Quem se depara com o termo marca pessoal assim, de repente, pode pensar logo de cara em influenciadores, pessoas famosas e artistas, que tem uma imagem a zelar. No entanto, o que todos deveriam estar cientes, é cuidar da sua marca é essencial para todo mundo, inclusive quem está no mercado de trabalho.
Com o crescimento das redes sociais, um mundo digitalizado e cada segundo mais conectado, é importante prestar atenção em como estamos nos mostrando a sociedade, ao mercado e assim por diante.
Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo do Caderno Nacional e veja como as atualizações tecnológicas e em práticas do mercado podem impactar o ecossistema corporativo e fazer a diferença na vida dos trabalhadores.
Como podemos caracterizar uma marca pessoal?
Muitas pessoas, principalmente no meio mais corporativo, denomina como “personal branding” essa gestão de marca pessoal. E a identifica como o posicionamento de uma pessoa para que o público compreenda quem é você, o que busca e o que tem a oferecer.
Colocando dessa forma, até parece que essa gestão de marca é direcionada para quem deseja ser (ou é) famoso. Mas não se trata apenas disso.
Uma boa marca pessoa, que seja atrativa, ativa e de sucesso, pode influenciar e impulsionar positivamente suas relações interpessoais e, principalmente, suas relações profissionais. Afinal, para fazer um bom networking, é preciso primeiro se alinhar no que diz respeito a sua imagem pessoa e o que deseja com ela.
Marca pessoal não é a mesma coisa que marketing pessoal
É sempre bom lembrar que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.
A marca é aquela imagem estabelecida (ou em construção), para fins profissionais ou pessoais. É a impressão que a pessoa deseja passar para outras, para o mercado, para a sociedade de modo geral.
Já o marketing pessoal se trata de uma estratégia. Estratégia essa que utiliza ferramentas do bom e velho marketing tradicional, mas com foco na promoção e potencialização da marca pessoal.
Ou seja, são coisas diferentes, mas o segundo pode ser de grande valia para o primeiro, dependendo dos seus objetivos e, claro, dos recursos à disposição para investir na sua marca.
3 componentes da marca pessoal
Como ressaltamos anteriormente, fazer a gestão de um personal branding pode servir tanto para melhorar suas relações interpessoais, mas também direcionada para as relações profissionais.
E aqui no Caderno Nacional, com esse e outros artigos, sempre buscamos ajudar candidatos e empresas a ficarem atualizados sobre o que pode trazer benefícios para essas relações profissionais.
Sendo assim, vamos falar a seguir sobre esses componentes de uma boa marca pessoal mais voltada para o campo profissional.
1. Personalidade
Esses traços são aqueles que a pessoa já possui. Lembrando aqui que mesmo se tratando de personalidade, há traços que podem ser melhorados, desenvolvidos ou inibidos. Bons exemplos de traços de personalidades a serem evidenciados incluem:
- Confiante;
- Inteligente;
- Carismático;
- Persistente;
- Amigável.
2. Habilidades
Quando falamos em marca pessoal, as habilidades não são aquelas competências que normalmente os candidatos colocam no currículo, como por exemplo: habilidades com pacote office.
Essas habilidades são relacionadas a traços de personalidades mais desenvolvidos e também os adquiridos. Bons exemplos são:
- Ser uma pessoa analítica;
- Conhecedor de tecnologia;
- Profissional atento aos detalhes;
- Pessoa comunicativa;
- Se colocar como uma pessoa resolutiva.
3. Valores
É muito comum confundir esses valores com outras questões como: família, religião, casamento etc.
Aqui, quando falamos em valores, estamos falando de características que trazem um toque mais pessoal a marca pessoal. Bons exemplos incluem:
- Lealdade;
- Integridade;
- Disciplina;
- Humildade;
- Excelência;
- Desejo pela evolução e crescimento.
Quais os passos a seguir para construir e melhorar uma marca pessoal?
Um estudo da Universidade Albert Ludwings, na Alemanha, evidencia que ter uma boa marca pessoal é fundamental para todas as áreas da vida na qual implica ter um relacionamento (direto ou indireto) com pessoas.
E como dar os primeiros passos na direção correta do gerenciamento dessa marca que pode abrir portas e estreitar relacionamentos? Veja a seguir algumas dicas de como começar e em qual direção seguir:
1. Construa sua marca pensando em quem você é, quais seus objetivos, o que deseja mostrar às pessoas. Não se prenda a expectativa de outras pessoas sobre a sua imagem.
2. Invista no seu autoconhecimento. Nesse processo sua autenticidade vai se destacar e naturalmente acontecerá o aperfeiçoamento de características positivas de personalidade, como carisma, comunicação, inteligência e assim por diante.
3. Aprenda a expor suas ideias de forma pacífica e diplomática. Invista tempo em aprender a argumentar em debates e negociações.
4. Marque presença! Seja em rodas de conversas, eventos, palestras, workshops e assim por diante. Tornar seu rosto conhecido é algo extremamente importante.
5. Evite inimizades. Para ter uma boa marca pessoal, não é necessário ser amigo de todos, mas é muito útil não ter inimizades com ninguém.
6. Seja leal e transparente com as pessoas nas mais diversas situações. Lembrando sempre que a construção de marca se faz necessária por se tratar de relacionamento com pessoas, e todo relacionamento deve ser uma via de mão dupla.
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