Criatividade e Inovação nas Empresas

Por Luís Sérgio Lico

Consultor na Consultive Labs

Publicado em 05/03/2020. Atualizado em 05/03/2020

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Conheça a real a necessidade de as empresas serem, ou virem a capacitar seus colaboradores para a atualidade mundial das empresas globais.

Duas pessoas podem ver a mesma coisa e percebê-las diferentemente, dependendo da visão de cada um.
(Steve Jobs)

 

Estamos entrando em uma "Era Nova", o momento é este, o local é "onde você esteja ou trabalhe" e o tempo é de "Criação e Inovação".

 

Nunca se falou tanto em "CRIAR E INOVAR", e nunca sua busca nunca foi tão propalada e necessária.

 

Em um mundo onde Empresas se digladiam por menos "um Dólar ou Euro" ou menos "um Yuan ou Real" nos custos em suas mercadorias, qualquer recurso poupado ou cortado de suas despesas, irá representar muito no somatório e fechamento das contas ao final do ciclo produtivo, e isto tanto para bens de consumo, quanto para serviços.

 

Para isto, não é mais possível pensar apenas em investimento a longo prazo para o aumento da produção, readaptação do parque produtivo ou no simples corte nas folhas de pagamento, até para isto as empresas precisam sair do "mesmo", sair do "Status Quo", que por anos vem se mantendo e desafiando os "Gurús" do Neo-Capitalismo, já comentado durante a Revolução Brasileira pelo então Presidente General Ernesto Geisel.

 

Precisamos sair das eternas e tradicionais formas imediatas de se obter "resultados imediatos", que muitas vezes levam as empresas a terem sérios problemas futuros por conta destas medidas simplistas, que apenas adiam os resultados, e muitas vezes podem-nas levar a quebrarem.

 

A realidade, para a situação atual, o que se necessita , é que as empresas precisam "se repensar", elas precisam "se reinventar" a cada dia, mais e mais. Na realidade elas necessitam urgentemente "Criar e Inovar" nas mais diversas áreas de sua atuação, e este é sem dúvida alguma o tema que deve ser explorado nos dias de hoje, dentro e fora das Empresas, tendo em vista que altos investimentos em expansões e produção de escala, muitas vezes não trazem a eficiência esperada que levaria a competitividade desejada.

 

E aqui abrimos um parênteses e iremos dar uma ênfase em nossos trabalhos no âmbito empresarial, isto porque entendemos que é o local onde as pessoas podem vir a se estabelecer como "CRIATIVOS ou INOVADORES", em uma maior escala, pois embora criar ou inovar, pode não requerer muitos investimentos, em outros casos ao contrário, poderá vir a tolher, ou até mesmo impedir que algo seja concretizado, por serem muitas vezes, nas questões do investimento da criação ou inovação, muito elevados.

 

Embora exista uma corrente que diga que para ser criativo basta ter cérebro, temos que pensar não só na criação ou inovação como por si só como autossuficiente, ou seja, o mínimo e necessário, já que para sua implantação e sustentabilidade, muitas vezes há que se dispensar grandes investimentos atrelados, que não são tão fáceis assim de se conseguir.

 

Com o foco, dado por um mercado global, fica claro que precisamos cada dia que passa, nos empenharmos, mais e mais, para atingirmos "mais", e isto em um mercado que teoricamente já está, como muitos falam, pele e osso, de tanto que já se tirou a gordura, e hoje já se começa a retirar a própria carne, o que muitas vezes levam as empresas, sem saberem, a mutilarem seus próprios colaboradores.

 

Como isto é feito? Simples, são horas extras, redução de benefícios, dispensa de "cérebros", pessoas criativas são cobiçadas e podem vir a se tornarem caras, por redução de custos e investimentos, sobrecarga de serviço, pois não podem contratar mais e por isto os colaboradores passam a trabalhar por dois.

 

Este talvez, eu diria, é um dos piores cenários, pois tal sobre carga, elimina a capacidade de criação tranquila, e leva a um serviço muitas vezes de baixa qualidade e o que é pior, acaba refletindo em um estresse generalizado de seus colaboradores a um nível insustentável, e que leva também, tanto os colaboradores quanto a própria empresa, a perderem seu bem mais importante, qualidade de vida comum e relacionamento sustentável e construtivo entre os níveis hierárquicos dentro da Companhia.

 

Tudo isto poderia ser resolvido se existisse dentro das empresas uma política de adequação de necessidades multilaterais, ou seja, tanto um quanto outro, venham a desenvolver um trabalho diferenciado que levasse a ganhos produtivos e pessoais, o que pode ser conquistado pelo trabalho Inovador e Criativo, na realidade a diferença entre os dois é sutil, mas marcante e definitiva para um foco de trabalho.

 

"INOVAR" significa: "fazer inovações", "introduzir novidades" ou ainda "renovar".
Já o Significado de "CRIAR" é: "Tirar do nada", "dar existência" ou ainda "inventar".

 

Ao analisarmos as necessidade atuais das empresas, nos deparamos com as duas possibilidades, tanto as empresas necessitam CRIAR, quanto INOVAR em suas áreas de atuação, havendo portanto inúmeras possibilidades para que seja melhorado desde as condições de trabalho até a criação de novos produtos ou ainda inovações em produtos, processos e sistemas existentes, isto é Criatividade e Inovação nas Empresas.

 

Por outro lado, sabemos por experiência que não é somente querer e com isto já temos uma empresa Criativa e Inovadora, é bem mais do que isto, há muito trabalho a ser desenvolvido.

 

Temos consciência também de que quanto mais se deseja Criar e Inovar, mais a Empresa necessita dar e sustentar toda uma estrutura que a leva a este patamar, e isto requer, tempo e investimento em uma política de Criatividade e Inovação, e é aí que as empresas precisam quebrar seus paradigmas a respeito do tema.

 

O velho e bom "PAGO POR SUAS IDÉIAS", ou uma simples "CAIXINHA DE SUGESTÕES", já não atendem mais as necessidades para que uma empresa seja guindada ao patamar de "EMPRESA INOVADORA E CRIATIVA".


Sob esta ótica e "novo" conceito, se as empresas quiserem se beneficiar e obterem o máximo de Criação e Inovação, elas precisarão investir em um departamento de Criação e Inovação "C&I", através de treinamentos específicos, disponibilizar um espaço físico para seus "gênios criativos" trabalharem.

 

Precisará também desenvolver uma reengenharia dos espaços da empresa, estabelecendo áreas propícias para o C&I bem como alicerçar bases sólidas que evitem o retorno à "mesmice" e o saudosismo de formas para obtenção de "ideias", e realmente se disponham a investir no maior capital que ela possui: "Seus Colaboradores".

 

É sabido que uma pessoa, quando está tranquila, possivelmente sua mente está muito mais bem preparada, receptiva e propensa para o ato de criar ou inovar, e aqui abrimos aspas, não confundir com saber trabalhar sob pressão, que é o que as empresas querem fazer para que seus funcionários produzam mais, e de preferência, se tornem mais criativos, ao se tornarem menos afetos aos desafios impostos para um trabalho sob pressão de resultados.

 

Entretanto, muitas empresas já se aperceberam disto e desenvolveram uma forma para que seus funcionários possam criar, em seu horário de trabalho, sem que com isto ele perca sua produtividade, valendo-se de uma reengenharia do seu paradigma do pensar, um dos maiores exemplos disso é a Google, considerada um exemplo como empresa voltada para C&I.

 

E você, como pode pegar este barco antes que ele passe, e você fique a ver navios?

 

Bem se por um lado é fácil ser criativo, por outro é difícil que te deixem ser criativo, afinal em uma pesquisa envolvendo mais de 200.000 pessoas durante mais de 25 anos, chegou-se a um resultado impressionante.

 

Neste período, a média de pessoas altamente criativas, dos 5 aos 25 anos caiu de 98% para 2% respectivamente, ou seja as pressões do nosso dia a dia, a forma como as grades escolares são montadas, e a estrutura das empresas, ainda presas a um sistema arcaico da "Era Industrial", nos fazem deixar a criatividade de lado em nome do certo, do perfeito de normas, padrões e regras rígidas e em muitos casos, o que é pior, por sermos impedidos de criar ou inovar, em função de um sistema já viciado com foco em apenas produzir o máximo da mesma forma sem uma opção de C&I.

 

Normalmente existem cinco bloqueios que nos levam a criar menos, são eles:

 

- Bloqueios culturais;
- Bloqueios ambientais e organizacionais;
- Bloqueios intelectuais e de comunicação;
- Bloqueios emocionais;
- Bloqueios de percepção.

 

Entretanto sabemos que o ser humano possui uma característica única que o distingue dos demais seres no mundo, é a sua capacidade de criar e inovar, e embora inda não tenhamos um total domínio de como ela acontece em nosso cérebro, temos alguns pontos já estabelecidos que poderá nos auxiliar a aumentar ou reativar nossa capacidade de criar e inovar.

 

Assim existem alguns estudos e pesquisas que mostram algumas características presentes em pessoas altamente criativas e inovadoras, (TORRANCE, 1976:52-56), são elas:

 

- Redefinição figural, semântica e simbólica: É o pensar fora da caixa, é o sair do sistema para enxergar um problema ou uma situação sob uma nova perspectiva.

 

- Flexibilidade adaptativas ou espontâneas, figural ou semântica: São pessoas que possuem a capacidade de criar e inovar, quando são solicitados a desenvolver diferentes soluções e explorar os diferentes usos de alguma coisa ou ainda a criar soluções para um problema.

 

- Originalidade: É quando a pessoa apresenta uma habilidade de desenvolver soluções únicas onde outras não conseguiram chegar a pensar.

 

- Elaboração semântica: É a habilidade de uma pessoa em formular uma idéia, ou um conjunto de ideias, de conseguir expandi-las transformando-as em soluções realizáveis.

 

- Fluência expressional, associacional, ideacional e de palavras: É quando uma pessoa pode desenvolver um grande número de idéias, sentenças ou associações quando apresentada a uma palavra, conceito ou problema.

 

- Sensibilidade a problemas: É uma habilidade única onde as pessoas conseguem, mais facilmente que outros, a identificar o foco a ser trabalhado em uma tarefa, além de conseguir visualizar as dificuldades associadas a esta tarefa.

 

- Tolerância ao ambíguo: Pode-se dizer que é a capacidade de aceitar e trabalhar com múltiplas causas ou respostas a um problema ou desafio singular ao mesmo tempo.

 

Como podemos ver, o ato de criar e inovar, não é algo desconhecido ou que não tenha uma forma de ser trabalhado, apenas necessitamos estar devidamente preparados para podermos extrair ao máximo nossa capacidade de estabelecer novos link´s dentro de nosso cérebro.

TESTE SUA CRIATIVIDADE

 

Existem muitos testes que tentam estabelecer parâmetros, que nos indique o grau de "C&I" de determinada pessoa, embora estes na sua grande maioria sejam subjetivos, podemos estabelecer algumas linhas de análise que nos levem a resultados promissores, caso você se interesse, abaixo estão alguns testes que poderão te mostrar o quão criativo ou inovador você é.

 

O Teste de Torrance: são fornecidas algumas formas gráficas simples, a pessoa é solicitada a usá-las ou combiná-las a ou a completar uma figura inacabada. Ela Será avaliada em função das combinações obtidas e da criatividades de formas finais.

Outro teste é o desenvolvido para um projeto chamado Vormator, lançado em 2006, que propôs a criação de desenhos a partir do uso e combinação de oito formas básicas, como apresentado na imagem abaixo:

 

elementos vormator

 

É um teste à sua criatividade artística, e deve ser seguido de acordo com algumas regras sobre a utilização das oito formas:

 

1. Você pode girar, inverter ou duplicar as formas básicas.
2. Você não é obrigado a usar as oito formas.
3. Você pode alterar as dimensões proporcionalmente, sem distorções.
4. Você pode adicionar, subtrair, cruzar ou agrupar formas.
5. Use cores à vontade, sem restrições.
6. Você pode usar gradientes de cores
7. As formas podem somente preenchidas com cores, sem contornos.
8. Você não pode usar efeitos especiais (filtros, sombreamento, etc).

 

Você pode utilizar este teste tanto de uma forma "eletrônica", utilizando-se de tradicionais softwares de processamento de imagens, ou ainda utilizar o bom e velho processo de bricolagem onde você pode também usar uma tesoura, cola e papéis coloridos.

 

Abaixo está uma ideia de um dos desenhos possíveis de serem desenvolvidos com estas técnicas, lembre-se para quem tem imaginação como você, há sempre uma solução.

 

Depois de terminar o exercício, releia as características comentadas anteriormente para pessoas criativas (fluência, variedade e flexibilidade, originalidade e elaboração) e verifique quais se destacam.
Como você avalia sua criatividade? Quais características você precisa desenvolver para aprimorar suas habilidades criativas?

 

Pense nisto se quiser ser mais criativo.

 

DICAS

 

Você poderá se tornar criativo, é só lembrarmos-nos da forma utilizada por Leonardo da Vince, que é considerado o maior Criador e Inovador de todos os tempos, ele estava muito além de seu tempo, por tanto que criou e inventou, e tudo em função da sua constante busca por coisas novas e originais, através de estudos, visitas, observação, e principalmente, novas experiências em todos os campo de atuação.

 

Lembre-se a inovação é simplesmente um novo modo de fazer as coisas com um resultado positivo, e a criatividade é o que as conecta, através de uma visão e busca constante para conhecê-las ao máximo

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