6 habilidades profissionais importantes pós-pandemia

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 10/08/2020. Atualizado em 10/08/2020

Tempo estimado de leitura:

O pós-pandemia e o "novo normal" exigirão novas habilidades para o seu currículo - e nós listamos 6 delas. Leia o artigo completo no Caderno Nacional!

O que as vagas de emprego esperam dos candidatos no "novo normal"?

A pandemia do novo coronavírus vem alterando os paradigmas profissionais no Brasil e no mundo. Com a necessidade de isolamento social e restrições de número de pessoas em locais fechados, as vagas de emprego exigem novas habilidades e competências dos candidatos. Conheça 6 habilidades essenciais para o seu currículo no “novo normal” e no período pós-pandemia.

 

 Comunicação clara

Estabelecer uma boa comunicação, tanto presencial quanto remotamente, é uma característica fundamental para qualquer profissão e será cada vez mais exigida. Com o aumento da adoção do modelo de trabalho remoto, ou home office, colaboradores que mantêm uma boa comunicação com a equipe e conseguem informar status de tarefas, prazos e outros detalhes sobre o trabalho serão bem avaliados.

 

 Capacidade de autogestão

Saber cuidar das próprias demandas e realizar as tarefas solicitadas sem precisar de cobrança externa é também uma das habilidades que serão valorizadas no período pós-pandemia.

A autogestão é primordial para manter um bom fluxo de trabalho, independentemente da área de atuação. No entanto, é especialmente importante para empreendedores e profissionais autônomos, que organizam suas próprias demandas.

 

 Facilidade com ferramentas tecnológicas

Cada vez mais a vida profissional exige o domínio de ferramentas tecnológicas para comunicação, organização e execução de trabalhos, por exemplo. No “novo normal”, com profissionais em trabalho remoto e rodízio de profissionais trabalhando presencialmente, é fundamental utilizar ferramentas tecnológicas.

Entre alguns exemplos de aplicativos e ferramentas importantes para a vida profissional estão:

  • Slack, Whatsapp, Telegram, Meet, Hangouts (mensagens e comunicação);
  • Trello, Asana, Evernote (organização e produtividade); 
  • Apps do Google (Spreadsheets, Docs) e softwares específicos da sua área.

 

 Inteligência emocional

Outro requisito fundamental em todas as áreas de atuação é a inteligência emocional. Compreender, expressar e controlar emoções, além de saber ouvir outras pessoas, ajuda a lidar com melhor com a equipe a entender suas próprias limitações e potencialidades dentro do trabalho.

Em especial neste momento delicado, em que outras questões como saúde, futuro e estabilidade estão em jogo, saber se conectar emocionalmente com outras pessoas é uma forma de se destacar profissionalmente.

 

 Proatividade

Proatividade já uma das habilidades profissionais mais valorizadas em currículos e portfólios - e a tendência é que essa valorização aumente cada vez mais. Em momentos de crise e instabilidade, como o que vivemos hoje, a proatividade para solucionar problemas e resolver conflitos é essencial.

 

 Criatividade

Por último, mas não menos importante, a criatividade também está entre as habilidades e competências fundamentais no “novo normal”. Especialmente em setores mais afetados pela pandemia da COVID-19, a criatividade ajuda a encontrar saídas para manter não só a estabilidade do negócio mas também a motivação dos colaboradores. Não é à toa que será um atributo muito valorizado pelos empregadores, contratantes e colegas de trabalho, certo?

 

 Reflexão: qual o prazo do “novo normal” no mercado de trabalho?

A insegurança em relação ao futuro do mercado de trabalho é comum e isso envolve o “novo normal”. Profissionais das áreas de recrutamento e seleção, bem como de recolocação e de áreas comerciais, questionam o prazo do “novo normal” e as projeções para o futuro do trabalho.

Atualmente é difícil especular o prazo para o trabalho remoto, o rodízio de profissionais, o distanciamento social e o reforço de medidas de higiene. A dificuldade se dá por conta da extensão da pandemia no país e a incerteza em relação ao desenvolvimento de uma vacina ou tratamentos certos para a doença.

A certeza hoje é quanto à necessidade de cuidado com a saúde, incluindo a saúde mental e estabilidade psicológica, para que a vida profissional possa se manter sem prejuízos. Além disso, é fundamental também trabalhar a qualificação profissional e as habilidades sócio-econômicas para passar por esse momento e, eventualmente, sair bem quando o cenário voltar ao “antigo normal”.

 

 Encontre as melhores vagas para as suas habilidades!

Você como profissional certamente apresenta uma ou mais habilidades requisitadas pelas vagas de emprego. Encontre as melhores vagas para o seu perfil profissional aqui, no Caderno Nacional!

Quer ser um redator freelancer do CN?

Entre em contato conosco!