Poucos setores do mercado de trabalho se mostram tão promissores quanto o setor de desenvolvimento. Se as buscas por programadores e outros profissionais de tecnologia já fervilhavam antes da pandemia de Covid-19, a partir do alastramento da doença e a da necessidade de isolamento social a importância deles ficou ainda maior.
Hoje, com a situação da Covid-19 mais controlada devido à vacinação, é possível confirmar que programar não foi uma necessidade pontual. O desenvolvimento de softwares, programas, sites, aplicativos e diversos outros contextos virtuais segue se mostrando cada vez mais indispensável.
A busca por bons programadores é tamanha que, em 2019, o déficit brasileiro de profissionais era de cerca de 30.000 vagas. E para os próximos anos, segundo estimativa da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação, a escassez de desenvolvedores no mercado de trabalho deve chegar a impressionantes 420.000 postos de programador vagos até 2024.
O Caderno Nacional, que está sempre de olho nas tendências e movimentações do mercado de trabalho, disponibiliza vagas para programadores de diferentes níveis, segmentos e especialidades. Se você já atua no mercado ou está buscando oportunidades para iniciar sua carreira como desenvolvedor, confira as vagas abertas disponíveis na plataforma do Caderno Nacional.
Desenvolvedor front-end
Conhecido também como “lado cliente”, o desenvolvedor front-end é responsável por programar tudo o que o usuário vê e com o que interage em determinada aplicação.
Seu maior propósito é proporcionar a melhor experiência para os usuários. No dia a dia de trabalho, as linguagens mais utilizadas pelo desenvolvedor front-end são o HTML, o CSS e o JavaScript.
Abaixo, veja vagas de desenvolvedor front-end disponíveis para candidatura:
Desenvolvedor back-end
Diferentemente do front-end, o programador back-end tem como papel armazenar e gerir dados, os quais costumam estar contidos em banco de dados. Por não atuar em contextos de contato direto com o cliente, é chamado de “lado servidor”, atendo-se às informações consumidas indiretamente pelo usuário.
Entre as principais linguagens usadas pelo programador back-end estão PHP, Java, Python, C++, C#, Ruby e Rust. Entre suas possibilidades de trabalho estão a programação científica, a criação de bibliotecas e a criação de APIs.
Procurando oportunidades para trabalhar como desenvolvedor back-end? Veja abaixo as vagas abertas do Caderno Nacional:
Desenvolvedor full-stack
Por fim, para profissionais que possuem afinidade com ambos os lados (front-end e back-end), a principal possibilidade é ser um desenvolvedor full-stack, isto é, especialista nas duas funções. A principal vantagem de atuar neste ramo é ser capaz de criar uma aplicação desde o início e mantê-la funcional ao longo do tempo.
Ainda, muitas empresas buscam desenvolvedores full-stack, especialmente startups e empresas menores, justamente pelo potencial múltiplo do profissional.
Abaixo, veja algumas oportunidades disponíveis para programadores full-stack:
Os melhores insights sobre trabalho e vida profissional
Referência em empregabilidade no Brasil, o Caderno Nacional traz conteúdo de qualidade sobre o mercado de trabalho e assuntos relativos à vida profissional. Aqui você encontra notícias e textos e, além disso, tem acesso às melhores vagas de emprego disponíveis em todo o país!