Como criar uma rotina em casa?

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 13/07/2020. Atualizado em 13/07/2020

Tempo estimado de leitura:

Trabalhando ou estudando à distância? O Caderno Nacional te mostra como criar uma rotina em casa e quais os benefícios de gerir bem o seu tempo!

Nos últimos meses, tem se tornado cada vez mais comum realizar tarefas como o trabalho e o estudo dentro de casa. Apesar da reabertura gradativa em algumas regiões, o novo normal fez com que o dia a dia de muitos brasileiros precisasse se adaptar aos lares. Você entende a importância de criar uma rotina em casa? Neste texto, o Caderno Nacional te mostra e explica como organizar uma rotina produtiva!

 

Rotina é facilidade

Ao contrário dos que pensam os críticos à rotina, ter um cotidiano organizado pode ajudar a ter uma vida mais equilibrada e com espaço para novidades e descobertas.

Organizar seu dia em partes, distribuindo tarefas e períodos livres na proporção que melhor atenda seus desejos e necessidades, facilita a organização, a produtividade e a sensação de dever cumprido, em especial dentro de casa, quando não há a exigência de se deslocar de um lugar a outro para cumprir pendências do dia.

 

Priorize a organização

Pensar em como dividir e ordenar as tarefas do seu dia a dia é essencial para a sua rotina em casa. Criar rotina de forma solta, ou seja, sem dividir quais tarefas serão feitas em cada período, pode não ajudar a cumprir as atividades e ainda deixar a sensação de falha.

Por isso, procure levantar todos os tipos de tarefa que você tem ao longo da semana e separar conforme a recorrência. E não menos importante: organize todos os afazeres, não somente os profissionais. Assim, sua rotina ficará completa e organizada, sem pontas soltas.

 

Planeje seu tempo de trabalho ou estudo

Rotinas de trabalho e estudo costumam ter horários mais definidos, portanto são mais fáceis de organizar. Por serem atividades mais longas que as demais, procure organizar o que fazer antes delas e o que fará depois. Defina também o que será feito no intervalo, como o horário de almoço ou as pausas no estudo.

Caso seu emprego ou rotina de estudos não tenha horários fixos externos, evite fazer as atividades sem horário definido: procure você mesmo(a) organizar os períodos em que é mais produtivo(a) para trabalhar ou estudar. 

 

Não esqueça períodos de lazer

Cuidar dos momentos de lazer é essencial para que toda a sua rotina se cumpra. Se, ao criar sua rotina em casa, os períodos de descanso e lazer não forem considerados, é provável que você se canse e passe a interromper os períodos destinados a atividades como trabalho e estudo, o que interrompe todo o planejamento.

Destine períodos separados para atividades de lazer (como ler, ver séries, fazer uma receita) e para descanso (noite de sono, pausas durante o dia). Mas evite deixar os períodos de lazer muito longos, pois podem atrapalhar seu desempenho no trabalho ou nos estudos.

 

Atenção e cuidado com os filhos

Quem tem filhos sabe que ter uma rotina é fundamental. Para aproveitar seu dia ao máximo e conseguir executar suas atividades, procure separar seu tempo com o(s) filho(s) em diferentes propostas: ajuda nas atividades escolares, necessidades (banho, refeições) e lazer com ele(s).

Destinar períodos específicos e deixar essa organização clara para a criança ajuda pais e filhos a serem mais produtivos em suas atividades.

 

Atividades domésticas e outros afazeres

Por último, não podemos deixar de lado as atividades domésticas e outros afazeres importantes. Neste tópico, que também deve fazer parte da sua rotina em casa, entram atividades domésticas como cozinhar, limpar cômodos, pagar contas, tirar o lixo, entre outras.

Procure dividir essas tarefas ao longo do dia e da semana, de acordo com a frequência com que devem ser feitas. Com a organização das tarefas em um cronograma, dificilmente as tarefas importantes serão esquecidas!

 

Novo emprego, nova rotina!

Está a procura de novas vagas de emprego para criar uma rotina mais agradável? O Caderno Nacional te mostra as melhores propostas de trabalho! Encontre seu novo emprego aqui!

Quer ser um redator freelancer do CN?

Entre em contato conosco!