Carteira de Trabalho Eletrônica: o que é e como funciona

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 07/07/2022. Atualizado em 07/07/2022

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Descubra como funciona a Carteira de Trabalho Eletrônica, também chamada de CTPS Digital, e saiba como obtê-la.

Um dos principais documentos de qualquer brasileiro em idade economicamente ativa é a Carteira de Trabalho. Nela são registrados os empregos que uma pessoa tem ao longo da vida, constando as principais informações sobre a contratação, como o nome da empresa, o salário estimado, a duração do período de experiência ou do contrato, entre outras informações importantes. Hoje, no entanto, um novo documento digital veio para substituí-la: a Carteira de Trabalho Eletrônica.


De acordo com as últimas atualizações do Governo Federal, ela tem o papel de substituir a carteira de trabalho tradicional, em forma física. Tire suas principais dúvidas a respeito do documento eletrônico neste artigo do Caderno Nacional.

O que é


A Carteira de Trabalho Eletrônica nada mais é que a versão virtual da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), um documento obrigatório para qualquer profissional que seja empregado em qualquer ramo, incluindo o comércio, a indústria, a agricultura, a pecuária e até mesmo o de atividade doméstica.


Desde 2019, ela passou a substituir a CTPS física em boa parte das contratações. Ela pode ser acessada pelo aplicativo CTPS Digital, que, por sua vez, está disponível nas lojas de aplicativos App Store e Google Play.

Como obter


Para obter sua Carteira de Trabalho Eletrônica, o profissional deve ter em mãos seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e realizar um login autenticado no Portal Gov.br, o portal único de serviços do Governo Federal. O processo é rápido e inteiramente gratuito.

Para quem nunca tirou a carteira de trabalho, não há motivo para preocupação: de acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todo cidadão brasileiro que já tenha CPF cadastrado possui uma Carteira de Trabalho Digital pronta. Portanto, basta informar o CPF para ter acesso ao documento digital.

Ainda, vale ressaltar que, no caso de pessoas que nunca tiveram experiência em carteira assinada, o documento digital informa somente dados pessoais de qualificação civil, sem outras informações profissionais sem registro.

Caso você ainda tenha dúvidas, o Ministério do Trabalho disponibiliza um passo a passo de como adquirir sua CTPS Digital neste documento.

Para o empregador


No caso do empregador, não há muita diferença em relação à CTPS física e o documento digital, uma vez que ambas têm a mesma função. A principal diferença no processo é que, com a Carteira de Trabalho Eletrônica, os processos de admissão, demissão e anotação são feitos por meio do e-Social, o que também facilita o processo e reduz a burocracia para as empresas.


Uma vez inseridas as informações da contratação no e-Social, o que pode ser feito usando somente o CPF do novo empregado, a CTPS dele será atualizada em até 48 horas com os novos dados de trabalho.


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