Cada vez mais a área de Estética tem se mostrado promissora para profissionais de diferentes ramos. Além da própria atuação como esteticista, o setor inclui diversas profissões ligadas aos cuidados com a aparência, como manicure, maquiador e cabeleireiro. Essa última, tema deste artigo, é uma das precursoras entre as profissões destinadas aos cuidados estéticos. Saiba mais sobre a profissão de cabeleireiro, suas áreas de atuação, como se profissionalizar e qual a remuneração média no país.
O que faz um cabeleireiro?
O cabeleireiro é o profissional responsável pelos cuidados com os cabelos. Fazem parte de suas atribuições diversas atividades relativas aos fios, como corte e aparação, lavagem, pintura, tonalização, nutrição, hidratação e tratamentos químicos. Dessa forma, em seu dia a dia o profissional pode executar diferentes ações e procedimentos em seus clientes.
Cabeleireiro - Campinas / SP
Assistente de Cabeleireiro - Porto Alegre / RS
Quais as áreas de atuação de um cabeleireiro?
A profissão inclui diversas possibilidades de atuação e especialização. De forma geral, um cabeleireiro pode direcionar sua atuação aos cabelos femininos, masculinos ou infantis.
Os cabeleireiros que atendem ao público masculino são comumente chamados de barbeiros, uma vez que também costumam fazer serviços de barba em seus clientes. Fazem parte de seu dia a dia profissional os serviços de corte (simples ou estilizado), pintura, nutrição, hidratação e alguns tratamentos químicos feitos pela clientela masculina.
Cabeleireiros infantis atendem crianças de 01 a 15 anos aproximadamente. Os atendimentos de crianças incluem apenas lavagens, cortes e aparações, uma vez que os procedimentos como pinturas e tratamentos químicos não costumam ser recomendados para crianças. Contudo, há profissionais que realizam tonalizações e tingimentos em cabelos de crianças com produtos seguros.
Por fim, os profissionais especializados em cabelos femininos compõem a maioria dos profissionais do ramo devido à alta procura. Os cabeleireiros que atendem ao público feminino podem atuar em todos os processos destinados aos cuidados capilares: corte, coloração, penteados, procedimentos químicos, nutrição, entre outros.
Além das especializações e especificações com as quais um cabeleireiro pode atuar, é importante lembrar que sua carreira pode ser tanto como funcionário contratado de um salão quanto de forma autônoma, abrindo seu próprio salão ou atendendo seus clientes em casa.
Caso o profissional tenha interesse em atuar na área de Educação, também é possível trabalhar como professor em cursos de capacitação ou livres.
Professor - Cabeleireiro - Duque de Caxias / RJ
Auxiliar de Cabeleireiro - Fortaleza / CE
Como se tornar um cabeleireiro?
Para trabalhar como cabeleireiro, é necessário realizar curso de capacitação ou profissionalizante completo na área. Para realizar tanto cursos profissionalizantes quanto outros cursos livres, costuma-se exigir como requisito o Ensino Fundamental, completo ou incompleto.
Fazem parte da formação do cabeleireiro técnicas de corte e coloração, além de conhecimentos a respeito da estrutura do cabelo e das necessidades de nutrição e hidratação dos fios. Cursos livres específicos podem se aprofundar em outros temas, como procedimentos de alisamento, processo de transição capilar, entre outros.
Profissionais que desejam abrir seu próprio negócio devem também buscar conhecimentos nas áreas de administração, marketing e empreendedorismo. Atualmente, alguns cursos profissionalizantes para cabeleireiros já incluem essas disciplinas em suas ementas.
Quanto ganha um cabeleireiro?
De acordo com levantamentos feitos por portais de vagas, a média salarial de um cabeleireiro no Brasil é de R$ 1.542,00. O salário, contudo, pode variar de acordo com a especialização do profissional, seu tempo de experiência e a região em que atua.
Oportunidades para cabeleireiros
O mercado para cabeleireiros oferece diversas oportunidades em todo o país. Acesse a plataforma do Caderno Nacional e encontre as melhores vagas para cabeleireiro.