamento que no ano anterior, chegando a bater R$ 40 bilhões. Dentro do ramo, uma das principais áreas de atuação é a do médico veterinário.
A função, que é amplamente conhecida por quem opta por ter animais domésticos, é fundamental para manter a saúde não só de cães, gatos, aves e roedores, mas também de animais silvestres e de grande porte. Saiba mais sobre a carreira de médico veterinário, suas funções, áreas de atuação, curso de graduação, salários e oportunidades profissionais neste artigo do Caderno Nacional!
O que faz um médico veterinário?
De forma geral, a principal função do médico veterinário é cuidar da saúde dos animais, tanto domésticos quanto selvagens e de criação comercial. É responsável por prevenir, diagnosticar e tratar doenças de todo tipo e causa, fraturas, incômodos e outros problemas e questões de saúde animal, como bem-estar e reprodução.
Cabe ao profissional de medicina veterinária realizar tarefas como atendimento, exames, diagnósticos, indicação de tratamentos e cirurgias de diferentes portes e áreas do corpo animal.
Quais as áreas de atuação de um médico veterinário?
O médico veterinário pode atuar com três classificações animais: domésticos, silvestres ou de criação comercial. Veterinários de animais domésticos atendem, por exemplo, cachorros, gatos, coelhos, pássaros e peixes de criação doméstica. Veterinários de animais silvestres podem cuidar de diversas espécies de diferentes biomas. E, por fim, veterinários de animais de criação comercial atuam com espécies que fornecem produtos ou serviços, como vacas e bois, porcos e frangos.
Entre os locais em que o profissional pode atuar estão as clínicas veterinárias, as indústrias de produção animal, as indústrias de produtos para animais, a indústria de produtos de origem animal e no setor de zoonoses.
Médico Veterinário - Campinas / SP
Médico Veterinário - Porto Alegre / RS
O que é preciso para ser veterinário?
Para trabalhar como médico veterinário, é necessário realizar o curso completo de graduação em Medicina Veterinária em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) e obter o registro no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV) do estado onde atua. A profissão é regulamentada desde 1968.
Como é o curso de Medicina Veterinária?
A graduação em Medicina Veterinária é disponibilizada no modelo bacharelado, tem duração média de 5 anos e faz parte da área da Saúde. O curso fornece ao estudante da área conhecimentos teóricos e práticos sobre a saúde integral dos animais.
Estagiário - Medicina Veterinária - Belo Horizonte / MG
Auxiliar Veterinário - Ivoti / RS
Além de disciplinas específicas da área, como anatomia veterinária e embriologia animal, o curso também inclui disciplinas como direitos dos animais, ética, sustentabilidade e empreendedorismo.
Quanto ganha um veterinário?
De acordo com um levantamento feito pelo portal Quero Bolsa, um médico veterinário ganha em média R$ 3.408,00 no Brasil. Como as possibilidades de atuação são diversas, a remuneração pode variar bastante. É necessário considerar a área de especialização, o setor de atuação (clínica, indústrias, empreendedorismo) e a região ou estado em que o profissional trabalha.
Vagas para veterinários
Trabalhar como médico veterinário é uma possibilidade promissora no Brasil, tanto nas grandes capitais quanto em cidades do interior onde há criação de animais. Se você está em busca de vagas para atuar como veterinário, confira no Caderno Nacional! A plataforma oferece vagas em todo o Brasil para as mais diferentes áreas do mercado de trabalho.