5 razões que levam trabalhadores a buscar um novo emprego

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 02/06/2020. Atualizado em 02/06/2020

Tempo estimado de leitura:

A procura por novas oportunidades pode ter diferentes motivos. Conheça alguns e saiba como fazer escolhas certeiras ao buscar um novo emprego!

O campo profissional é um dos mais importantes durante a vida: está relacionado ao sustento financeiro, ao planejamento do futuro e à satisfação pessoal. Seja no início da carreira, seja após uma vasta bagagem de trabalho, é comum que profissionais estejam em busca de melhorias na carreira e novas oportunidades, o que inclui buscar um novo emprego.

Neste texto você vai entender o que leva à procura por um novo emprego e quais os caminhos para fazer uma boa escolha.

 

  1. Desemprego

Estar desempregado é uma motivação forte pela procura de emprego, que costuma ser por recolocação profissional (isto é, quando o indivíduo procura uma vaga dentro da área na qual ele já atua).

A saída do emprego anterior pode ter ocorrido por conta própria ou por escolha da empresa. Em ambos os casos, é importante avaliar o que busca em um novo emprego e em quais pontos da sua qualificação e postura é possível atuar para se desenvolver. 

 

  1. Busca por salário melhor

A insatisfação financeira é um ponto importante e costuma estar relacionada à pouca valorização profissional no local de trabalho. Ela também pode aparecer em grandes momentos ou novas fases da vida: chegada de filhos, compra de bens materiais de alto valor (carro, casa), intercâmbio etc.

Neste caso, um passo importante é realizar uma vasta pesquisa sobre a remuneração em novas oportunidades. Conheça o teto e o piso salarial para a sua função e procure perguntar sobre remuneração durante o processo seletivo.

Dica extra: perca o medo de conversar sobre salário com colegas de trabalho, familiares e colaboradores de locais onde você gostaria de trabalhar. Esta é uma ótima forma de saber se você está recebendo um valor adequado para a sua função e se eventuais propostas valem a pena financeiramente.

 

  1. Busca por estabilidade ou plano de carreira

O desejo de estabilidade profissional aparece mais frequentemente após alguns anos de carreira e também está ligado à chegada de momentos de impacto na vida pessoal. Essa procura pode acontecer também de acordo com o mercado em que o profissional se encontra, já que algumas profissões propõem carreiras mais instáveis que outras.

Se essa é a sua situação, lembre-se de procurar vagas que sejam adequadas ao ideal de estabilidade e plano de carreira. Costumam se encaixar no modelo as vagas de contratação conforme a CLT em empresas médias e grandes, embora não seja uma regra. Procure se informar a respeito do plano de carreira com funcionários da empresa ou pergunte durante o processo de contratação.

 

  1. Mudança de área profissional

A mudança na área profissional pode ser sinônimo de insatisfação financeira e/ou pessoal. Neste caso, é essencial que o profissional pesquise sobre o mercado no qual deseja se inserir: entender as atuações possíveis, os valores de remuneração e como pode se capacitar para realizar a mudança de área

Está nesta situação? Entenda se é necessário, por exemplo, fazer outra graduação ou se é possível direcionar a carreira com a realização de uma pós-graduação ou curso livre. Além disso, converse com profissionais da área desejada e procure descobrir se as dificuldades da área atual (estresse, instabilidade, pouca valorização, mercado saturado etc) também estarão presentes no novo mercado. Assim é possível tomar uma decisão mais acertada e pensar como agir antes mesmo de o problema chegar.

 

  1. Insatisfação com o ambiente de trabalho

Por último, mas não menos importante, a insatisfação com o ambiente também é uma motivação forte para buscar um novo emprego. Entre os problemas, estão: ambiente estressante, pouca conexão com o propósito, não identificação com  a equipe, entre outros.

Procure primeiramente entender o que desagrada no ambiente de trabalho. Ao identificar o problema, investigue o ambiente de novas oportunidades. Você pode fazê-lo buscando informações com funcionários da empresa, tanto em conversa quanto em perfis como LinkedIn.

Se você está procurando um novo emprego, veio ao lugar certo. No Caderno Nacional você encontra as melhores vagas de todo o Brasil nas mais diversas áreas de atuação. Clique aqui e encontre a sua!

Quer ser um redator freelancer do CN?

Entre em contato conosco!