As inesperadas profissões mais desejadas pela Geração Z

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 30/03/2023. Atualizado em 30/03/2023

Tempo estimado de leitura:

Saiba mais sobre as áreas que os jovens nascidos entre o fim dos anos 1990 e 2010 desejam seguir profissionalmente.

Nascidos entre o fim dos anos 1990 e o fim dos anos 2000 (até 2010), os jovens pertencentes à Geração Z levantam dúvidas das gerações mais velhas. Seja a respeito de gostos e hábitos, seja quanto ao comportamento no mercado de trabalho, a Geração Z tem posicionamentos firmes e traz provocações interessantes para toda a sociedade.

Boa parte desse grupo social já está chegando ao mercado de trabalho, o que levanta dúvidas quanto às profissões e carreiras mais desejadas. É aí que entra uma surpresa: enquanto muitos imaginam que a geração busca majoritariamente por carreiras digitais, especialmente no ramo de influência digital. No entanto, levantamentos mostram o contrário.

De acordo com uma pesquisa feita pela Generation Lab em parceria com o portal Axios nos Estados Unidos, as preferências profissionais da Geração Z não estão tão distantes das escolhas de gerações passadas. Abaixo, confira as quatro carreiras mais procuradas pelos jovens.

1- Negócios / Empresário(a)


Características como agilidade, criatividade, inovação e desejo de liberdade ajudam a explicar o desejo por carreiras em negócios. A geração Z tende a se dar bem com o empreendedorismo, pois busca por flexibilidade, tem facilidade de aprender e não temem a “busca pelo novo”.

Além disso, uma característica forte da geração é a busca por trabalho com propósito, e a abertura de um negócio permite que o empreendedor escolha atuar em qualquer área do mercado, auxiliando nessa satisfação.

2- Medicina


Carreira tradicional e admirada por todas as gerações, a Medicina segue em alta nessa geração mais jovens. Muitos, inclusive, desenvolvem o interesse pelo tema devido a obras audiovisuais, como filmes e séries. A alta remuneração e a imensa variedade de possibilidades de atuação na Medicina também influencia na preferência.

3- Engenharia


Também muito diversa em possibilidades de trabalho, a Engenharia é uma das áreas mais buscadas há algumas décadas, e permanece neste grupo mais jovem.

Por serem considerados nativos digitais, ou seja, nasceram quando a internet já existia, os jovens da Geração Z demonstram bastante interesse pelas áreas mais digitais e tecnológicas da Engenharia, como Engenharia da Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica e Engenharia de Telecomunicações.

4- Carreira Artística


Por fim, uma área que merece destaque na pesquisa é a carreira artística, que foge um pouco das áreas mais tradicionais e engloba profissões como cantor(a), atriz(a), produtor(a) cultural, diretor(a) de cinema, modelo, entre outras.

A sociedade vive hoje um boom de entretenimento e produção cultural, e a Geração Z nasce em momentos em que o desenvolvimento da indústria cultural teve grandes avanços, tanto em produção quanto em divulgação e alcance. Nesse contexto, é compreensível o interesse da geração por seguir os passos de seus ídolos midiáticos.

Fique por dentro das tendências com o Caderno Nacional!


Encontre notícias e artigos sobre tendências do mercado de trabalho, empregabilidade e outros temas relacionados no Caderno Nacional! Com mais 20 mil vagas em todo o país, nossa plataforma traz informações e dicas para a sua trajetória profissional e disponibiliza oportunidades abertas para você. Confira!

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!