Marketing e Vendas: carreira, perfil, salário e mais

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 23/11/2020. Atualizado em 23/11/2020

Tempo estimado de leitura:

Neste artigo você vai entender as diferenças entre as áreas de Marketing e Vendas, seus respectivos objetivos, oportunidades, perfil e remuneração.

Não importa o tamanho ou segmento de uma empresa ou instituição: as áreas de marketing e vendas são primordiais e precisam trabalhar em conjunto. Descubra neste artigo as diferenças entre as áreas e seus respectivos objetivos, além de oportunidades de carreira, perfil profissional das áreas, projeções salariais e outros assuntos.

 

Marketing e Vendas: áreas diferentes mas interligadas

Engana-se quem pensa que os setores não têm diferença entre si. Embora interligadas e dependentes entre si, as áreas possuem objetivos e funções específicas.

 

O setor de marketing é responsável por criar valor sobre o produto ou serviço oferecido ao cliente. Seu papel é criar oportunidades, planejar campanhas, construir relacionamento com clientes, entre outros papéis relacionados à imagem da empresa e dos produtos ou serviços oferecidos.

 

Já a área de vendas tem como objetivo, basicamente, realizar as vendas. Cabe a ela criar as condições para que a empresa cresça de maneira uniforme, sem sobrecarregar outros setores, além de medir os resultados das vendas e definir metas de vendas e retenção para serem atingidas dentro de determinado período.

 

Alinhar as áreas é fundamental para que a empresa aproveite ao máximo seu potencial de vendas. Uma empresa que possui um bom marketing mas não realiza um bom trabalho de vendas não consegue dar vazão às oportunidades de vendas. Por outro lado, uma empresa que possui um bom setor de vendas mas não realiza um marketing bem feito terá muito mais dificuldade para realizar as vendas, pois menos oportunidades chegarão até a equipe.

 

Por isso, um profissional que escolhe uma área deve se interessar pela outra, conhecer seus processos e acompanhar seu trabalho. Desta forma, os resultados certamente serão potencializados em ambos os setores.

 

Perfil profissional

Tanto para marketing quanto para vendas, o perfil profissional inclui habilidades como resiliência e adaptação a mudanças. As duas áreas são profundamente dinâmicas e pedem que o profissional saiba negociar, expôr suas ideias de forma clara e se relacionar bem com diferentes pessoas.

 

De forma mais específica, a área de marketing pede também profissionais criativos, estratégicos e pró-ativos para criar e executar os planejamentos de campanhas. O setor de vendas, por sua vez, pede perfis mais flexíveis, persistentes e analíticos para identificar as melhores oportunidades de vendas e saber quando insistir em uma venda ou abrir mão dela.

 

Formação e experiência

Para as áreas de marketing e vendas, a formação exigida costuma ser próxima: cursos técnicos em Marketing, Vendas ou Administração e graduação em áreas relacionadas, como Administração, Marketing e Economia.

 

A experiência pode ou não ser exigida, dependendo do nível do cargo. Para funções que não exigem atuação profissional prévia podem ser considerados outros conhecimentos e experiências, como projetos de graduação ou técnico e atuação em projetos.

 

Carreira e áreas de atuação

Por serem setores fundamentais e presentes em qualquer tipo de negócio, se configuram como áreas promissoras para desenvolver carreira. Trabalhar em vendas ou em marketing permite escolher, por exemplo, uma empresa com um propósito e produto/serviço com o qual o profissional se identifica, tornando o trabalho mais agradável e trazendo mais motivação e identificação com a empresa.

 

Além disso, ambas permitem escalada na carreira, passando entre estágios e cargos juniores, plenos e de gestão. Alguns exemplos são:

 

Marketing:

  • Assistente de marketing
  • Analista de marketing digital
  • Coordenador de marketing digital
  • Consultor de marketing
  • Gerente de marketing ou CMO (diretor de marketing)

Vendas:

  • Assistente de vendas
  • Suporte a vendas (SAC ou Help Desk)
  • Analista de vendas
  • Supervisor de vendas
  • Coordenador de vendas
  • Gerente de vendas

 

Média salarial

O salário de profissionais das áreas de marketing e vendas varia de acordo com fatores diversos, como o nível do cargo, a região do país onde está localizada a empresa e as remunerações que podem vir de bonificações e participações de lucro.

 

De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Glassdoor, um analista de marketing ganha em média R$3.011,00 por mês. Segundo essa mesma pesquisa, um analista de vendas ganha em média R$R$ 2.814,00 por mês.

 

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