LinkedIn Top Voices: o que é e como se tornar

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 16/03/2023. Atualizado em 16/03/2023

Tempo estimado de leitura:

Entenda o que é o programa Top Voice do LinkedIn, as categorias reconhecidas e como se tornar um profissional reconhecido no mundo corporativo.

Uma das redes mais usadas no Brasil e no mundo e referência quando o assunto é networking, o LinkedIn é utilizado para as mais diversas finalidades em relação ao trabalho: recrutamento e seleção, networking, portfólio, criação de conteúdo, entre outros. Quando o assunto são a produção de conteúdo e o compartilhamento de reflexões e informações, o espaço vem crescendo e se fortalecendo.

Nesse cenário, a rede percebeu a importância de valorizar profissionais que naturalmente cativaram e engajaram seu público em postagens. Assim nasce o programa LinkedIn Top Voices, uma iniciativa exclusiva da plataforma para dar mais visibilidade a perfis que são referência em determinadas áreas.

O Caderno Nacional, parceiro oficial do LinkedIn, te conta o que é o programa, quais são as categorias e, claro, o que fazer para se tornar um Top Voice do LinkedIn e conquistar espaço e relevância no mundo corporativo. Continue a leitura!

O que é o LinkedIn Top Voice?


Desenvolvido em 2015, o LinkedIn Top Voice é uma iniciativa da rede social profissional. O objetivo do programa é reconhecer perfis (de pessoas ou corporações) que compartilham conteúdos relevantes, úteis e interessantes sobre determinada área na rede social, engajando os usuários da rede e demonstrando conhecimento na área.

A escolha dos Top Voices ocorre anualmente, e os escolhidos recebem um selo em seu perfil na rede. O reconhecimento não indica vínculo empregatício com o LinkedIn ou remuneração específica, mas abre portas para novas oportunidades profissionais, incluindo palestras e eventos organizados pelo próprio LinkedIn, além de demonstrar a relevância e autoridade do profissional naquela determinada área.

Categorias do programa


Para premiar e distribuir o reconhecimento anualmente, o LinkedIn divide o programa em algumas categorias, de acordo com o momento do mercado, a procura e a criação de conteúdo. Algumas delas são:

- Tecnologia

- Marketing Digital

- Carreira

- Saúde

- Recursos Humanos

- Sustentabilidade

- Diversidade e Inclusão

- Empreendedorismo

- Liderança e Gestão

- Produtividade

Como se tornar um “Top Voice” no LinkedIn?


Não há uma fórmula ou espaço específico para se candidatar e se tornar um Top Voice no programa, mas a trajetória de profissionais que alcançam o reconhecimento costuma ser parecida.

A criação da lista utiliza como base o algoritmo do LinkedIn para descobrir quais os usuários que obtiveram mais engajamento na rede social ao longo do ano com suas publicações. Além das métricas de alcance e engajamento, a equipe da plataforma também analisa minuciosamente o conteúdo compartilhado, visando avaliar a qualidade do material e a relevância para os demais usuários.

Dessa forma, a principal forma de se tornar um Top Voice no LinkedIn é compartilhar conteúdos autênticos, relevantes e interessantes, engajando seu público e alcançando mais usuários que não o(a) conhecem. O trabalho é gradual e não tem garantias do reconhecimento; mas, ao longo do tempo, é possível ser reconhecido(a) como um Top Voice e ter a atenção da plataforma e do mercado como um todo.

Informe-se com o Caderno Nacional!


Encontre notícias e artigos sobre o mercado de trabalho e empregabilidade com o Caderno Nacional! Com mais 20 mil vagas em todo o país, nossa plataforma traz informações e dicas para a sua trajetória profissional e disponibiliza oportunidades abertas para você. Confira!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!