Entenda os impactos imediatos das Eleições 2022 no país

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 06/10/2022. Atualizado em 06/10/2022

Tempo estimado de leitura:

Embora ainda haja segundo turno para a eleição presidencial, veja o que já pode ser observado como impacto após o primeiro turno das Eleições 2022.

No último domingo (02), 122 milhões de brasileiros de todas as regiões foram às urnas depositar seus votos nas urnas para os próximos quatro anos. Os cargos em aberto - deputado(a) federal, deputado(a) estadual, senador(a), governador(a) e presidente - incluíam políticos para o Poder Executivo e Legislativo.


Enquanto deputados estaduais, deputados federais e senadores já foram definidos neste 1º turno, as funções do Executivo, em âmbito nacional e em muitos estados, foram levadas ao 2º turno, como é o caso da eleição presidencial.

Essa disputa, por sua vez, terá o resultado mais aguardado e complexo, dividida entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que obteve 48,4% dos votos, e o atual presidente Jair Messias Bolsonaro (PL), com 43,2% dos votos.

Mesmo que a disputa presidencial ainda esteja em aberto até o dia 30 de outubro, quando ocorrerá o 2º turno das Eleições 2022, já é possível observar impactos imediatos das Eleições 2022 no país, seja pela expressividade dos partidos e apoiadores eleitos no Legislativo, seja pela relação entre a quantidade de votos em um e em outro candidato.

Neste artigo do Caderno Nacional, entenda melhor quais impactos já puderam ser observados no país após o resultado do 1º turno e o que podemos esperar para o próximo mês e, claro, os próximos anos, conforme o candidato escolhido pelo país para ser presidente da República.

Governabilidade


Um dos maiores impactos que pode ser rapidamente observado após o 1º turno das eleições é a entrada dos deputados e senadores e seus respectivos partidos, que impacta diretamente na governabilidade do presidente eleito.

Um número expressivo de senadores e deputados que são da base de apoio do atual presidente Jair Bolsonaro foram eleitos para os cargos a que concorreram, como Damares Alves no DF, Marcos Pontes em SP, Hamilton Mourão no RS, Sergio Moro no PR e Magno Malta no ES — todos eleitos para o Senado.


Por outro lado, deputados e senadores da ala de esquerda, cujo apoio é direcionado ao ex-presidente Lula, também obtiveram resultados expressivos de votos, elegendo 130 deputados federais, entre eles Guilherme Boulos (PSOL), deputado mais votado em São Paulo.


O cenário indica a divisão sensível entre a força da extrema-direita, representada pelos políticos da base de Jair Bolsonaro, e a permanência e o relativo crescimento da oposição de esquerda, representada por políticos de diferentes partidos que declararam apoio ao ex-presidente Lula.


Esse “racha” no Poder Legislativo indica que, independentemente do presidente eleito, a governabilidade será bastante truncada, uma vez que há forte oposição a ambos os candidatos.

Economia


Com o resultado apertado entre os dois candidatos e o descarte de uma eleição “de lavada”, os impactos nos preços de ativos brasileiros estarão ligados ao espectro político que o país seguir nos próximos anos.


De acordo com um relatório elaborado pela XP Investimentos, os papéis e setores estatais são os que tendem a ser mais sensíveis às eleições, como Banco do Brasil e Petrobrás, além de setores domésticos, como varejistas, educação e imobiliário.


Por fim, o relatório destaca os papéis também ligados às eleições estaduais, os quais “também podem ter bom desempenho por conta da eleição de candidatos da direita, como Sabesp (SBSP3), com o forte resultado do candidato Tarcísio de Freitas no 1º turno, Cemig (CMIG4) com a reeleição do governador Zema, e Banrisul (BRSR6) com o 2º turno entre Onyx Lorenzoni e o ex-governador Eduardo Leite.”

Informe-se com o Caderno Nacional!


Aqui você encontra notícias e textos informativos sobre assuntos variados relativos a trabalho, educação, carreira e temas relacionados. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!