Conheça as mad skills e aumente seu salário rapidamente

Por Jéssica Dourado

Redatora na Caderno Nacional

Publicado em 04/07/2024. Atualizado em 04/07/2024

Tempo estimado de leitura:

Você sabe o que são as mad skills e como elas podem te ajuda a conseguir aquele aumento que você tanto almeja? Confira neste artigo.

Estar por dentro das tendências do mercado se tornou uma questão de sobrevivência. E mais do que isso, estar por dentro e saber como usar a seu favor. É dessa forma que deve ser com as mad skills.


Caracterizadas como habilidades fora de série, ou incríveis, essas skills se mostram como um diferencial para muitas empresas. E se apresentadas e/ou usadas da forma correta, podem trazer bons frutos na sua vida profissional, impactando diretamente, inclusive, na sua remuneração.


Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo do Caderno Nacional e fique sempre atualizado sobre as tendências do mercado e como elas podem te auxiliar na busca pelos seus objetivos profissionais.


Entenda melhor o que verdadeiramente são as mad skills


Para caracterizar essas habilidades, precisamos relembrar os outros termos para tudo se ambientar da melhor forma.


Hard skills:
habilidades técnicas e acadêmicas adquiridas através da educação formal. Ou seja, por meio da graduação, pós-graduação, especialização e assim por diante.


Soft skills:
são aquelas habilidades denominadas como socioemocionais. Somo é o caso de: empatia, escuta, resiliência e assim por diante. São aspectos que ajudam no cultivo de boas relações interpessoais.


Mad skills:
são as habilidades adquiridas por meio de hobbies e atividades interessantes que fazem o profissional se destacar e ser diferente de alguma forma. Aqui entram diversas áreas, como: artes (música, teatro, pintura etc), esportes, voluntariado, viagens, gastronomia e assim por diante.


Essa é uma tendência que surgiu na Europa, mas que vem ganhando muita força em solo nacional.


Será que as mad skills realmente fazem tanto assim a diferença no mercado?


Claro que sim!


Em um mundo cada vez mais conectado, com muitas informações, e com acesso a elas, é comum que muitos candidatos e colaboradores possuam o mesmo nível de educação, de produtividade, de entendimento.


Por isso, tudo que se diferencia ganha uma atenção a mais. De acordo com uma edição do Índice de Confiança da consultoria (que ouviu diversos profissionais de RH), apontou que:


- 66% dos recrutadores valorizam as mad skills ao analisar um candidato;


- 17% reforçaram que consideram extremamente importante quando relacionadas ao setor ou atuação do candidato.


Até porque, as hards e softs skills podem ser adquiridas por cursos (sejam mais formais ou informais). Já as hard skills são adquiridas de forma mais espontânea ela vem muito da vivência pessoal do trabalhador.


De acordo com Amanda Adami, especialista em recrutamento em entrevista para a Forbes, “essas iniciativas são frutos de escolhas individuais e movidas pela paixão e interesse próprios. Por isso, pela ótica de um recrutador, elas podem dizer muito sobre a personalidade e os potenciais de um candidato”.


Como usar as mad skills ao seu favor na hora de conseguir um aumento de salário?


Por serem habilidades adquiridas por meio de iniciativas espontâneas, escolhas individuais e movidas muitas vezes pela paixão de realizar uma atividade, a aptidão que se conquista em algumas atividades se torna natural e um diferencial.


Por exemplo, um candidato que faz teatro, pode ter as mad skills de facilidade em apresentar e conduzir reuniões. Ou um trabalhador que seja fotógrafo no seu tempo livre, é comum que ele tenha uma observação mais criativa e apurada.


Esse tipo de habilidade muitas vezes pode não ter a chance de ser demonstrada na sua empresa, por isso é preciso que você saiba aproveitar as chances ou até mesmo cri
á-las.


Na hora que surgir a chance de fazer alguma apresentação, sugerir novas ações, liderar treinamentos sobre algum assunto mais específico, promover atividades além do escritório para agregar no trabalho, enfim, na hora do momento de se destacar aparecer, aproveite!


E mais do que isso, saiba como apresentar suas mad skills e mostrar como elas podem ser valiosas para a empresa.


Por exemplo, se você faz um trabalho voluntário no qual você organiza doações, você pode mostrar para os seus gestores o quanto é competente em organização, e como essa habilidade pode te deixar um colaborador mais autônomo e até mesmo participativo.


Dessa forma, uma coisa vai levando a outra, e quanto mais você conseguir mostrar seu valor para a empresa, mais autoridade você consegue para pedir aquele tão sonhado aumento. Já pensou nisso?


Nunca é tarde para adquirir e descobrir habilidades fora de série!


É comum que muitos trabalhadores tenham ficado desanimados assim que entenderam lá em cima a definição de mad skills. Afinal, muitas dessas habilidades são conquistadas por pessoas que tiveram mais acesso a cultura na fase infantil e juvenil da vida.


No entanto, não há motivo para desanimo! Esportes, trabalhos voluntários e hobbies que não necessariamente envolvem um nível socioeconômico elevado também agregam muito para o desenvolvimento de tais habilidades.


Por isso, nunca é tarde para adquirir ou até mesmo descobrir suas mad skills. Mas é preciso um esforço, assim como tudo na vida.


Talvez seja hora de aceitar aquele convite dos amigos para um futebol no fim de semana, aquele vôlei na quarta-feira, aquela aula de dança experimental. Muitas ONGs precisam de voluntários, e pessoas de diversas idades, localidades e formação.


A oportunidade de se lançar e aprender nunca está em falta, principalmente nesse mundo cada vez mais globalizado e conectado no qual vivemos.


Informe-se sobre o mercado de trabalho no Caderno Nacional


No Caderno Nacional você encontra notícias e artigos com dicas, estudos e análises sobre diversos assuntos ligados ao trabalho. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!