20 de janeiro: Dia do Farmacêutico

Por Helena Botelho de Souza

Jornalista Freelancer na Caderno Nacional

Publicado em 26/01/2022. Atualizado em 26/01/2022

Tempo estimado de leitura:

Saiba mais sobre a origem da data e a profissão de Farmacêutico neste artigo do Caderno Nacional!

As datas comemorativas existem por um motivo. O Caderno Nacional valoriza as celebrações de todas as profissões, carreiras e ocupações, cada uma com sua importância e contribuição para a sociedade e o mercado de trabalho. Neste artigo, o tema é o Dia do Farmacêutico, data atribuída a um profissional da saúde imprescindível para o bem-estar da sociedade como um todo. Saiba mais lendo abaixo.


O que faz um Farmacêutico?


São diversos os papéis e atribuições de um farmacêutico em seu dia a dia de trabalho, uma vez que o profissional possui diferentes áreas de atuação nas quais pode se especializar. No entanto, independentemente de sua área de especialização e atuação, o farmacêutico tem forte influência na área da saúde e do bem-estar.


O farmacêutico é responsável por desenvolver, analisar e compreender a composição de medicamentos (fármacos), cosméticos e demais produtos destinados ao cuidado pessoal para oferecer tratamentos e soluções de saúde e estética para a população.


O profissional pode atuar: no desenvolvimento dos produtos, em laboratórios, universidades, empresas e centros de pesquisa; na consultoria a empresas e indústrias da área; nas farmácias, prestando atendimento à população; em hospitais, administrando e acompanhando os medicamentos prescritos, entre outros.


Neste artigo do Caderno Nacional, você encontra mais informações sobre a carreira de farmacêutico, como mais detalhes sobre a atuação, a formação necessária, as áreas de atuação e a remuneração média do profissional no país.


Buscando vagas para atuar como farmacêutico? Veja oportunidades no Caderno Nacional:


Sobre a data


A escolha do dia 20 de janeiro para a celebração está ligada à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), que ocorreu no dia 20 de janeiro de 1916.


Segundo o portal do Conselho Federal de Farmácia (CFF), a ideia de criar uma data para homenagear os profissionais da área veio do farmacêutico Oto Serpa Grandado, que teria questionado o fato de todas as profissões terem sua data especial e indagado por que os farmacêuticos não teriam seu dia também. A sugestão foi debatida pela primeira vez em 1941, no dia 07 de janeiro, em uma reunião da Associação Brasileira de Farmacêuticos.


O Dia Internacional do Farmacêutico, no entanto, é comemorado no dia 25 de setembro. Em 2007, então, para unificar a comemoração no Brasil e fortalecer o reconhecimento e a visibilidade da categoria, foi aprovada a Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, que atribui o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico. Por fim, a data foi consolidada como Dia Nacional do Farmacêutico em 2010, com a Lei nº 12.338, de 25 de novembro de 2010.


Oportunidades profissionais para farmacêuticos


Com o aumento da expectativa de vida e o desenvolvimento da medicina, as possibilidades de carreira para farmacêuticos são consideravelmente positivas. O profissional pode atuar em diferentes áreas e tem acesso a grande oferta de vagas no mercado de trabalho.


Abaixo, veja oportunidades em destaque para ou, se preferir, acesse todas as vagas para farmacêutico disponíveis no Caderno Nacional:

 

Quer ser um redator freelancer do CN?
Entre em contato conosco!