Joalheiro - O que faz, salário, formação

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 22/11/2021. Atualizado em 22/11/2021

Tempo estimado de leitura:

Neste artigo, saiba tudo sobre a profissão de joalheiro, como áreas de atuação, funções, formação necessária e remuneração!

O mundo da moda e da estética inclui uma série de possibilidades profissionais. Estilistas, coloristas pessoais, fabricantes de acessórios, costureiras e diversos outros tipos de profissionais fazem parte do universo e permitem diferentes formas de atuação. Uma dessas carreiras, tradicional e consolidada, é a de joalheiro. Neste artigo do Caderno Nacional, saiba o que o profissional faz, quais suas áreas de atuação, qual a formação necessária e o salário médio do profissional no país.

 

O que faz um joalheiro?

Em linhas gerais, o profissional é responsável por idealizar, confeccionar, reparar e ajustar joias, semijoias, bijuterias e joias fantasias. Em seu dia a dia, o profissional desenha modelos de anéis, brincos, colares, gargantilhas, pulseiras e outras joias e acessórios, obtém as matérias-primas, encaixa, molda, lixa, solda e realiza todos os outros processos necessários para obter uma joia ou semijoia. A área ainda inclui produtos folheados e banhados e relógios.

 

O joalheiro é um profissional manual e conta com o apoio de ferramentas e máquinas que permitem a padronização e a reprodução em maior escala. Ele deve executar seus processos de forma responsável com o meio ambiente, respeitando as normas de segurança e saúde.

 

Quais as áreas de atuação de um joalheiro?

Embora, para leigos, a carreira de joalheiro possa parecer muito restrita, a profissão permite diversas áreas de atuação. Em geral, ele pode trabalhar nos setores da indústria e do comércio, em fábricas e lojas com diferentes especializações. Fábricas de joias e bijuterias, relojoarias e empresas de joalheria são as principais; porém, dentro desses ramos, ainda existem outras possibilidades, como:

 

  • ourives;
  • designer de joias;
  • autor de joias;
  • fundidor;
  • cravador;
  • gravador
  • modelista em cera;
  • gemólogo;
  • lapidário; e,
  • técnico em acabamento e galvanoplastia.

 

Como se tornar um joalheiro?

Para trabalhar como joalheiro no Brasil não é exigida a formação em curso superior em cursos específicos; no entanto, profissionais com boa formação, incluindo curso técnico ou superior em Design, costumam ser mais valorizados no mercado.

 

Outro aliado forte para seguir na área são os cursos livres, disponibilizados por profissionais da área ou instituições de ensino.

 

Por fim, a experiência na área costuma ser mais valorizada do que a formação. Por isso, aposte em oportunidades e mantenha o networking em dia.

 

Quanto ganha um joalheiro?

De acordo com informações do site Mundo SENAI, o salário médio de um joalheiro no Brasil é de R$ 1.594,36. No entanto, a remuneração pode variar conforme diferentes fatores, como a região onde o profissional trabalha e a área de especialização — um ourives, por exemplo, tem salário médio no brasil de R$ 2.481,00.

 

Ainda, a experiência profissional também interfere na remuneração do profissional: quanto mais tempo de atuação, mais autoridade e possibilidade de trabalhar em joalheiras renomadas e consolidadas, aumentando o retorno financeiro.

 

Oportunidades profissionais no CN!

Está procurando por novas oportunidades? O Caderno Nacional tem! No portal você encontra milhares de vagas disponíveis em todo o Brasil. As vagas são gratuitas para profissionais que buscam o primeiro emprego e para pessoas com deficiência (PcD). Confira as oportunidades na nossa plataforma!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!