Como construir sua marca pessoal corretamente

Por Jéssica Dourado

Redatora na Caderno Nacional

Publicado em 20/06/2024. Atualizado em 20/06/2024

Tempo estimado de leitura:

Neste artigo você verá como construir sua marca pessoal para se destacar no mercado de trabalho e conquistar seu sucesso profissional

Quem se depara com o termo marca pessoal assim, de repente, pode pensar logo de cara em influenciadores, pessoas famosas e artistas, que tem uma imagem a zelar. No entanto, o que todos deveriam estar cientes, é cuidar da sua marca é essencial para todo mundo, inclusive quem está no mercado de trabalho.


Com o crescimento das redes sociais, um mundo digitalizado e cada segundo mais conectado, é importante prestar atenção em como estamos nos mostrando a sociedade, ao mercado e assim por diante.


Quer saber mais sobre o assunto? Então siga conosco neste artigo do Caderno Nacional e veja como as atualizações tecnológicas e em práticas do mercado podem impactar o ecossistema corporativo e fazer a diferença na vida dos trabalhadores.


Como podemos caracterizar uma marca pessoal?


Muitas pessoas, principalmente no meio mais corporativo, denomina como “personal branding” essa gestão de marca pessoal. E a identifica como o posicionamento de uma pessoa para que o público compreenda quem é você, o que busca e o que tem a oferecer.


Colocando dessa forma, até parece que essa gestão de marca é direcionada para quem deseja ser (ou é) famoso. Mas não se trata apenas disso.


Uma boa marca pessoa, que seja atrativa, ativa e de sucesso, pode influenciar e impulsionar positivamente suas relações interpessoais e, principalmente, suas relações profissionais. Afinal, para fazer um bom networking, é preciso primeiro se alinhar no que diz respeito a sua imagem pessoa e o que deseja com ela.


Marca pessoal não é a mesma coisa que marketing pessoal


É sempre bom lembrar que uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa.


A marca é aquela imagem estabelecida (ou em construção), para fins profissionais ou pessoais. É a impressão que a pessoa deseja passar para outras, para o mercado, para a sociedade de modo geral.


Já o marketing pessoal se trata de uma estratégia. Estratégia essa que utiliza ferramentas do bom e velho marketing tradicional, mas com foco na promoção e potencialização da marca pessoal.


Ou seja, são coisas diferentes, mas o segundo pode ser de grande valia para o primeiro, dependendo dos seus objetivos e, claro, dos recursos à disposição para investir na sua marca.


3 componentes da marca pessoal


Como ressaltamos anteriormente, fazer a gestão de um personal branding pode servir tanto para melhorar suas relações interpessoais, mas também direcionada para as relações profissionais.


E aqui no Caderno Nacional, com esse e outros artigos, sempre buscamos ajudar candidatos e empresas a ficarem atualizados sobre o que pode trazer benefícios para essas relações profissionais.


Sendo assim, vamos falar a seguir sobre esses componentes de uma boa marca pessoal mais voltada para o campo profissional.


1. Personalidade 


Esses traços são aqueles que a pessoa já possui. Lembrando aqui que mesmo se tratando de personalidade, há traços que podem ser melhorados, desenvolvidos ou inibidos. Bons exemplos de traços de personalidades a serem evidenciados incluem:


- Confiante;


- Inteligente;


- Carismático;


- Persistente;


- Amigável.


2. Habilidades


Quando falamos em marca pessoal, as habilidades não são aquelas competências que normalmente os candidatos colocam no currículo, como por exemplo: habilidades com pacote office.


Essas habilidades são relacionadas a traços de personalidades mais desenvolvidos e também os adquiridos. Bons exemplos são:


- Ser uma pessoa analítica;


- Conhecedor de tecnologia;


- Profissional atento aos detalhes;


- Pessoa comunicativa;


- Se colocar como uma pessoa resolutiva.


3. Valores


É muito comum confundir esses valores com outras questões como: família, religião, casamento etc.


Aqui, quando falamos em valores, estamos falando de características que trazem um toque mais pessoal a marca pessoal. Bons exemplos incluem:


- Lealdade;


- Integridade;


- Disciplina;


- Humildade;


- Excelência;


- Desejo pela evolução e crescimento.


Quais os passos a seguir para construir e melhorar uma marca pessoal?


Um estudo da Universidade Albert Ludwings, na Alemanha, evidencia que ter uma boa marca pessoal é fundamental para todas as áreas da vida na qual implica ter um relacionamento (direto ou indireto) com pessoas.


E como dar os primeiros passos na direção correta do gerenciamento dessa marca que pode abrir portas e estreitar relacionamentos? Veja a seguir algumas dicas de como começar e em qual direção seguir:


1. Construa sua marca pensando em quem você é, quais seus objetivos, o que deseja mostrar às pessoas. Não se prenda a expectativa de outras pessoas sobre a sua imagem.


2. Invista no seu autoconhecimento. Nesse processo sua autenticidade vai se destacar e naturalmente acontecerá o aperfeiçoamento de características positivas de personalidade, como carisma, comunicação, inteligência e assim por diante.


3. Aprenda a expor suas ideias de forma pacífica e diplomática. Invista tempo em aprender a argumentar em debates e negociações.


4. Marque presença! Seja em rodas de conversas, eventos, palestras, workshops e assim por diante. Tornar seu rosto conhecido é algo extremamente importante.


5. Evite inimizades. Para ter uma boa marca pessoal, não é necessário ser amigo de todos, mas é muito útil não ter inimizades com ninguém.


6. Seja leal e transparente com as pessoas nas mais diversas situações. Lembrando sempre que a construção de marca se faz necessária por se tratar de relacionamento com pessoas, e todo relacionamento deve ser uma via de mão dupla.


Informe-se sobre o mercado de trabalho no Caderno Nacional


No Caderno Nacional você encontra notícias e artigos com dicas, estudos e análises sobre diversos assuntos ligados ao trabalho. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!