Apontado pelo levantamento da consultoria de recrutamento e seleção Robert Half como uma das profissões promissoras para 2021 e a próxima década, o cargo de engenheiro de georreferenciamento tem ganhado destaque no mercado de engenharia e topografia. Conheça mais sobre as atribuições, áreas de atuação, remuneração e perfil profissional para a profissão!
O que é georreferenciamento?
O georreferenciamento é um instrumento de referência adotado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) como forma de padronizar a identificação de imóveis rurais. Ele é feito a partir do reconhecimento de coordenadas geográficas do local por meio de mapas ou imagens e quem estabelece os processos e segue os parâmetros para realizá-lo é o profissional de georreferenciamento.
Como trabalhar na área
O georreferenciamento não é uma área da exclusiva engenharia. No entanto, uma das formações que permitem a atuação no georreferenciamento é a engenharia.
O Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA) estabelece que profissionais com formação em nível superior ou técnico como Arquitetos e Urbanistas, Geólogos, Engenheiros Cartógrafos e Engenheiros Agrimensores, estão aptos para executar processos de georreferenciamento.
De acordo com a legislação atual, somente profissionais registrados no CONFEA/CREA podem georreferenciar um imóvel. Além do registro, é necessário que o profissional possua atribuições de georreferenciamento em sua formação.
Atribuições da profissão
O engenheiro de georreferenciamento é responsável por estruturar os processos da área junto a outros profissionais da área, como arquitetos e geógrafos. Entre as atribuições da profissão, estão, por exemplo:
- Execução de processos de levantamentos planialtimétricos;
- Georreferenciamento de propriedades rurais;
- Criação de curvas de nível;
- Realização de diagnóstico e visitas de campo;
- Confecção de relatórios a respeito do assunto.
Perfil profissional
Como em outras especificações da engenharia, o perfil profissional do engenheiro de geoprocessamento inclui a facilidade com dados e número, a valorização do raciocínio lógico, a capacidade de tomar decisões e a competência de trabalhar sob pressão.
Além disso, para engenheiros que desejam trabalhar na área de georreferenciamento, é importante o conhecimento técnico em áreas como:
- Topografia
- Fotogrametria
- Cartografia
- Astronomia de Posição
- Sensoriamento Remoto
- Sistemas de Informações Geográficas
- Geoprocessamento
Remuneração
Por ser uma profissão nova e promissora para os próximos anos, os dados de remuneração ainda são escassos. No entanto, o Guia da Carreira estima que o salário médio inicial desse profissional é de R$ 3.500,00.
Sucesso profissional é no Caderno Nacional
Em busca de oportunidades profissionais promissoras? Acesse o Caderno Nacional! Vagas de emprego para diversas áreas em todo o país.