Os produtos digitais têm se mostrado cada vez mais importantes para diversos setores do mercado de trabalho. No ramo de Seguros, eles se mostram fundamentais para que o setor alcance cada vez mais pessoas. A profissão de Analista de Produtos Digitais no mercado de Seguros é apontada como uma das carreiras mais promissoras para 2021. Saiba mais sobre ela neste artigo do Caderno Nacional!
Os produtos digitais no mercado de Seguro
A área de Seguros tem como objetivo a preparação para imprevistos em diversos âmbitos da vida. Sua função é proteger bens materiais, como imóveis e automóveis, ou oferecer proteção a pessoas físicas com seguros de saúde e vida, por exemplo.
A atuação de seguradoras, no entanto, é uma das mais antigas da sociedade e já ocorre há séculos em todo o mundo. Um artigo publicado pela Escola de Negócios e Seguros afirma que o primeiro contrato de seguro como conhecemos foi realizado em Gênova no ano de 1347, voltado ao transporte marítimo.
Desde então, com eventos como as Grandes Navegações, as Revoluções Industriais e o estreitamento das relações de comércio internacional, o setor de Seguros se consolidou como um dos mais importantes da sociedade.
Hoje, ao conectar pessoas do mundo inteiro, a internet desempenha um papel fundamental no setor. Ela é não só uma das principais formas de encontrar novos clientes, como também permite a existência de novos produtos a serem protegidos. Daí a importância de um analista de produtos digitais no mercado de Seguros.
O que faz um analista de produtos digitais de Seguros?
Assim como outros analistas de produtos digitais, os profissionais da área de Seguros têm como objetivo fazer com que os produtos e serviços digitais de uma empresa cheguem até o cliente final da melhor forma possível para que uma venda seja realizada. Isso inclui a análise e o melhoramento de réguas de relacionamento, sites, canais eletrônicos/digitais, plataformas etc.
Entre suas principais funções, estão a interface direta com o setor de Tecnologia para acompanhar problemas e chamados, a aprimoração do relacionamento digital com corretores, o desenvolvimento de sistemas e processos de venda digital, a adequação dos canais digitais para vendas de seguros, considerando novos dispositivos e tecnologias, e a gestão de plataformas de captação de clientes.
Perfil profissional
O perfil profissional no analista de produtos digitais de seguros pede competências como visão sistêmica, inovação e foco em resultados, já que a atuação deste colaborador é crucial para o número de vendas do setor. Entre as habilidades técnicas, é importante o conhecimento em sistemas e modeladores de processos.
A profissão pede formação completa em ensino superior. Os cursos mais comuns são Engenharia e Administração.
Remuneração
Os salários de analistas de produtos digitais de seguros podem variar de acordo com o tamanho da empresa, sua localização e o ramo de seguros com o qual ela trabalha. No entanto, a estimativa média de remuneração é de R$7.000 mensais.
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