A empregabilidade foi uma das áreas da sociedade fortemente afetadas pela pandemia de Covid-19. Desde março de 2020, quando a pandemia foi decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), diversos setores da sociedade foram prejudicados tanto financeiramente quanto em sua operação, o que resultou em fortes níveis de desemprego desde então.
No entanto, com o avanço da vacinação, o isolamento social e a adoção de medidas de segurança, o cenário de emprego no Brasil tem retornado à normalidade. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), uma organização independente e apartidária, revelou que mais de 2,5 milhões de vagas foram criadas no Brasil nos últimos 12 meses.
O levantamento mostra que, pela primeira vez desde o início da pandemia, aproximadamente 80% das cidades já conseguiram se recuperar e retomar um nível de emprego equivalente ao do período pré-pandemia. Os resultados foram obtidos pelos dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) entre fevereiro de 2020 e o momento atual.
Outra informação importante obtida pela CNM é a situação do mercado de trabalho atualmente: estima-se que, no contexto nacional, o mercado de trabalho tenha crescido 7,1% no período analisado.
Os estados brasileiros que mais se destacam na recuperação de seus empregos ao nível pré-pandemia são Roraima e Santa Catarina, ambos com recuperação na casa dos 93%. Já os menores índices de recuperação vêm de estados como:
- Amazonas (68%);
- Sergipe (68%);
- Amapá (69%);
- Pernambuco (73%).
De acordo com Gesner Oliveira, economista da Fundação Getúlio Vargas (FGV), “a criação de empregos reflete uma recuperação na economia brasileira. Ainda é uma retomada modesta, mas já permite um aumento no número de vagas formais no país.”
Embora outros indicadores sociais reflitam um momento delicado para a sociedade brasileira, o aumento no número de vagas já é um indício de recuperação e tempos mais tranquilos para o futuro próximo.
Ainda, Oliveira avalia: “os principais fatores que determinaram a recuperação foram o melhor cenário epidemiológico, a flexibilização das medidas restritivas e a retomada das atividades econômicas, principalmente no setor de serviços”.
É possível identificar diversos benefícios nessa recuperação da economia, em especial dentro do ramo do mercado de trabalho. Essa reativação da economia é considerada uma notícia positiva para as cidades brasileiras, uma vez que costuma antecipar a recuperação nacional — isto é, a “volta por cima” dos municípios é frequentemente considerada um prenúncio de recuperação nacional.
Sobre a CNM
Gostou do levantamento feito pela CNM? A Confederação Nacional de Municípios (CNM) é uma organização independente, apartidária e sem quaisquer fins lucrativos. Fundada em 8 de fevereiro de 1980, a organização tem como objetivo consolidar o movimento municipalista.
Sobre o Caderno Nacional
Está procurando notícias, artigos e reflexões sobre o universo do trabalho? Continue de olho no Caderno Nacional! Aqui você encontra textos informativos sobre temas como mercado de trabalho, carreira, bem-estar profissional, entre outros. Além disso, navegando pela plataforma você ainda encontra vagas de emprego disponíveis em todo o país!