Como é o mercado de trabalho para brasileiros no exterior?

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 19/01/2023. Atualizado em 19/01/2023

Tempo estimado de leitura:

Entenda como funciona a "importação de brasileiros", quais os países que mais contratam nossos conterrâneos e quais as principais áreas de atuação.

Quando a pergunta é “você gostaria de passar um tempo trabalhando fora do Brasil?”, poucos profissionais responderiam que não. Os motivos são diversos: conhecer outra cultura, crescer na carreira, ganhar em outra moeda, aprender um novo idioma, entre outros. Cada vez mais profissionais têm se programado e buscado oportunidades fora do país, independentemente de suas áreas de atuação.

Você sabe como é o mercado de trabalho para brasileiros no exterior e como aproveitar as oportunidades que existem? Continue a leitura deste artigo do Caderno Nacional para entender como funciona a “importação de brasileiros”, quais os países que mais contratam nossos conterrâneos e em quais áreas.

Por que tantos países “importam brasileiros”?


Para responder a essa pergunta, é necessário antes fazer a afirmação de que, sim, o mercado de trabalho para brasileiros é considerado promissor em diversos países. Dito isto, é importante entender por que empresas do exterior adotam a “importação de brasileiros”, isto é, gostam de contratar profissionais do Brasil.

Os motivos são variados: busca por diversidade nas equipes, valorização da “criatividade brasileira”, formação de qualidade (especialmente na área da saúde), oferta de profissionais de diferentes perfis e até mesmo a cotação entre as moedas, visto que o real passou por um período de baixa em relação ao dólar e ao euro nos últimos anos.

Países que mais contratam


De acordo com a BR-Visa Migration Solutions, consultoria de Global Mobility, os países que se destacam no volume de contratações de brasileiros são Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Irlanda, Japão e Portugal.

Para profissionais mais qualificados e/ou com mais experiência, os países que se destacam são Alemanha, Canadá, Estados Unidos e Irlanda, com boas possibilidades de intercâmbio e mais vagas que exigem qualificação e formação acadêmica. Todos os países têm destaque na oferta de vagas em TI, incluindo Portugal e Japão.

Já Austrália, Japão e Portugal oferecem mais oportunidades variadas, para diferentes perfis de profissionais e faixas etárias. A Austrália possui diversas oportunidades para funções operacionais (garçom, auxiliar de limpeza, auxiliar de serviços, atendente de loja, entre outros) e vagas em serviços, como bares, hotéis, restaurantes, construção civil etc.

No Japão, os brasileiros mais contratados são das áreas de agricultura, saúde e construção, além de profissionais para o cuidado de idosos e serviços domésticos; Portugal, por sua vez, foca em mão de obra como um todo e setores de serviços, como administrativo, apoio ao cliente, auditoria, financeiro, engenharia, hotelaria, entre outros.

Áreas nas quais os profissionais brasileiros se destacam


Apesar da evidente necessidade de melhorar a educação de forma geral no Brasil, especialmente considerando a desigualdade social, a formação profissional dos brasileiros tem se destacado no exterior. Engenheiros, médicos, enfermeiros, dentistas, desenvolvedores e profissionais de Tecnologia da Informação ou áreas correlatas são os mais requisitados pelas empresas internacionais.

Caderno Nacional: sua fonte de notícias sobre emprego


Em busca de informação sobre empregabilidade, carreira e educação? Acompanhe as notícias e os textos informativos do Caderno Nacional! Ao terminar de ler seu conteúdo, você ainda pode buscar pelas vagas de emprego mais adequadas ao seu perfil. São mais de 20 mil oportunidades disponíveis em todo o país!

 

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!