Profissões do Futuro: oportunidades em Tesouraria

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 01/02/2021. Atualizado em 01/02/2021

Tempo estimado de leitura:

As oportunidades em Tesouraria têm se mostrado promissoras para profissionais em 2021. Saiba mais sobre a área com o Caderno Nacional!

Áreas profissionais consolidadas e indispensáveis no mercado profissional, as Finanças e a Contabilidade têm sido apontadas como promissoras para 2021. Essa expectativa vem por conta dos ajustes de gastos e investimentos decorrentes da economia atual e dos impactos da pandemia de COVID-19. Dentro do setor, destaca-se o ramo de Tesouraria. Confira os motivos para investir nessa área profissionalmente, o perfil esperado, média salarial e outras informações importantes.

 

Tesouraria: a área e suas operações

Tesouraria é o órgão ou área responsável por fazer a contabilidade, o armazenamento e as transações financeiras de uma entidade. Essa entidade pode ser qualquer instituição, como, por exemplo, uma empresa, uma organização não-governamental, um profissional autônomo, um governo ou mesmo um partido político.

 

O setor foi apontado no fim de 2020 como promissor para 2021 devido à preocupação financeira de empresas e instituições decorrente da crise ocasionada pela pandemia de coronavírus. Com isso, aumenta-se a procura por profissionais qualificados na área, tanto para ajudar empresas que passam por dificuldades quanto para impulsionar empresas que tiveram bons resultados financeiros nos últimos meses.

 

As principais operações da área de Tesouraria são, de forma geral:

 

 

Junto a essas operações entram outras atribuições complementares importantes, como negociação de prazos e descontos com clientes e fornecedores.

 

Oportunidades e cargos em Tesouraria

As oportunidades para profissionais que desejam atuar na Tesouraria podem variar de acordo com o tipo de instituição. De forma geral, no mercado de trabalho, os cargos são disponibilizados como “Tesoureiro Júnior”, “Tesoureiro Pleno” e “Tesoureiro Sênior” ou nas formas abaixo:

 

 

As variações dizem respeito ao nível do cargo, que pode conter mais ou menos atribuições e responsabilidades na área.

 

Aos cargos mais juniores, como auxiliar e assistente de tesouraria, as atribuições são relacionadas a funções mais operacionais e menos estratégicas, como efetuar a contagem e conferência de cargas, realizar depósitos e enviar e receber arquivos de remessa e retorno. Para esses cargos, é exigida escolaridade em grau médio e eventualmente em ensino superior.

 

Já para cargos mais altos, como gerente e coordenador de Tesouraria, é exigida a formação em nível superior, podendo chegar à exigência de cursos de pós-graduação. Entre as atribuições da área costumam estar o planejamento financeiro, o acompanhamento de orçamento e fluxo de caixa, entre outras questões relacionadas a liderança e gerenciamento.

 

Perfil profissional

Para profissionais de tesouraria, é fundamental a presença de características como facilidade e apreço pelo trabalho com números, organização e planejamento. Soft skills como habilidade de negociação, criatividade e alta capacidade de foco também se mostram essenciais para o trabalho na área.

 

Remuneração

O salário médio de um tesoureiro no Brasil, de acordo com o Portal Salário, é de R$2.483,69. Os valores variam de acordo com o nível do cargo e tamanho da instituição, se pequena, média ou grande.

 

Encontre oportunidades em Tesouraria no Caderno Nacional!

As melhores oportunidades profissionais em Tesouraria estão no Caderno Nacional, com vagas em todo o Brasil. Encontre a sua!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!