O futuro do trabalho está sempre trazendo inovação e novidades para profissionais e empregadores de todos os ramos. Seja em relação às demandas do cotidiano, seja quanto ao modelo de trabalho, empresas, consultorias, profissionais e instituições de ensino vivem em busca de iniciativas para melhorar a produtividade e a qualidade do trabalho.
Há alguns anos, o trabalho remoto e o modelo híbrido vêm sendo adotados gradualmente por empresas de diversas áreas. Com a pandemia de Covid-19, intensa principalmente durante os anos de 2020 e 2021, a adoção do home office se fortaleceu no Brasil e no mundo. Hoje, mesmo após o controle da pandemia devido à vacinação, os modelos de teletrabalho (completamente remoto) e trabalho híbrido se mantêm fortes no mercado.
De acordo com a consultoria global Robert Half, voltada para recrutamento especializado, parte considerável dos candidatos a novas vagas de emprego têm buscado um modelo de teletrabalho ou híbrido. Esse fato está ligado também às áreas mais fortes para as contratações de 2023: tecnologia, vendas, engenharia e finanças. Abaixo, saiba mais sobre as opiniões de contratados e contratantes quanto ao modelo de trabalho para 2023.
O que os candidatos buscam
No levantamento, os profissionais foram questionados a respeito do que mais valorizam na busca ou troca de trabalho. As respostas mostram a força do modelo de trabalho: 43% dos entrevistados disseram valorizar este critério ao procurar por um novo emprego. Em seguida, os principais diferenciais buscados pelos profissionais são: salário (32%), reputação da empresa (14%) e benefícios (12%).
O modelo de trabalho ideal
Hoje, com as amplas possibilidades para o modelo de trabalho, também coube ao levantamento questionar os participantes a respeito do modelo considerado ideal para eles.
Para 17% dos entrevistados o modelo 100% home office é o ideal, ao passo que 10% das empresas oferecem vagas nesta modalidade. Em relação ao modelo presencial, somente 6% dos profissionais julgam ser este o melhor formato, enquanto 33% das empresas ofertam vagas no modelo totalmente presencial.
Por fim, com a maior porcentagem tanto de oferta quanto de procura está o trabalho híbrido: 77% dos profissionais consideram a modalidade híbrida a ideal, e 57% das empresas oferecem oportunidades neste modelo.
Trabalho remoto: benefício ou modalidade de trabalho?
O Guia Salarial 2023 Robert Half também indagou os entrevistados sobre a forma como enxergavam o trabalho: como um benefício concedido pela empresa ou uma modalidade de trabalho comum, assim como o trabalho presencial.
Nas respostas, quase 80% dos profissionais afirmaram ver o teletrabalho como um modelo de trabalho; no período pré-pandemia, o home office era fornecido majoritariamente como um dos benefícios dos pacotes das empresas.
Com isso, é possível afirmar que a tendência do mercado de trabalho hoje é a consolidação do modelo de trabalho híbrido ou remoto para as áreas e os segmentos que permitem a flexibilidade.
Informe-se sobre o mercado com o Caderno Nacional!
Veja notícias e textos informativos sobre assuntos variados relativos a trabalho, educação, carreira e temas relacionados. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!