Finanças e Contabilidade: carreira, perfil, salário e mais

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 16/11/2020. Atualizado em 16/11/2020

Tempo estimado de leitura:

Conheça neste artigo as diferenças e semelhanças entre Finanças e Contabilidade, oportunidades de carreira, perfil desejado, remuneração e mais!

Áreas antigas e consolidadas no mundo do trabalho, finanças e contabilidade são conceitos distintos, mas complementares. Ambas são intimamente ligadas aos números de uma empresa ou instituição e a principal diferença entre elas estão no foco de cada área.

 

Neste artigo, você vai descobrir não só a diferença entre finanças e contabilidade, mas também conhecer mais sobre as possibilidades de carreira, o perfil profissional e as projeções de salário para cada área.

 

Qual a diferença entre as áreas de Finanças e Contabilidade?

Os dois setores caminham juntos dentro de qualquer empreendimento profissional, o que confunde muitas pessoas a respeito das funções e objetivos de cada área.

 

O setor de Finanças pode ser definido como mais objetivo, conectado ao presente e às projeções futuras da vida financeira da empresa ou organização.

 

O setor de Contabilidade, por sua vez, volta-se mais ao passado, com um aspecto analítico sobre o que foi gasto, o que foi investido, quais os impostos e débitos pelos quais a empresa passou e o que eles representam na vida financeira da empresa.

 

Objetivos de cada área

Os objetivos da área de Finanças se voltam à disponibilidade financeira da empresa. De forma mais contextual e absoluta, ela se volta a um pensamento financeiro estratégico, o que inclui:

 

  • Definir disponibilidade e orçamento para investimentos;
  • Alertar para potenciais problemas e dificuldades financeiras;
  • Indicar cortes de verba que se mostrem necessários.

Já a área de Contabilidade possui um papel de análise, voltando-se à função de examinar dados financeiros passados e passar recomendações, ressalvas e ideias para o setor de Finanças. Além disso, cabe a esse setor cumprir as obrigações fiscais, como contratação e dispensa de funcionários, registro formal de valores, custos operacionais, entre outros.

 

Perfil profissional

Considerando quais são as diferenças e afinidades entre as áreas, o perfil ideal para os profissionais de Finanças e Contabilidades não é tão distinto.

Para trabalhar em ambas as áreas, é fundamental que o profissional apresente características como:

 

  • Apreço por lidar com números;
  • Facilidade para lidar com prazos;
  • Domínio de planilhas;
  • Organização 
  • Ter facilidade e conhecimentos em cálculos matemáticos;
  • Apreço por trabalhar em escritório.

Além destas características, ampla compreensão do negócio em que trabalha, a boa comunicação e o conhecimento na Língua Inglesa também são importantes para os dois setores.

 

Nos pontos em que as áreas se diferenciam, os perfis profissionais também apresentam mudanças. Enquanto a área de Finanças pode exigir características como versatilidade, habilidade de negociação e criatividade, a área Contábil pode valorizar perfis mais focados, analíticos e profundamente conhecedores das leis fiscais.

 

Formação e experiência

Para atuação, tanto o setor de Finanças quanto o de Contabilidade pedem formação em ensino superior ou técnico nas áreas relacionadas às ciências exatas: Ciências Contábeis, Administração, Estatística, Engenharia, Economia, Matemática, entre outras.

 

A experiência também costuma ser solicitada para quem está em início de carreira. Profissionais da área costumam iniciar a carreira nos cargos de estágio ou auxiliar administrativo (tanto financeiro quanto contábil).

 

Carreira e áreas de atuação

Ambas oferecem vastas possibilidades de carreira e crescimento profissional.

 

Na área financeira, é possível construir a carreira dentro de organizações públicas ou privadas de diversos setores fazendo a gestão da parte financeira, analisando créditos e investimentos. Ainda é possível realizar auditorias ou mesmo lecionar matérias da área como professor universitário ou de ensino técnico.

 

Para a área contábil, o profissional pode atuar como contador, analista, auditor, consultor ou perito, além de cargos de gestão. Ainda é possível trabalhar como contador autônomo, prestando serviços para pessoas físicas ou jurídicas.

 

Carga horária e média salarial

Para cargos de trabalho com contratação formal conforme a CLT, a carga horária para profissionais financeiros e contábeis segue o modelo de 40 ou 44 horas semanais, tanto para empresas quanto para instituições públicas. Profissionais que atuam autonomamente podem apresentar maior variação de carga horária.

 

De acordo com levantamentos de sites de contratação, a média salarial para o cargo de analista financeiro pleno é de R$ 3.199,00. Já para o cargo de analista contábil, o salário sobre para R$ 3.345,00.

 

Caderno Nacional: encontre vagas para atuar em Finanças e Contabilidade!

Um dos maiores portais de vagas do país, o Caderno Nacional oferece oportunidades em Finanças e Contabilidade para todo o pais! Encontre a vaga ideal para você!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!