Você sabia? No dia 19 de março de todo mês, comemora-se o Dia do Carpinteiro e do Marceneiro. A escolha da data se deve ao fato de que, no mesmo dia, é comemorado o Dia de São José - um santo venerado por algumas religiões cristãs e que tinha como profissão a carpintaria. Hoje, a data é considerada uma forma de valorizar o trabalho destes profissionais.
Neste artigo do Caderno Nacional, você vai conhecer mais sobre as duas diferentes ocupações, suas funções, áreas de atuação e remuneração média na área. E, claro, verá vagas abertas para marceneiro e carpinteiro em todo o país. Continue a leitura!
Qual a diferença entre a profissão de carpinteiro e marceneiro?
Antes de abordar as diferenças, é fundamental apontar a principal semelhança entre as duas profissões: ambas são ligadas ao beneficiamento e tratamento da madeira. No entanto, o carpinteiro é responsável por tratar da madeira em estado maciço e/ou bruto, visando beneficiá-la para permitir o uso em construções diversas; já o marceneiro trabalha com a madeira como movelaria, atuando para tornar a madeira em determinado objeto útil ou decorativo.
Embora as áreas sejam relativamente semelhantes e próximas, cada um atua de determinada forma e atende a diferentes clientes.
O carpinteiro provavelmente trabalhará comercializando madeiras para empresas, órgãos públicos e outros compradores de maior porte, uma vez que comercializa matéria prima para construção.
O marceneiro, por sua vez, pode trabalhar mais diretamente tanto com o consumidor final (pessoa física), que pode contratá-lo para decoração de casa, o conserto de portas e móveis, entre outras atividades, quanto com empresas de design de interiores, arquitetura, projetos, entre outros.
Quais as funções do carpinteiro e do um marceneiro?
Por atuar com a madeira em seu estado bruto, o carpinteiro é responsável por adequá-la para uso em construções. Para isso, então, usa seus conhecimentos para transformar a madeira em escadas, assoalhos, telhados, forros, portas, móveis, venezianas, entre outros. Ele conta com diversas ferramentas para chegar aos resultados exigidos, como formão, trena, serra circular, serrote, entre outros.
Já o marceneiro tem como função pegar a madeira já tratada, porém ainda sem formatos trabalhados, e transformá-la em objetos úteis ou decorativos. Para isso, ele corta, encaixa, lixa e entalha peças no material. Em seu dia a dia, utiliza não só a madeira, mas também laminados industrializados, como MDF, folhas de madeira, fórmica, compensado e aglomerado. Seu trabalho é considerado mais “artístico” e subjetivo, já que leva em conta preferências estéticas do cliente.
Como atuar na área
Para atuar nas áreas tanto de carpintaria quanto de marcenaria, não há formação formal específica; no entanto, é recomendado realizar cursos livres ou profissionalizantes na área desejada para conhecer as técnicas utilizadas, aprender a manusear as ferramentas, entre outros conhecimentos.
Ainda, como muitos profissionais dos ramos trabalham de forma autônoma, os cursos profissionalizantes podem ajudar em noções de administração e gestão do negócio.
Quanto ganha um carpinteiro e/ou marceneiro
De acordo com o portal Salário, a remuneração média de um carpinteiro no Brasil é de R$ 1.838,19; já para um marceneiro, a faixa média é de R$ 1.665,35. Os valores, contudo, podem variar conforme diferentes fatores, como localização do trabalho, tempo de experiência, especializações, entre outros.
Vagas para atuar na área
Gostou da ideia de atuar em uma das áreas? Confira as vagas abertas para marceneiro e as oportunidades para carpinteiro no site do Caderno Nacional!