Por que devo me manter atualizado mesmo empregado?

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 15/09/2020. Atualizado em 15/09/2020

Tempo estimado de leitura:

Em dúvida sobre a importância de evoluir profissionalmente? Conheça as razões para se manter atualizado para o mercado (mesmo empregado) neste artigo!

A vida profissional é um processo composto por muitas etapas, o que exige constante aprendizado e evolução. Se décadas atrás somente a graduação garantia uma carreira estável e promissora, hoje a dinâmica de emprego mudou e é cada vez mais necessário investir no próprio desenvolvimento com frequência. Neste artigo, o Caderno Nacional te conta os porquês de se manter atualizado para o mercado:

Estar pronto(a) para novas oportunidades

Estar em um bom momento profissional não exclui novas oportunidades que podem surgir. Durante a trajetória profissional é comum que profissionais de recrutamento e seleção entrem em contato com um possível candidato por meio da indicação de colegas, parceiros e ex-chefes para oferecer propostas de trabalho.

Manter-se atualizado e ativo profissionalmente aumenta as chances de ser procurado e, consequentemente, de ser convocado para ocupar outras oportunidades interessantes e que façam sentido para o seu momento profissional: um salário maior, uma mudança de cidade, um fluxo de trabalho mais tranquilo…

Além disso, as oportunidades que surgem podem ser de outra natureza que não o trabalho em tempo integral, mas que também despertem interesse: trabalhos freelancer, sociedade em uma empresa, voluntariado, entre outros.

Ser valorizado(a) na posição atual

Que empresa ou instituição não gosta de colaboradores empenhados, capacitados e em busca de autodesenvolvimento? Esses traços são muito valorizados, pois indicam que o funcionário deseja crescer profissionalmente, o que pode trazer novas ideias e projetos para a empresa.

A atualização profissional do colaborador pode ainda despertar a preocupação da empresa quanto a uma possível saída do funcionário para outras oportunidades, fato que costuma resultar em uma conversa entre o departamento de Recursos Humanos e o funcionário para colher um feedback e promover mudanças que deixem o funcionário mais motivado.

Descobrir novas áreas de interesse

Manter-se atualizado, não só profissionalmente mas também em outras áreas da vida, é uma maneira importante de descobrir novos campos de interesse, novas aspirações e novos hobbies. Realizar cursos, participar de palestras e workshops e manter leituras em dia traz novos conhecimentos e ajuda a conectar ideias, podendo auxiliar na formação de planos futuros e no bem-estar do presente.

Todos esses fatores são benéficos tanto para aplicar durante o emprego atual quanto em possibilidades profissionais futuras. Ao descobrir novas áreas de interesse, mesmo já empregado é possível auxiliar outras áreas da empresa em novos projetos ou sugerir uma ideia nova que seja bacana para a equipe e a empresa. Em outras oportunidades, as áreas de interesse descobertas podem fazer parte de um novo escopo de trabalho, uma pós-graduação ou um novo projeto pessoal.

Trabalhar o autodesenvolvimento

Estar atualizado para o mercado significa estar atualizado também para si mesmo. Todas as ações demandadas para a atualização profissional e para estar sempre à frente no mercado de trabalho envolvem etapas do autodesenvolvimento: observar a si mesmo, dar chance aos desafios, definir metas e objetivos, executar planos e pedir feedbacks.

Por isso, procurar evoluir como profissional é uma ótima maneira de estimular seu autodesenvolvimento e alcançar mais satisfação no trabalho e na vida pessoal!

O melhor do mercado está no Caderno Nacional

Com mais de 11 mil vagas cadastradas e 1,5 milhão de currículos, o Caderno Nacional é pioneiro no mercado e oferece oportunidades em todo o país e para todas as áreas de atuação. Encontre sua vaga ou cadastre sua empresa.

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!