Profissões do Futuro: Analista de Prod. Digitais de Seguros

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 03/05/2021. Atualizado em 03/05/2021

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Conheça mais sobre o cargo, suas atribuições, perfil profissional e remuneração neste artigo do Caderno Nacional!

Os produtos digitais têm se mostrado cada vez mais importantes para diversos setores do mercado de trabalho. No ramo de Seguros, eles se mostram fundamentais para que o setor alcance cada vez mais pessoas. A profissão de Analista de Produtos Digitais no mercado de Seguros é apontada como uma das carreiras mais promissoras para 2021. Saiba mais sobre ela neste artigo do Caderno Nacional! 
 

Os produtos digitais no mercado de Seguro 

área de Seguros tem como objetivo a preparação para imprevistos em diversos âmbitos da vida. Sua função é proteger bens materiais, como imóveis e automóveis, ou oferecer proteção a pessoas físicas com seguros de saúde e vida, por exemplo. 

 
A atuação de seguradoras, no entanto, é uma das mais antigas da sociedade e já ocorre há séculos em todo o mundo. Um artigo publicado pela Escola de Negócios e Seguros afirma que o primeiro contrato de seguro como conhecemos foi realizado em Gênova no ano de 1347, voltado ao transporte marítimo. 

 
Desde então, com eventos como as Grandes Navegações, as Revoluções Industriais e o estreitamento das relações de comércio internacional, o setor de Seguros se consolidou como um dos mais importantes da sociedade. 

 
Hoje, ao conectar pessoas do mundo inteiro, a internet desempenha um papel fundamental no setor. Ela é não só uma das principais formas de encontrar novos clientes, como também permite a existência de novos produtos a serem protegidos. Daí a importância de um analista de produtos digitais no mercado de Seguros. 

 
O que faz um analista de produtos digitais de Seguros? 

Assim como outros analistas de produtos digitais, os profissionais da área de Seguros têm como objetivo fazer com que os produtos e serviços digitais de uma empresa cheguem até o cliente final da melhor forma possível para que uma venda seja realizada. Isso inclui a análise e o melhoramento de réguas de relacionamento, sites, canais eletrônicos/digitais, plataformas etc. 

 
Entre suas principais funções, estão a interface direta com o setor de Tecnologia para acompanhar problemas e chamados, a aprimoração do relacionamento digital com corretores, o desenvolvimento de sistemas e processos de venda digital, a adequação dos canais digitais para vendas de seguros, considerando novos dispositivos e tecnologias, e a gestão de plataformas de captação de clientes. 

 
Perfil profissional 

O perfil profissional no analista de produtos digitais de seguros pede competências como visão sistêmica, inovação e foco em resultados, já que a atuação deste colaborador é crucial para o número de vendas do setor. Entre as habilidades técnicas, é importante o conhecimento em sistemas e modeladores de processos. 

 
A profissão pede formação completa em ensino superior. Os cursos mais comuns são Engenharia e Administração. 

 
Remuneração 

Os salários de analistas de produtos digitais de seguros podem variar de acordo com o tamanho da empresa, sua localização e o ramo de seguros com o qual ela trabalha. No entanto, a estimativa média de remuneração é de R$7.000 mensais. 

 
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